Pages

Angustia de ser esquecido.

Como é ruim ser esquecido, como é ruim ser caluniado sem ter culpa alguma. Como ficamos tristes quando se esquecem dos nossos pedidos. Meu irmão, eu creio que você tenha sido esquecido alguma vez, ou esteja enquadrado neste contexto. Você já pediu ajuda a alguém e este alguém simplesmente esqueceu?

Você já precisou que alguém intercedesse por você, em algum pedido e simplesmente até agora você espera por ajuda, até agora você espera que seu pedido seja atendido? Você já experimentou até dentro da tua família a rejeição, talvez teu pai, tua mãe tenha esquecido ou rejeitado você. Talvez você esteja sendo caluniado, perseguido neste exato momento. Por isso, gostaria de compartilhar este texto e o exemplo da vida de José. Rejeitado pelos irmãos, caluniado, e vendido como qualquer escravo sem valor, jogado em uma prisão e esquecido lá.

O que podemos aprender com José? É possível se manter firme diante de Deus, quando tudo está dando errado? Dentro da visão humana, José tinha todos os motivos para reclamar e murmurar contra Deus e deixar de servi-lo, mas não o fez. Como José foi fiel, mesmo diante de uma mentira e calunia e assédio sexual?.José vivia uma vida de destaque na casa de Potifar. Até que de repente, é envolvido em uma mentira e investida diabólica sendo castigado sem ter culpa e jogado na prisão. Diante disto não traiu o Senhor e manteve-se firme e justo diante de uma oferta que, para muitos, seria irrecusável.

Como ser fiel a Deus quando fazemos tudo certo, mas o premio é a prisão. Será que Deus não está vendo? Porque Deus permitiu que José, mais uma vez, fosse caluniado e jogado no calabouço sem ter culpa alguma? Você conhece esta frase, “fiz tudo certo e a recompensa é isso, que eu estou passando”.

Mesmo na prisão o Senhor era com José, veja o que diz Gênesis 39:21-23: Até mesmo na prisão o Senhor era com ele e que tudo que José fazia, Deus o prosperava.. Mas foi na prisão que José fez um pedido, um apelo. Veja o pedido de José em Gênesis 40:14: Porém lembra-te de mim, quando te for bem, e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa;

José mostra o descontentamento de estar ali preso e roga, faz um pedido, porém, seu mediador, o copeiro-mor, esquece dele. Veja o versículo base desta mensagem: Gênesis 40:23. O Copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes esqueceu dele.

Dois anos se passaram após o pedido de José. Dois anos esquecido, mas Deus estava com José, Deus via José, Deus prosperava através de José e enxugava suas lágrimas, Deus tinha um plano e um propósito na vida de José e de sua família..

Não sei quanto tempo você está esquecido, pelos homens. Talvez faça mais do que dois anos, mas gostaria de te dizer que o Senhor não esqueceu de você meu querido, Ele tem estado com você durante este tempo, e tem visto o quanto você tem chorado, pedindo socorro. Ele tem um propósito através desta situação. Seja fiel diante das ofertas e insinuações malignas, seja fiel mesmo passando pela prova. É nestes momentos de aflições que Deus testa sua fé e fidelidade, Ele te vê.

Tenho visto a aflição de meu povo, Êxodo 3:7-9. Meu querido, Ele tem visto que os homens têm prometido a você, mas até agora não passou apenas de promessas. Ele é fiel e jamais esquecerá de você. Isaías 49:15 “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.”

É difícil imaginar que uma mãe se esqueça de seu filho,mas ainda que isso ocorra… Deus não se esquece de nós!
Creia que Deus tem contemplado teu pedido e não te esqueceu. Creia, está vindo a tua vitória, você está saindo desta situação. Ele vai te colocar em um lugar de honra...

Amém!
Josiel Dias
IEC- Alcântara
São Gonçalo RJ.

Pastel, Guaraná e Deus

Havia um menino pequeno que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto encheu a mochila com pasteis e guaraná, e começou sua caminhada.

Depois de andar umas três quadras, encontrou um velhinho sentando em um banco da praça, olhando os pássaros. O menino sentou-se junto a ele, abriu a mochila, e ia tomar um gole de guaraná, quando olhou para o velhinho e percebeu que ele estava com fome.

Então ofereceu-lhe um pastel. O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino. Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo. Ofereceu seu guaraná. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava tão feliz! Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastel e bebendo guaraná pelo resto da tarde, sem falarem um com o outro.

Quando começou a escurecer, o menino estava cansado, e resolveu voltar para casa. Mas antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho. O velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido. Quando o menino entrou em casa, sua mãe surpresa perguntou-lhe, ao ver a felicidade estampada em sua face:

 "O que você fez hoje que o deixou tão feliz?" E ele respondeu: "Passei a tarde com Deus." E acrescentou: "Você sabe, ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi." Enquanto isso, o velhinho chegou em casa com um sorriso radiante na face, e seu

filho perguntou: "Pôr onde você esteve e pôr que está tão feliz?" E ele respondeu: "Comi pastéis e tomei guaraná no parque com Deus." Antes que seu filho pudesse dizer algo, falou: "Você sabe que ele é bem mais jovem do que eu pensava?"

Extraído

Doando Sangue

Numa aldeia vietnamita, um orfanato dirigido por uma grupo de missionários foi atingido por um bombardeio. Os missionários e duas crianças tiveram morte imediata e as restantes ficaram gravemente feridas.

Entre elas, uma menina de oito anos ficou em estado grave. Foi necessário chamar ajuda por um rádio.

Depois de algum tempo, um médico e uma enfermeira da marinha dos EUA chegaram ao local. Teriam que agir rapidamente, senão a menina morreria devido aos traumatismos e a perda de sangue. Era preciso, urgentemente, fazer uma transfusão. Mas como? Após alguns testes rápidos com o próprio pessoal da equipe de socorro, puderam perceber que ninguém ali possuia o sangue preciso. Reuniram, então, o povo da aldeia e tentaram explicar o que estava acontecendo, gesticulando muito, arranhando o idioma, que era muito difícil para eles, queriam dizer que precisavam de um voluntário para doar sangue.

Depois de um silêncio sepulcral, viu-se um braco magrinho levantar-se timidamente. Era de um menino chamado Cheng. Ele foi preparado as pressas ao lado da menina agonizante e espetaram-lhe uma agulha na veia. Ele se mantinha quietinho e com o olhar fixo no teto. Passados alguns momentos, Cheng deixou escapar um soluco e tapou o rosto com a mão que estava livre. O médico perguntou a ele se estava doendo e ele disse que não. Mas não demorou muito a soluçar de novo, contendo as lágrimas. O médico ficou preocupado e voltou a lhe perguntar, e novamente ele negou. Os soluços ocasionais deram lugar a um choro silencioso, mas ininterrupto. Era evidente que alguma coisa estava errada. Foi então que apareceu uma

enfermeira vietnamita vinda de outra aldeia. O médico, então, pediu que ela procurasse saber o que estava acontecendo com Cheng. Com a voz meiga e doce, a enfermeira foi conversando com ele e explicando

algumas coisas, e o rostinho do menino foi se aliviando. Minutos depois, ele estava novamente tranquilo. A enfermeira então explicou aos americanos: - Ele pensou que ia morrer. Não tinha entendido direito o que vocês disseram e estava chorando achando que ia ter que doar todo o seu sangue para a menina não morrer. O médico se aproximou dele e com a ajuda da enfermeira perguntou: - Mas se era assim, porque então você se ofereceu para doar seu sangue ?

E o menino respondeu simplesmente: - Ela é minha amiga.

Este caso, realmente ocorrido durante a guerra do Vietnã, serve como exercício de sensibilização e inteligência intrapessoal.

O Muro

"...visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé". (Romanos 1:7)

Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo. O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e no desespero elevou uma oração a Deus da seguinte maneira: - Deus Todo Poderoso fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem.

Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha. A aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha. O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiado: - "Senhor, eu vos pedi anjos, não uma aranha. Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar".

Abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia. Estavam os malfeitores entrando na trilha, na qual ele se encontrava esperando apenas a morte. Quando passaram em frente da trilha o homem escutou: - "Vamos, entremos nesta trilha! - Não, não está vendo que tem até teia de aranha!? Nada entrou por aqui.

Continuemos procurando nas próximas trilhas". A fé é crer no que não se vê, é perseverar diante do impossível. Às vezes pedimos muros para estarmos seguros, mas Deus pede que tenhamos confiança nele, para deixar que sua glória se manifeste e faça algo como uma teia, que nos dá a mesma proteção de uma muralha.

O Barco Furado

Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer. Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e resolveu consertá-lo.

Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi. No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso:

- O senhor já me pagou pela pintura do barco! - disse ele.
- Mais isso não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.
- Ah! Mas foi um serviço tão pequeno... Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!
- Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento.

O pescador deu uma pausa pensativo, e continuou:

- quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois me lembrei que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornado sãos e salvos. Então examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua "pequena" boa ação.

Não importa para quem, quando ou de que maneira... Mas ajude, ampare, enxugue as lágrimas, escute com atenção e carinho, e conserte todos os “fazamentos” que perceber, pois nunca sabemos que estão precisando de nós ou quando Deus nos reserva a agradável surpresa de ser útil e importante para alguém.

[Autor Desconhecido]

Tua capacidade de servir aos demais está na direta proporção da grandeza do teu coração, da nobreza de teus sentimentos e a intensidade com que esforças em compartilhar, dar, servir e ser solidário; e desta maneira, cresce enobrece teu ser interior, te convertendo em uma pessoa melhor, mais feliz e com maiores possibilidades de viver uma vida de melhor qualidade.

O Real encontro com Deus

Encontre-se com Ele, isso é pessoal
Todos nós cristãos conhecemos o nosso herói na fé que foi Abraão, que saiu da sua terra entre a sua parentela, para um lugar onde ele não imaginava ir. Obedecendo a voz do Senhor ele vai. É uma maravilhosa historia a qual não canso de ler e ouvir, e sempre aprendo quando leio sobre Abraão.

Era Abrão da idade de noventa e nove anos quando ele teve o seu nome mudado para Abraão. Você já observou que todos aqueles que tiveram um encontro real com Deus obedecendo a sua palavra, todos Deus mudava o nome como também a sua vida e sua história?.
Não foi diferente com o Isaque não era bastante ser filho de Abraão para obter benção embora Deus tenha sido fiel por amor a Abraão, mas Deus também lhe diz:Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas , porque eu sou contigo..Gênesis 26:24..

Curta-nos no Facebook

E Isaque foi fiel como o seu pai Abraão tendo também o seu encontro pessoal com Deus.

E Jacó? O que aconteceu? Embora fosse neto de Abraão também com benção garantida por Deus a seu avô,e ao seu pai não foi o suficiente.Teve Jacó um encontro pessoal que mudou sua história e também o seu nome. Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Gênesis 32:28.

O que dizer de Saulo, o perseguidor, enquanto caminhava para atacar os crentes em seu belo cavalo? Que também teve o seu nome mudado para Paulo após um encontro pessoal com o Senhor?. Atos 9:4.

Não é bastante ser filho de crente, neto de crente, amigo pessoal de crente, falar o que Deus fez pelos seus pais, seus avôs ou seus conhecidos. Observe que cada um destes heróis da bíblia tiveram uma historia pessoal com Deus, não bastavam só pertencer a família carnal mais todos demonstravam uma comunhão real com Deus.

Por muito tempo fui filho de crente, não cansava de contar o que Deus fizera pelos meus pais. Freqüentava, sempre, regulamente a escola dominical e não perdia um só culto.

Mas foi preciso bem mais do que isto em minha vida, eu tive um encontro pessoal com Deus a ponto de ter a minha historia mudada, os meus atos, pensamentos, atitudes. Agora não só falo o que Deus fez aos meus pais, mas o que ele fez por mim. Eu louvo a Deus por esse encontro. Assim como ouvi da minha mãe falar que Deus não tem neto e sim filho, hoje não canso de falar aos meus filhos que tenha este encontro, pois Deus não tem netos e sim filhos.

Não basta freqüentar uma denominação, ter o nome entre o rol de membros, é preciso bem mais do que isto, é preciso ter um encontro pessoal com Deus e ter a historia mudada. Não basta falar o que Deus fez pelo outros e sim o que ele fez por você ou fará. É algo pessoal como falei.

O que Deus tem feito na sua vida?
Que possamos falar em nossas orações.
Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó, Deus de Antonio, Maria, José, Josiel...

Tenha hoje você um encontro real com o seu Deus, e entre para a historia..
Mais Mensagens como esta? Acompanhe o outro nosso Blog congregacional mensagem edificante para alma e seja abençoado com as mensagens

PB Josiel Dias

O Poder da oração

Por que Orar?
Ezequias adoeceu de uma enfermidade diz a bíblia: mortal .Era grave seu estado,.A bíblia não relata detalhes desta doença, mas posso imaginar,que ele teria poucos dias de vida. Deitado em sua cama, ele jamais poderia imaginar que ouviria de um profeta e o que ele ouviu.

Deus envia a Ezequias o profeta Isaías, filho de Amós e Isaías profetisa sobre a vida de Ezequias dizendo: Assim diz o Senhor: Poe tua casa em ordem porque morrerás e não viverás.

Amados, colocamo-nos no lugar de Ezequias, com certeza não aceitaríamos esta profecia, ou duvidaríamos do profeta.Geralmente gostamos que profetize para gente saúde, dinheiro, benção sobre nossa vida e prosperidade. Agora morte! Misericórdia mesmo sabendo que iremos morrer,não aceitaríamos.

Mas o que fez Ezequias? Aceitou a profecia mas com lágrimas junta forças vira-se a parede e ora ao Senhor. Não foi grande, nem longa a sua oração, se lermos o versículo onde esta sua oração, ela se resume a uns quinze segundos observe: E disse: Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.

Aleluia! Naquela hora Deus contempla Ezequias e ouve sua oração e enxuga suas lágrimas. Em imediato Deus ordena: Isaías! volta! Volta! Pois um coração contrito eu não desprezo, Eu contemplei as lágrimas de Ezequias e voltarei atrás nesta profecia.

Veja o que o salmista Davi diz: Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

Talvez Isaías não tinha se distanciado muito da casa de Ezequias pois a resposta de Deus foi rápida fazendo Isaías voltar rapidamente, chegando lhes disse: Assim diz o Senhor teu Deus: ouvi tua oração e vi tuas lágrimas, acrescentarei aos teus dias quinze anos.

Amados vejam o poder da oração, não foi preciso uma grande oração para que Ezequias recebesse a benção, bastaram quinze segundos para que Deus acrescentasse quinze anos na sua vida.
Amados mesmo que haja profecias,em nossas vidas a qual não aceitamos. Deus é capaz de voltar atrás contemplando nossas lágrimas e nossos corações contrito, mesmo que tenha de deixar um profeta contrariado como fez com Jonas quando profetizou sobre a cidade de Nínive que Deus destruiria, e não o fez ouvindo a oração e o jejum daquela cidade.

Mesmo que tenha de voltar dez graus no relógio, Ele é capaz de tudo isto acredite!

Que Deus possa abençoar ricamente as nossas vidas e que nós possamos usar esta arma chamada oração.

Então me invocareis, e ireis, e orarei a mim, e Eu vos ouvirei e buscar-me-eis, e me acharei quando me buscares de todo o vosso coração. Jeremias 29:12-13.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. II Crônicas 7:14.

Amém.
 

Pb Josiel Dias
IEC Alcântara

O nosso Deus não se deixa escarnecer.

Alguma vez você já se sentiu afrontado, humilhado em seu trabalho, por estar em uma situação inferior (pelo menos aos olhos de quem te afronta, de quem te oprime) e não podes fazer nada a não ser aceitar ou ficar desempregado?

Conhecemos Paises que são conhecidos como super potências, e crescem oprimindo e consumindo países menores. Conhecemos uma historias na Bíblia onde estes, que pensam ser os melhores e equipados, até com gigantes fracassaram vergonhosamente, por apenas um pequenino e franzino soldado, sem escudo, apenas com uma funda e pedras. Qual foi o segredo?

Os filisteus tinham Golias, e Israel Deus. Eles pensavam estar bem equipados, com gigantes, escudos, lanças; pensavam que, por serem bem treinados podiam escarnecer, zombar do povo de Deus. O Gigante quando viu Davi deu risadas. Imagino como ele deve ter zombado e afrontado o pequenino soldado. Davi aos seus olhos era como gafanhoto era só pisar, pensou Golias: Será fácil vencer Israel...!

Mas Golias se esqueceu, assim como os filisteus, que não só Davi, mas todo Israel, servia ao Deus dos Exércitos, o Senhor dos Senhores. Veja: Davi porém, disse ao Filisteu: Tu vens a mim com espada e com lança e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel a quem tens afrontado. I Samuel 17:45.

Nós servimos a um Deus que não se deixa escarnecer e que não suporta ver os seus filhos serem afrontados. Servimos a um Deus que responde a estes, fazendo eles caírem em suas próprias astúcias. Fazendo com que eles reconheçam que o Senhor Jehová é soberano.

O segredo é que Deus pelejou por Israel e por Davi fazendo aquela pedrinha derrubar o gigante.

O Que tem afrontado você? A doença? O desemprego? Os problemas diários? É, eles podem parecer gigantes aos teus olhos, mas não esqueça que assim como Davi, você também serve a Deus.

Lembre-se que o Deus de Davi é o teu Deus e ele peleja por vós, veja: Não temas, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus.II Cr 20:15b.

Todos que afrontaram o nosso Deus, saíram derrotados, lembre-se você pode parecer pequeno aos olhos dos gigantes dos opressores, pode parecer estar sozinho mas o Senhor te diz: Não temas eu pelejo por vós. A vitória esta garantida.
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Amém.
Por Josiel Dias
IEC Alcântara.

O Maioral dos Publicanos

Lucas 19: 1-10 
Havia na cidade de Jericó, um certo homem, chefe dos publicanos, muito rico. Este homem chamava-se Zaqueu, e diz a Bíblia que Zaqueu procurava ver Jesus, era grande seu desejo em conhecê-lo.

Zaqueu, por ser o maioral dos publicanos no seu distrito, havia tido muitas oportunidades de torna-se rico com o dinheiro mal ganho.

Por ser um homem público muito conhecido em Jericó, penso eu que alguém daquela cidade tenha falado de Jesus a Zaqueu, quem sabe muitos, fazendo-o ficar curioso em conhecer este tal Jesus de Nazaré.

Certo dia estava Zaqueu em Jericó fazendo toda sua rotina quando de repente avistou total alvoroço na entrada da cidade e ele ficou sabendo que era Jesus que passava por lá , correndo tentou sem sucesso vê-lo, pois sua estatura diz a Bíblia era pequena.

Era grande a multidão que se formava enquanto Jesus passava, imagino eu quantos empurrões Zaqueu deve ter tomado mas ele não desistiu.
Zaqueu poderia ter desistido de conhecer Jesus, de vê-lo, pois ele deve ter tido motivo de sobra pois a multidão não deixava ele ver.

Mas persistiu Zaqueu, e teve uma idéia genial, imagino eu que Zaqueu pensou: irei correr à frente de todos estes homens altos, e eu quero ver quem impedirá de conhecer este Nazareno.

Imediatamente pois em prática o que ele pensou, correu e subiu em um sicômoro (Árvore do mesmo gênero da figueira, grande e frondosa; era fácil de subir nela). Subiu e aguardou que Jesus passasse e aproximou a multidão juntamente com Jesus, e para a surpresa de Zaqueu que esperava só conhecê-lo , ver como era este homem, Jesus para bem em baixo da árvore e diz: Zaqueu, desce depressa,pois me convém ficar hoje em tua casa. Lucas 19: 5.

Imagino eu a alegria de Zaqueu naquela hora, aleluia! Toda esta multidão e Jesus não só me conhece como eu o conheço mas Ele me chama pelo nome e ainda vai pra minha casa.

A Bíblia não relata mas eu posso ver Zaqueu pulando daquela árvore e recebendo a Jesus em sua casa.

Amados, valeu todo o esforço praticado por Zaqueu, como eu falei ele poderia ter desistido, deixado para outra ocasião para conhecer Jesus, mas foi esta heróica ação de Zaquel que ele não só conheceu mas foi salvo por esta visita em sua casa.

Quantas pessoas se enquadram nesta história, tem a oportunidade de conhecer a Jesus e simplesmente desistem pois em sua frente encontram multidões de problemas, problemas este que parecem gigantes em sua frente, fazendo desistir de conhecer a Jesus?

Pois eu te digo, querido leitor, faça como Zaqueu, insista, corra, ultrapasse todos os problemas, todos que estão impedindo de você conhecer a Jesus. E assim como Jesus fez com Zaqueu, Ele faz hoje com você, te chama pelo teu nome e quer entrar em tua casa e salvar a ti e a toda sua família.

Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido. Lucas 19:8-10


Que Deus os abençoe rica e abundantemente.
Amém!!!
Por Josiel Dias
IEC Alcântara

Não devemos ter inveja do ímpio

Havia em Jerusalém um homem chamado Asafe, e era grande sua afinidade com a música, ele era perfeito neste ministério aponto do Rei Davi lhe escolher como responsável para dirigir este ministério de louvor. Na época não existia ninguém que se comparasse a Asafe.

Diz a história que Asafe dirigia os louvores quando a arca do Senhor levantava de um acampamento a outro. A Asafe é atribuído vários salmos da bíblia, entre os salmos escritos por ele, o que eu faço destaque é o salmo 73 o qual me inspirei a escrever esta pastoral.

Mesmo estando neste ministério, louvando a todo instante ao Senhor, houve um momento na vida de Asafe, o qual ele cobiçou a vida dos ímpios, explicando melhor, sentiu inveja deles.

Asafe viu como eles prosperavam, como nada os acontecia. Os ricos sempre aumentavam mais suas riquezas.

Diz Asafe: será que Deus não tem conhecimento destes? Estão sempre com saúde, sempre tranqüilos, cada dia aumentando suas riquezas?

E seguia Asafe na sua inveja, dizia ele: Quanto a mim, vivo na casa do Senhor, dirigindo a música, dou o meu melhor ao Senhor, e só recebo atribulações, vivo no aperto. Confira:Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência. Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado. Salmo 73:13-14.

Amados observem, mesmo estando Asafe no local de destaque junto à arca do Senhor com aquela responsabilidade de dirigir este ministério, sentiu-se distante Dele quando invejava os ímpios e suas aparentes prosperidades.

Quem entre nós nunca se sentiu como Asafe? Quantas vezes perguntamos a nós mesmos: porque acontecem estas coisas comigo? Estando eu na frente deste ministério .Fulano cresce, é rico e próspero, e eu, sofro e continuo sendo castigado todo dia. Estou sempre na casa do Senhor e sempre padeço, às vezes em doenças e situações financeiras.

Apesar de viver no ministério junto à arca do Senhor, Asafe não tinha tido um encontro com Deus para compreender toda aquela falsa prosperidade dos ímpios.

Compreendendo melhor ele teve um verdadeiro encontro com o Senhor a ponto de entender toda aquela situação. Veja o que Asafe diz: Até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles. Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição. Salmo 73:17-18

Depois deste encontro Asafe percebeu que estava como ignorante, veja: Eu estava embrutecido e ignorante;era como um irracional à tua presença. Salmo 73:22.

Amado se sentes como Asafe, antes deste encontro, sendo castigado todos os dias e em sua volta tu vês os ímpios sendo prósperos, eu te digo: entras no santuário como fez Asafe, verdadeiramente, e terás a resposta de Deus para todos os teus problemas, seja ele qual for.

Que Deus possa te abençoar grandemente e sejamos como Asafe após ele ter este encontro com Deus, onde diz:

Todavia, estou sempre contigo, Tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e meu coração desfaleçam, Deus é a minha fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre. Salmo 73:23-26.

Amém !!!
Por Josiel Dias
IEC Alcântara

Como as Escrituras chegaram até nós.

A história de como a Bíblia chegou até nós, na forma em que a conhecemos, é longa e fascinante. Ela começa com os manuscritos originais, ou "autógrafos", como são às vezes chamados. Esses textos originais foram escritos por homens da antigüidade movidos pelo Espírito Santo (2Tm 3:16; 2Pe 1:20,21).

Durante anos, os céticos declaram que Moisés não poderia ter escrito a primeira parte da Bíblia porque a escrita era desconhecida na época (1500 A.C). A ciência da arqueologia provou desde então que a escrita já era conhecida milhares de anos antes dos dias de Moisés. Os sumérios já escreviam cerca de 4000 A.C., e os egípcios e babilônios quase nessa mesma época.

- Materiais antigos de escrita
1) - PEDRA
Muitas inscrições famosas encontradas no Egito e Babilônia foram escritas em pedra. Deus deu a Moisés os Dez Mandamento escritos em tábuas de pedra ( Êx 31:18, 34:1,28). Dois outros exemplos são a Pedra Moabita ( 850 A.C ) e a Inscrição de Siloé, encontrada no túnel de Ezequias, junto ao tanque de Siloé (700 A.C).

2) - ARGILA
O material de escrita predominante na Assíria e Balônia era a argila, preparada em pequenos tabletes e impressa com símbolos em forma de cunha chamados de escrita cuneiforme, e depois assada em um forno ou seca ao sol. Milhares desse tabletes foram encontrados pelas pás dos arqueólogos.

3 - MADEIRA
Tábuas de madeira foram bastante usadas pelos antigos para escrever. Durante muitos séculos a madeira foi a superfície comum para escrever entre os gregos. Alguns acreditam que este tipo de material de escrita é mencionado em Isaías 30:8 e Habacuque 2:2.

4 - COURO
Talmude judeu exigia especificamente que as Escrituras fossem copiadas sobre peles de animais, sobre couro. É praticamente certo, então, que o Antigo Testamento foi escrito em couro. Eram feitos rolos, costurando juntas as peles que mediam de alguns metros a 30 perpendiculares ao rolo. Os rolos, entre 26 e 70cm de altura, eram enrolados em um ou dois pedaços de pau.

5 - PAPIRO
É quase certo que o Novo Testamento foi escrito sobre papiro, por ser este o material de escrita mais importante na época. O papiro é feito cortando-se em tiras seções delgadas de cana de papiro, empapando-as em vários banhos de água, e depois sobrepondo-as umas às outras para formar folhas. Uma camada de tiras era colocada por sobre a primeira, e depois as punham numa prensa, a fim de aderirem uma às outras. As folhas tinham de 15 a 38 cm de altura e 8 a 23 cm de largura. Rolos de qualquer comprimento eram preparados colocando juntas as folhas . Geralmente mediam cerca de 10m de comprimento.

6 - VELINO OU PERGAMINHO
Velino começou a predominar mediante os esforços do rei Eumenes ll, de pérgamo (197-158 A.C). Ele procurou formar sua biblioteca, mas o rei do Egito cortou o seu suprimento de papiro, sendo-lhe então necessário obter um novo processo para o tratamento de peles. O resultado é conhecido como velino ou pergaminho. Embora os termos sejam usados intercambiavelmente, o velino era preparado originalmente com a pele de bezerros e antílopes, enquanto o pergaminho era de pele de ovelhas e cabras. Obtinha-se assim um couro de excelente qualidade, preparado especial e cuidadosamente para receber escrita de ambos os lados. Este tipo de material foi utilizado centenas de anos antes de Cristo e, por volta do século IV A.D., ele suplantou o papiro. Quase todos os manuscritos conhecidos são em velino.

idiomas usados

1) - HEBRAICO
Quase todos os 39 livros do Antigo Testamento foram escritos em hebraico. As letras tipo bloco eram escritas em maiúsculas, sem vogais, sem espaços entre palavras, frases ou parágrafos, e sem pontuação. Os pontos das vogais foram acrescentados mais tarde (entre 500 e 600 A.D.) pelos eruditos massoretas. O hebraico é conhecido como um dos idiomas semíticos.

2) - ARAMAICO
Um idioma aparentado com o hebraico, o aramaico tornou-se a língua comum na Palestina depois do cativeiro babilônico (c.500 A.C.) Algumas partes do antigo Testamento foram escritas nesse idioma: uma palavra designando nome de lugar em Gênesis 31:47; um versículo em Jeremias 10:11; cerca de seis capítulos no livro de Daniel (2:4b - 7:28); e vários capítulos em Esdras (4:8-6:18; 7:12-26).

Aramaico continuou sendo o vernáculo da Palestina durante vários séculos. Temos assim algumas palavras aramaicas preservadas para nós no Novo Testamento: Talitha Cumi ( "Menina, levanta-te"), em Marcos 5:41; Ephphatha ( "Abre-te"), em Marcos 7:34; Eli, Eli lama sabachthani ( "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?), em Mateus 27:46. Jesus se dirigia habitualmente a Deus como Abba (aramaico "Pai"). Note a influência disto em Romanos 8:15 e Gálatas 4:6. Outra frase comum dos primeiros cristãos era Maranatha ("Vem, nosso Senhor"), em 1Coríntios 16:22.

3) - GREGO
Apesar de Jesus falar aramaico, o Novo Testamento foi escrito em grego - grego Koinê. A mão de Deus pode ser vista nisto, porque o grego era o idioma internacional do século I, tornando assim possível a divulgação do evangelho através de todo o mundo então conhecido.

Extraído.

Há um único caminho, que leva o homem a Deus.

One way Jesus!
Certa ocasião estava um pai com seu filho no lago pescando, não muito distante de sua casa. Era um lindo dia de céu azul e sol brilhante. Até que derrepente sobreveio sobre eles uma tempestade ... O pai pegou na mão de seu filhinho e disse: - Precisamos caminhar filho! - Por que tenho que caminhar? Indagou a criança.
- Pois está vindo sobre nós uma tempestade filhinho, e se não caminharmos estaremos em perigo. Respondeu o pai
De repente o filho lhe pergunta: - Papai está escuro, o sol morreu?
- Não meu filho, atrás destas nuvens escuras o sol ainda brilha, logo estas nuvens irão desfazer-se e o sol voltará a brilhar. Respondeu o pai.

Novamente a criança pergunta:
- Por que tenho que andar por este caminho? Tem muito espinho, pedras, não teria outro caminho? - Por que este caminho apesar de ser estreito com espinho, é seguro e são poucos que andam por aqui, mas logo chegaremos em segurança em casa. Explica o pai carinhosamente ao seu filho.

Amados eu te convido a refletir sobre esta ilustração. Porque temos que caminhar? Porque temos que seguir este caminho chamado Jesus?

Procurando no dicionário encontrei o significado da palavra caminho que significa: faixa de terreno que leva de um lugar a outro; sinônimo: rumo, direção e trajeto.

Certa ocasião Jesus reuniu os discípulos e fez uma promessa, mas Tomé, não entendendo, lhe diz: Nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Jesus responde: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14: 5-6.

Quando aceitamos este caminho e seguimos como peregrino, com destino ao Lar Celestial, logo neste caminho começa a aparecer todos os tipos de problemas e ofertas tentando nos desviar, tentando tirar a nossa atenção de seguir em frente; logo aparecem atalhos e desvios.

Existe uma grande mentira que o diabo espalhou dizendo que todo caminho leva o homem a Deus, mas nós sabemos qual é o único caminho que leva o homem ao céu. Quem não gostaria de caminhar sem espinhos? Seguir este trajeto sem problemas, sem nuvens, sem pedras?

Pois bem, estas ofertas são dirigidas para aqueles que estão caminhando por este apertado caminho, com seus pés machucados, calejados, molhados dos temporais da vida. Lamentavelmente alguns aceitam a oferta e partem sem destino. O caminho dos ímpios é como a escuridão: nem conhecem aquilo em que tropeçam. Provérbios 4:19.

Outros se perdem e não sabem como voltar. Há caminho, que parece direito ao homem, mas o seu fim é o caminho da morte.Provérbios 16:25. Outros simplesmente desistem, outros além de desistir ainda tentam nos convencer que estamos em uma direção errada.

Às vezes penso que estamos na contra mão, pois vemos muitos vindo em direção oposta a nossa. Existem também outros que simplesmente param, ficam estacionados sem saber se segue, se desiste de caminhar ou saem do caminho. Para estes Jesus diz: No caminho da sabedoria te ensinei e pelas carreiras direitas te fiz andar. Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres, não tropeçarás. Provérbios 4: 11-12.

Também existem aqueles que estão caminhando que se comporta exatamente como a criança da ilustração e mesmo o Pai segurando em suas mãos e protegendo-os, começam a fazer perguntas a Deus: Por que? Por que Senhor? Por que tenho que seguir este caminho? Por que tantas provas? Por que nada acontece em minha vida? Por que estas nuvens pairam sobre o meu lar? Quando verei o sol?

Amados que o Senhor nosso Pai, possa nos conduzir pelo caminho da salvação e que todos os atalhos sejam ignorados por nós, que possamos olhar além das nuvens e ver que o sol ainda brilha e em meio a todos os vendavais da vida saibamos que Ele segura nossas mãos para que não tropecem os nossos pés, e se tropeçarmos, tenhamos a certeza de que estaremos seguro.

E ali haverá, um alto caminho, um caminho que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles: os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Isaías 35:8

Amém
Por Josiel Dias
IEC Alcântara

“Vai ser num abrir e fechar de olhos”

“E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” Confira em Mateus 24:3.

Posso imaginar o que passava na cabeça dos discípulos ao fazerem esta pergunta.

Eu convido você amado para fazermos uma reflexão: o que falta acontecer para que Jesus volte? ... Guerra? Terremotos? Fome?

“ Portanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes e pestes, e terremotos, em vários lugares.” Mateus 24:7.

Se fosse hoje sua vinda como estaríamos? ... Preparados?. Se você respondeu sim, Amém!!

Eu vivi uma historia semelhante em meu trabalho. Foi quando fomos chamados pelo Gerente Geral, e ele nos falou que iríamos receber uma visita do Diretor Regional em nossa loja. Dia e hora marcado, deixamos a loja impecável tudo organizado.

Sabe o que aconteceu? Ele não veio. Tivemos todo aquele trabalho extra, podendo estar sempre preparados. No dia seguinte voltou, a rotina sem nos preocuparmos com sua vinda.

E quando menos esperávamos, ele chegou. Foi uma decepção para o Gerente daquela loja.

Semelhantemente irá acontecer com a vinda do Senhor Jesus. “Bem aventurado aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiado! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá.” Lucas 12:37.

Sei que são grandes as lutas, os problemas e as perseguições que desviam a nossa atenção, mas não devemos descuidar, pois a nossa retirada da terra vai depender da nossa vida em retidão a Deus.Vai ser por uma coisa simples, que para nós não tem importância, mas pode ser o motivo para ficarmos aqui nesta terra. “Portanto, estais vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.” Lucas 12:40.

Vamos a cada dia nos unirmos e orarmos para que não sejamos deixados para traz. Um pouco mais de dois mil anos atrais Jesus já nos ensinava que deveríamos vigiar, pois sua vinda era próxima. Imaginem dois mil anos depois, como está perto esta realidade.

Só mais um pouco e seremos levados para morarmos para sempre na Glória. Esteja preparado, irmão. Amém ?!!
Por Josiel Dias
IEC Alcântara

Dos seus pecados não lembrarei mais.

Roni estava muito contente, pois estava se aproximando o dia da sua liberdade. Embora fosse filho de crente, e tenha aprendido quando criança o caminho de Deus, ele andou no passado por caminhos tortuosos onde levaram Roni a praticar atos reprováveis: roubo, seqüestro e por fim assassinato. Este foi o motivo pelo qual foi condenado a quase 20 anos de prisão.

Mas devido ao seu bom comportamento teve a sua pena reduzida, agora era questão de dias para sair daquele lugar horrível. Como Roni estava ansioso por este dia, mas ele tinha algo que lhe perturbava o espírito, era o seu “passado”.

O que fazer para reverter toda aquela situação? Porventura poderia Roni trazer de volta aquele a quem assassinara? Porventura podia Roni devolver aquilo o qual ele tinha furtado? Porventura poderia Roni enxugar todas as lágrimas derramadas pelos seus pais? Quem sabe, pensou Roni, foram os meus maus atos que quase levaram meu velho pai a um infarto, como causei desgosto aos meus pais, como a sociedade me repudia!.

Este fantasma chamado “passado” tem perturbado não só Roni, mas milhares de pessoas que querem mudança ou que tentam em vão esquecer ou jogar fora, suas práticas passadas. Como é difícil para ex-presidiário, ex-prostituta, ex-homossexual, a rejeição da sociedade, o desprezo dos familiares, faz com que eles, na maioria das vezes, voltem e pratiquem as mesmas obras de antes.

Qual empresa admitiria um cidadão réu confesso, que na sua entrevista dissesse que acabara de sair da penitenciaria? Qual família admitiria uma mulher para ser empregada, se ela confessasse que acabara de sair de uma vida de prostituição? Com certeza quase, ou nenhuma aceitaria estes excluídos. Mas conheço alguém que aceita, perdoa e ama tanto o assassino, como o ladrão, como a prostituta. Não só perdoa como lhes dá um novo nome e o seu passado nunca mas lembrará.

Veja o que diz a palavra de Deus: (Hebreus 8:12) - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.

Seja qual for o tamanho do pecado ele é misericordioso e amoroso e está pronto a perdoar. Este alguém morreu por mim e por ti, o seu nome é Jesus o filho de Deus. O único e eterno salvador.

Certa ocasião os fariseus quiseram apedrejar uma mulher. Segundo eles, pega em pleno ato de adultério. E o que aconteceu? Todos foram embora envergonhados, pois todos também eram pecadores, mas aquela pobre mulher Jesus a perdoou e a mesma saiu limpa dos seus pecados, como se não tivesse nada praticado. Porém com uma advertência: (Jo 8:11b) Vá e não peques mais.

Outro exemplo veio da cidade de Jericó onde uma outra prostituta chamada Raabe protegeu os espias de Josué e por isso foi salva. Deus perdoou o seu pecado, e como prova do seu perdão e amor e demonstrando que não faz acepção de pessoa, coloca o seu nome na genealogia de Jesus. (MT 1:5) - E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé... Provando que aquele que é perdoado ainda tem o nome escrito no livro da vida.

Roni não poderá voltar ao passado, mas de acordo com o seu arrependimento, também terá o seu pecado perdoado e, assim como Raabe, terá o seu nome escrito no livro da vida. E como prêmio, terá a vida eterna. Agora o fantasma chamado passado não mas condena Roni. (1JO 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Amém
Pb Josiel Dias
IEC Alcântara

Dormindo em paz

Em uma cidade do Iraque no período da guerra, quando o EUA estava derramando bombas, mísseis e causando aquela destruição, pessoas, em meio um ataque e outro, comportavam-se como se nada estivesse acontecendo, embora os seus rostos estivessem transmitindo todo terror que aquela guerra estava causando.

Vi uma reportagem onde crianças brincavam, sorriam, corriam entre os destroços de um caça derrubado pelo exército Iraquiano e até faziam pose em cima daquele avião. Fiquei me perguntando: como pode uma criança ser criança, sorrir em meio a tanta destruição? Como podem essas crianças dormir em paz com tanta desgraça? Em meio aos mísseis, não detonado, em meio aos corpos dos soldados inimigos, jogam bola, correm e até conseguem não ver tantos problemas.

Amado você já prestou atenção que as crianças não estão preocupadas, com o mundo dos adultos, com bombas, com avião? Elas não estão “nem aí”, elas não querem “nem saber” como vai ser o dia de amanhã. Você já observou que seus filhos, quando pequenos, não querem nem saber se você tem o dinheiro para pagar suas contas, ou se está desempregado, ou se ainda vai faltar o leite ou o pão? Simplesmente quando estão com fome dizem: quero comida.

Já observaste o sono deles como é tranqüilo?

Certa ocasião eu passei por uma situação de desemprego, onde eu perdia o sono vendo o final do mês se aproximar, contas vencer, parecia que eu ia entrar em parafuso; e os meus filhos dormiam tranqüilos após um dia onde passaram brincando, sorrindo como se no outro dia fôssemos ao parque de diversão, tudo, para eles, corriam as mil maravilhas. Tentei me infiltrar no meio deles para esquecer o que estava acontecendo. Por alguns minutos esqueci, mas quando sai do meio deles, voltaram os problemas, sabem porque? Simplesmente porque eu não era criança.

Certa ocasião meu filho fez uma malcriação e levou umas belas palmadas; daí uns dois minutinhos ele olhou pra mim e disse: pai eu te amo. Porque elas amam assim?

Tente explicar porque elas agem assim? Porque, mas cedo ou mais tarde seu pai vai encontrar um emprego; mas cedo ou mais tarde alguém vai dar um jeito na situação. Elas confiam nos seus pais e nada pode abalar esta confiança.

Por isto Jesus mostrou uma criança como exemplo, veja: E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus. Mateus 18:3.

Jesus usou uma criança para ajudar seus egocêntricos discípulos a entenderem o assunto. Não devemos ser imaturos (como os discípulos, fazendo perguntas sobre assuntos sem importância), mas ter a humildade e a simplicidade de um coração de criança.

Para que sintam seguras, tudo o que as crianças necessitam é de um olhar carinhoso e um afago gentil de alguém que as ame e cuide delas. Elas acreditam em nós, porque confiam. Jesus disse que as pessoas devem confiar nEle com este mesmo tipo de fé infantil. Não temos que entender todos os mistérios do universo; é suficiente saber que Deus nos ama e perdoa nossos pecados. Isto não quer dizer que devemos ser infantis, imaturos, mas que devemos confiar em Deus com a simplicidade e a receptividade de uma criança.

Será que estamos sendo imaturos ou infantis?

Que Deus nosso pai celeste possa nos abençoar e nos fazer agir como o coração de uma criança: com simplicidade, com ternura, sem mágoas. E que possamos, em meio a tantos problemas, dizer como o salmista Davi: Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.Sl 3:5. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança. Sl 4:8.

Por Josiel Dias
IEC-Alcantara

Deus continua no controle.

Quem primeiro me deu, para que eu
haja de retribuir-lhe? Pois o que está
debaixo de todos os céus é meu. Jó 41:11
Impressionante como às vezes esquecemos que Deus controla todas as coisas, impressionante como quase sempre estamos ociosos e ansiosos e perdemos o sono por problemas ou sentimentos. Esquecemos, quase sempre, que Ele criou todas as coisas e a Ele pertencem, à honra, glória, o poder e riqueza.

Certa ocasião a nossa gata ficou prenha e passamos a amá-la, e cuidá-la muito mais, por este fato.
Meus filhos já contavam os dias e horas para poder pegar os filhotes nos braços. E com muito carinho prepararam uma casinha, com todo conforto, para a futura mamãe gata. Passaram-se os dias e a barriga da gata cada vez crescia.

Ficamos preocupados de como seria feito com esta gata se tudo desse errado em sua gestação. Pode parecer bobagem mas gostaria de te dizer que até dos animais cuida o Senhor.
Certo noite, estávamos dormindo, quando fomos acordados por nossa filha que dizia que a nossa gata estava miando na janela, pulando na porta em total desespero.

Acordamos e fomos ver o que havia acontecido e ficamos comovidos ao vê-la nesta aflição. Ela se enroscava na perna da minha esposa e parecia que queria falar algo. Minha esposa com sentimento de mãe já sabia que estava acontecendo, pegou a gata e colocou dentro da casinha que havíamos feito e todas às vezes que minha esposa se levantava para sair de perto da gata ela se levantava também aos berros como quem queria apenas companhia .

Minha, esposa voltava e a gata também retornava e entrava sozinha na casinha e lá ficava. Até que ela ficou quieta e minha esposa voltou ao nosso quarto para dormir. Confesso que perdemos o sono pela preocupação. Nunca esqueceremos desta cena.

Pela manhã, bem cedo, minha esposa nos trouxe as novas. Haviam quatro filhotes bem tratados e lambidos e protegido pela gata. Como falei, parece bobagem, mais Deus cuida também dos animais. Como aprendi com este episódio.

O Espírito Santo falava em meu coração: Olha como eu cuido deste animal! Nos momentos de sofrimento não permiti que ela ficasse sozinha, mostrei onde ela teria seus filhotes, pus alguém para estar ao seu lado.
Precisamos olhar em nossa volta e saber que Deus cuida até dos animais pois até isto está sobre o seu controle.

Ao lermos o livro de Jó, podemos verificar isto veja: Jó 39: 1-3 -Sabes tu o tempo em que as cabras montesas têm filhos, ou observastes as cervas quando dão suas crias? Contarás os meses que cumprem, ou sabes o tempo do seu parto? Quando se encurvam, produzem seus filhos, e lançam de si as suas dores.

Vemos um ser grandioso infinitamente amoroso que se preocupa com sua criação, cuida dos detalhes, seja planta ou outra criação de suas mãos, Ele é tremendo, pois cuida de todos os detalhes. Às vezes ficamos como Jó; calamos e não podemos falar nada diante de sua grandeza e sabedoria e poderio. Veja: Jó 40:04 -Eis que sou vil; que te responderia eu? A minha mão ponho à boca.

Perdoe me os Biólogos, cientistas e quantos defendem esta idéia que os animais seguem apenas os seus extintos, gostaria de dizer que por trás disto tudo, há um Deus nos céus que cuida, alimenta e ajuda todos sem fazer acepção de pessoas ou animais. Meus queridos irmãos, não têm vocês uma melhor posição diante de Deus em relação aos animais? Se Deus cuida dos animais que são irracionais não cuidaria de vós? Se Deus cuida dos lírios dos campos, não cuidaria Ele de vós?

Veja:Mateus 06:25-33 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta.

Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Que o Senhor possa abrir os nossos olhos para vermos suas maravilhas em nossa volta e podermos descansar diante dEle pois Ele é Senhor nos céus e também na terra e tudo está sobre controle. Enquanto Ele estiver sentado no trono estará tudo sobre seu domínio seu cuidado. Descansa no Senhor e deleita-te nEle..

Deus abençoe tua vida.
Por Josiel Dias

Os que são da fé, são bendito com o crente Abraão

Então disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto bendito é..Números 22:12. Foi com estas palavras que Deus falando para Balaão deixou bem claro a respeito de benção e maldição e também que Israel jamais poderia ser amaldiçoada.

Nós conhecemos esta história de Balaão e vemos que Deus não permitiu nem permitirá jamais que o povo dEle seja amaldiçoado. Eu gostaria de te convidar para que você reflita esta e outras passagens bíblicas que irei citar a respeito de benção e maldição.

Estamos vivendo os últimos momentos da igreja aqui na terra, e vemos pessoas, líderes ligados ao meio evangélicos, que dizem estar entre nós, que dizem proferir a mesma fé que proferimos, e estes, ao invés de pregar o que Jesus ordenou, criam heresias, rituais, jugos o qual não agüentamos, rituais totalmente antibíblicos, com práticas pagãs, incentivando o uso de amuletos, etc.

Usam a mídia e todos os meios de comunicações para divulgarem tais práticas, enganando a muitos novos convertidos, tudo em nome da fé, e o povo, sem conhecimento, caem nesta farsa. Querem convencer você, amado, que precisas ser liberto, todas as sextas feiras, e serem quebradas todas as maldições em sua vida. Pois eu te digo: bendito tu és através do sacrifício de Jesus Cristo tornando-se maldito por nós e levando todas as maldições.

Veja o que diz em Gálatas 3:13: Cristo nos resgatou da maldição da lei fazendo-se Ele próprio maldição em nosso lugar porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro. Creia nisto que irei te dizer: se estiveres em Cristo jamais virá maldição sobre tua vida, sobre tua casa, teu trabalho lembre-se: Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará a tua tenda (casa) Salmo 91:10.

Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus. Efésios 2:19. Responda-me sinceramente: quem poderá amaldiçoar a nós se estamos em Cristo? Como quebrar maldições se somos Benditos? Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Gálatas 3:7e9.

Amados, que vossas mãos sejam limpas e sejam puros os vossos corações e não entregue as vossas almas a vaidade. Este obterá do Senhor a Benção e a justiça do Deus da sua salvação. Salmo24:5.

Estes mesmos líderes que usam, que criam estas heresias antibíblicas, impondo sobre as pessoas tais práticas, se espelham naqueles fariseus que oprimiam, antigamente lá em Jerusalém, os novos convertidos. Simão Pedro em um concílio reunidos com os apóstolos e anciãos, diz (confira em Atos 15): Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós.

Pelo que julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue. E sirva a Deus alegres livres de jugo heresias e de toda maldição, pois você é bendito e não se pode amaldiçoar quem é filho pela fé de Abraão.

Amados, que nós possamos meditar sempre na palavra de Deus para que ninguém nos engane.Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes. Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo. Colossenses 2:4 e 8.

Tome posse da benção que Deus determinou para ti e tua família. Que Deus continue te abençoando. E, se sois de Cristo, também sois descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Gálatas 3:29.

Amém
Por Josiel Dias
IEC Alcântara

Mais vale um dia nos teus átrios, do que Mil em outros lugares

Para nós cristãos ir ao templo, nada mais é que ir adorar a Deus, prestar-lhe culto, sacrifício de louvor e compartilhar com todos os irmãos as bênçãos recebidas durante a semana e nos alimentar espiritualmente.
Ficamos ansiosos que chegue o domingo, acordamos cedo e nos preparamos ainda de manhã para a escola dominical. É nesta escola onde aprendemos sobre a palavra de Deus e como vencer o mundo e as suas armadilhas. E com alegria na alma aguardamos com ansiedade o culto à noite.

O salmista Davi deixa bem claro como devemos ir à casa do Senhor, confira Salmo122: 1 “Alegrei-me quando me disseram vamos à casa do Senhor...” Ir alegre, regozijando e não obrigado ou automático: ou porque mamãe e papai pedem que eu vá.

Mas infelizmente não tem sido assim. Vemos a cada dia irmãos entristecidos se afastando da casa do Senhor. Começa com toda corda, toda alegria, mas aos poucos ficam tristes e somem. Outrora se sentavam nos primeiros bancos, e aos poucos vão aos bancos do meio, mais tarde estão entre os bancos finais e depois desaparecem, esfriando-se totalmente na fé.

Houve um tempo na minha vida, onde eu agi desta forma, sentei-me nos primeiros bancos, passei aos do meio, quando percebi estava nos últimos bancos. Deixei de vir um domingo à igreja e quando percebi já fazia vários domingos que não vinha à casa do Senhor. Aos poucos me senti fraco na fé, minha alma sentia fome e sede; não tinha como alimentá-la em casa.

A Bíblia nos relata que a fé vem pelo ouvir confira Romanos 10: 17: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Mas eu, já não ia com tanta freqüência a igreja, e quando ia, agia de uma forma automática, me comportava como se estivesse em um teatro. Assistia, cantava e concordava com o que era falado, mas me faltava algo. Com minha fé fraca já não estava sensível a voz de Deus, o culto poderia até ter sido uma benção, o pastor ter sido usado pelo Espírito Santo falando aos corações, eu via pessoas tocadas por Deus, seus olhos corriam lágrimas e ali estava eu; indiferente, automático; presente no corpo e ausente na alma. Faltava um coração contrito.

Fiquei um período ausente nos trabalhos, não tinha compromisso, não participava, não compartilhava com os irmãos as bênçãos nem participava da mesa do Senhor. Pensava eu que poderia ser crente na minha casa, mas estava totalmente enganado. Como eu poderia fazer parte de um corpo sem participar dele? Impossível não é?

Fui aconselhado a voltar ao primeiro amor, e lembrei-me do caminho o qual foi ensinado pela minha mãe, e mesmo estando sem compromisso jamais me desviei deste caminho. Olhei em minha volta e vi meus filhos e caía sobre mim o compromisso de ensinar-lhes também o caminho.

Amados, nós somos humanos, materialmente falando, nosso corpo necessita de alimento, mas se não nos alimentarmos o que acontecerá com o nosso corpo? Vamos ficando fracos, debilitados e, quando menos esperamos, falecemos. No plano espiritual não funciona diferente. Temos que alimentar a nossa alma.

Mas, como se alimentar espiritualmente? Onde encontraremos alimento sólido para sermos cheio do Espírito Santo? De certo que a resposta é na casa do Senhor.
Com a nossa alma alimentada, ficamos sensíveis ao que Deus quer nos falar através do coral, através do pastor, através dos cânticos espirituais e também através da banda.

Que nós possamos, Amados, estar sempre na casa do Senhor, ouvindo a palavra dEle e assim nos alimentarmos espiritualmente, para estarmos prontos para vencermos este mundo.

“Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, e para sua prole, junto dos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Porque vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil”. Salmo 84:3, 10.

Amém!!!.

Por Josiel Dias
dias49dias@gmail.com 
IEC Alcântara

Mente cativa à palavra.

O que anda pensando os crentes? 
O que ocupa suas mentes?
Com estas perguntas, abriremos um assunto muito interessante e que não podemos fingir ou enganar que em certas ocasiões, nos tornamos através da mente cativos de algo, seja dos cuidados do séculos presente, ou do pecado ou das coisas celestiais. Muitas vezes até que tentamos, colocando nossa própria força, uma força quase sobrenatural, para retirar algumas sujeiras que penetram em nossa mente. Muitas destas sujeiras, de uma forma imperceptível ou disfarçada em uma meia verdade, nos causam estragos, pois nos deixam impuros diante de Deus.

O que a Bíblia nos esclarece sobre pensamentos? Como devo reagir diante um mau pensamento?

Nenhum ser humano, por mais controle que tenha sobre seus pensamentos, ficam por muito tempo sem pensar em algo, pois os cuidados da vida, quase sempre, ocupa 90% dos nossos pensamentos. Quem nunca perdeu o sono depois que as preocupações invadiram, de uma forma ferrenha, a nossa mente nos fazendo cativos dos problemas. Muitas das vezes no culto onde o normal seria adorarmos, cultuarmos ao Senhor, não conseguimos deixar de pensar no dia seguinte, de como vamos pagar certa conta, ou como faremos determinada tarefa no nosso trabalho.

Estes pensamentos muitas vezes surgem para que você, meu querido irmão, tire a atenção do culto, onde Deus está falando, mas com a mente agindo desta forma, não ouviremos a sua voz.

Confesso, já tentei ficar sem pensar em nada, não consegui, é como passasse um filme sobre os nossos olhos, muitas vezes sem a sua autorização estas imagens, ou pensamentos são projetados ou invadem nossas mentes, atacando-nos quase diariamente. Cabe a nós crentes em Jesus “deletarmos”, rejeitarmos, excluirmos o que não presta, com certeza dar continuidade em tais pensamentos não é uma boa opção, pois juntamente com estes ataques malignos vem a concretização e finalmente o pecado. A Bíblia nos adverte a pensar nas coisas do alto. Colossenses 3:2: "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”.

Também o Apostolo Paulo, nos ensina em Filipenses 4:8 o que deva passar, ou as imagens que serão projetadas em nossa mente. Quanto a este contexto, é preciso observarmos que isto é possível quando nossa mente está cativa à palavra de Deus. Pense nisto! A que, ou a quem sua mente está cativa?

Certa ocasião, li uma frase que me fez refletir, sobre meus pensamentos. A frase era a seguinte: Minha mente está cativa à palavra de Deus.
Querido irmão, analisando nas entre linhas do texto aos Filipenses, podemos garantir que podemos e temos autoridade sobre os nossos pensamentos, revertendo pensamentos negativos, fracassados ou diabólicos. Vejamos:

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Tudo “verdadeiro”.

A primeira a ocupar a nossa mente é a verdade, pensar ao contrário da verdade é pensar em mentiras, e isso deve ser descartado da nossa mente.
Tudo que é “honesto”. Ocupando a nossa mente com a honestidade, como escrevi no começo desta mensagem, estes pensamentos poderão ser concretizados, sendo assim, não seria uma boa, como cristãos, sermos desonestos.

Tudo que é “justo”. Jamais deverá passar injustiças em nossas mentes, pois a marca registrada do verdadeiro cristão é a forma de como é conhecido “ Justo” Pois o justo viverá da fé....

Tudo que é “ puro”. A pureza deve ocupar a nossa mente, pensamentos impuros devem ser descartados imediatamente.
Tudo o que é “amável” O amor deve fazer parte dos nossos projetos e pensamentos.

Boa fama e virtudes são complementos das opções que o Apostolo Paulo nos ensina.
Creio que dentro destas opções apresentadas pelo Apostolo não teremos brecha para pensarmos bobagens. Quando a nossa mente é cativa à palavra, tanto durante o dia ou noite a palavra prevalesse sobre as sujeiras enviadas como seta pelo diabo.

O Salmista Davi também nos adverte a colocarmos em nossa mente a palavra e meditar dia e noite. Salmos 1:2 Antes tem seu prazer na Lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Meu querido irmão, eu creio que desta forma, ocupando nossa mente com a palavra de Deus, obstruiremos as ciladas e ataques do diabo.

Como ocuparmos a nossa mente? Eu fico olhando os animais, como a ovelha, o gado eles comem as pastagens durante o dia, e a noite vemos eles mastigando sem parar. O que isto tem haver? Eu te diria que tudo. Alimente-se, ingira a palavra de Deus, e depois medite nela de dia e de noite sem para, salmodiando e dando graças a Deus por tudo.

Há um ditado conhecido por todos nós que diz: Mente vazia é oficina do diabo. Eu diria que a “mente esvaziada de Deus” é espaço para o diabo trabalhar.

Mantenha sua mente cativa à palavra de Deus e seja vitorioso em sua vida.

Graça e Paz. Amém.
Pb Josiel Dais
( IEC Alcântara-SG)

Como vaso de Barro.

Como vaso de Barro.
Jeremias 18:1-6.
Como é o processo na olaria? O oleiro pega a argila crua, e sem forma e a coloca em suas hábeis mãos. Começa então todo um processo, ele amassa, ele ergue, torce bate na argila, grande é o aperto sobre o barro. Quando o resultado final não lhes agrada, ele desmancha o que foi feito e começa todo o processo, pois ele quer o vaso perfeito, sem mácula. Assim faz o oleiro, e pensar que apenas uma pedrinha pode colocar em risco todo o processo da formação do vaso.

Dentro do contexto de Jeremias, Israel estava passando por um momento de degradação, as coisas já não funcionavam como Deus gostaria que funcionasse. Vasos emborcados, rachados, vasos vazios, sem utilidade alguma, assim encontrava-se Israel. Deus, então usa o profeta e revela que assim como o oleiro fazia com o barro, Ele também faria com a casa de Israel.

Não sei, meu querido irmão, como se encontra a sua vida, não sei se falta algo como um azeite novo, não sei se encontrasse quebrado, ou como caco. Talvez você esteja se considerando como sem utilidade, esquecido, encostado, e dizendo: até quando Senhor ficarei desta forma?
Talvez você diga como o Salmista Davi em Salmos 31:12: Estou esquecido....sou como um vaso quebrado.

Tenho uma boa notícia, há solução pra tua vida meu irmão, pois é na casa do oleiro que nós, vasos do Senhor encontramos Renovação, Unção, benção, Concerto. Não há solução fora da casa do oleiro, azeite fresco e restauração só na casa do oleiro, não procure solução fora da olaria.

O oleiro precisa de vasos disponíveis, pense nisto. Vasos foram feitos para serem usados, para glória do oleiro, se coloque diante do oleiro e deixe Ele te moldar, te encher, fazer o que for preciso para o seu crescimento espiritual. Não se revolte quando ele te amassar, não reclame, quando o oleiro te apertar entre suas mãos.

Contemple apenas o resultado final, permita que as pedrinhas sejam retiradas da sua vida. Se você, meu querido, está sendo provado, glorifique a Deus pois nada ficará pela metade, pois Ele que começou a obra vai concluir, acredite nisto. Filipenses 1:6 Aquele que começou a boa obra em vós, há de completá-la até o dia de Cristo.

Como vasos, precisamos de renovo diariamente. Salmos 51:10 Cria em mim, oh Deus um coração puro, e renova em mim um espírito Reto. Não se preocupe, porque você esta em boas mãos. Deus sabe até onde você suportará o aperto. Salmos 103:14. Ele conhece nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.

Ultimamente com a Teologia de determinar, vemos os vasos se comportando como se fosse superior ao oleiro, chegam a dar ordem, e dizem sem nenhum temor: O senhor terá que me abençoar, pois está escrito fazei prova de mim. Eu determino isso ou aquilo. Misericórdia!. Teria o vaso poder sobre o oleiro? Isaías 29:16 Vós tudo perverteis; como se o oleiro fosse igual ao barro; e a obra dissesse ao artifice: Não me fez; e ao vaso formado dissesse do seu oleiro: nada sabe.

Romanos 9:21. Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
Isaías 64:8 Mas agora, oh Senhor, tu és nosso Pai, nós o barro, e tu o nosso oleiro, e todos nós obras das tuas mãos.
Se coloque diante do Senhor e deixa ele te usar, vaso.
Existe uma canção, muito linda, que fala sobre o contexto desta mensagem. Faça desta canção uma oração e peça ao Senhor com todo coração.

Eu quero ser, Senhor amado como um vaso nas mãos do oleiro, quebra minha vida e faze-a de novo. Eu quero ser, eu quero ser um vaso novo...♫

Deus abençoe a todos.

Por Josiel Dias

Aprenda com o Sinai a chegar ao Calvário

Muitos perguntam porque no velho testamento há um Deus carrasco que grita, que mata e que ameaça no monte Sinai; e no novo testamento há um Deus que suplica, que ama e morre no Calvário?
Por traz das aparentes incoerências há uma linda mensagem, observe: Deus é um só. Eterno. Não há Nele mudanças. Ele é amor e justiça.
No Sinai Deus grita, ameaça porque era a única linguagem que o povo de Israel, escravos há tanto tempo, entendiam. Foi a única maneira que Deus tinha para que aquele povo o ouvisse e compreendesse suas leis.
No Calvário, Deus se fez homem e soube o que é o desprezo, a calúnia, a maldade, enfim, todos os traumas, e tudo isso para compreender o que você sente e para demonstrar o seu grande amor por nós.
Desta forma podemos dizer que existem crentes estacionados no Sinai, outros em busca do Calvário e ainda outros que já encontraram o verdadeiro Calvário. Desta forma podemos classificar os cristãos em três grupos:
1º- Os que permanecem no Sinai: São aqueles que vêem Deus como um tirano, sentem-se obrigados a obedecer à lei para se salvar. Vivem se policiando quanto às normas, ensinamentos e os obedecem por medo de um dia serem lançado no inferno. Não sabem que a lei não salva e sim Jesus (O Calvário).
2º Os que saem do Sinai e antes que cheguem ao Calvário se perdem no deserto: São aqueles que acham que crendo em Jesus (o Calvário) não precisam mas das leis pois Deus já os perdoou. Que crendo somente já estão salvos. Estão completamente enganados pois quem ama ao Pai, honra os seus mandamentos.
3º Os que finalmente chegaram ao Calvário. Eles compreenderam que a salvação é Jesus . É crer que Jesus é o único caminho que nos leva a Deus. E por amor a Jesus percebem que os mandamentos foram dados por Deus para nos proteger e não para nos atormentar e condenar. Por amor a Jesus, guardam e escrevem os mandamentos em seus corações e sentem prazer em agradar a Deus obedecendo- o.
Quem chega ao Calvário não se liberta das leis do Sinai e sim aumenta as suas responsabilidades.
Exemplo 1- No Sinai Deus diz: “Não adulterarás.” Êxodo 20:14.
No Calvário Deus diz: “Ouvires que foi dito: não adulterarás. Eu porém vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher para cobiça-la, no coração já cometeu adultério com ela.” Mateus 5:27-28.
Exemplo 2- No Sinai Deus diz: “Não matarás.” Êxodo 20:13.
No Calvário Deus diz: “Eu ,porém, vos digo que todo aquele que se irar contra seu irmão, sem motivo, estará sujeito a julgamento, e qualquer que disser a seu irmão: Tolo, estará sujeito ao julgamento do Sinédrio. Mas quem disser: Louco, poderá cair no fogo do inferno.” Mateus 5:22.
Mas as leis para os que chegam ao Calvário não são mais um sofrimento como são para os que estão no Sinai.
Porque os que chegam ao Calvário as aceitam naturalmente, não se sentem obrigados a obedecer. Eles têm prazer em obedecer, pois os mandamentos estão escritos no coração e não em tábuas de pedras.
Portanto o verdadeiro Cristão é aquele que saiu do Sinai chegou ao Calvário e, por amor a Cristo, sentem prazer em guardar e a viver as leis de Deus. Pois sabem que elas foram feitas por Amor de Deus para nos proteger.

Amém
Luciana Castellar Dias
IEC Alcântara .