Pages

Ainda que... Todavia Eu...


Alegrar-se em tempo de crise?
Habacuque 3:17-18
Muitas pessoas dizem ser feliz quando lhes acontece algo de especial, como: Um emprego dos seus sonhos, uma promoção, um grande ganho financeiro, acerto na loteria, ou seja, sua felicidade ou alegria está presa a situações ou objetos, ou eventos.

Normalmente em uma adversidade não há motivos para alegrar-se. Como ficar alegre quando tudo vai mal? Como sorrir diante da fome? Da perda? Ou de uma enfermidade? Como dizer que vai tudo bem quando não vai? De que depende sua felicidade?

Este texto de Habacuque, entre outros, também nos mostra que é possível, e que devemos ter forças e nos alegrarmos, mesmo que nos falte algo. Ainda que... a minha situação não esteja bem, a alegria do Senhor é minha força. Todavia me alegrarei, pois sei em quem tenho crido.

Certa ocasião, ouvi de meu filho algo que me fez refletir. Quando perguntei a ele, o que o fazia feliz, ou o que o deixaria alegre ou feliz, ele, sem demora me respondeu: só sei que quando não há motivo, algo me invade e por dentro eu fico alegre, eu fico feliz. Eu na mesma hora disse a ele que esta alegria, este algo é Jesus. Não dependemos de objetos, bens, dinheiro para estarmos alegres, felizes. Dependemos da presença de Jesus em nossas vidas para nos alegrarmos em tempos de crises.

No livro de Jó diz que diante de Deus até a tristeza salta de prazer. Trago em memória a Sunamita, você se lembra do que foi perguntado a Ela? “- Vai tudo bem? A família vai bem?” Respondeu ela: “Sim, vai tudo bem”. Sabemos que havia morte em sua casa, havia sofrimento, angustia, mas aquela mulher sabia que Deus era fiel e poderoso pra fazer um milagre em sua casa. Talvez você queira me perguntar: Irmão ficar feliz diante da adversidade? Dizer que tudo vai bem quando a figueira não está dando seu fruto? Dizer que vai tudo bem quando não está bem? Dizer que eu estou alegre, porque meus animais foram roubados? Não seria incoerência?

O profeta Habacuque nos mostra que é possível, quando confiamos em Deus, Ele nos proporciona esta alegria e confiança, pois Ele é provedor, Redentor, Libertador e nossa esperança. Quando estamos na adversidade achamos que Deus não nos responde, tentamos ficar em pé, ou seja, chamamos a atenção Dele, mas Ele não atenta para nossa situação. Clamamos e parece que não está nos ouvindo.

Lembra de Jó? Era assim que ele estava se sentindo, veja: Jó 30:20. Também achamos que Deus é injusto, pois fazemos nossa parte, ou seja, agimos como justos e esperamos frutos da nossa justiça. Esperamos o bem e bate em nossa porta o mal. Jó 30:25-26. Seria Deus injusto, por estarmos passando por adversidade? Foi Deus injusto com Jô? Mesmo Jó acudindo a viúva, plantando justiça ele estava colhendo tormenta. Esperando Jó por luz veio treva. Se Deus cuida das cabras monteses acudindo-a no momento que elas estão com dores para da cria, se Deus até dos pardais alimenta e sustenta, veste os lírios dos campos, que hoje vive e amanhã seca e é lançado no fogo, conforme lemos em Mateus 6, não teria Deus cuidado dos seus filhos? O que Jó poderia responder diante da resposta divina? Assim como Jô coloquemos nossa mão em nossa boca, pois não temos direito de reclamarmos, pois Ele está no controle, nada foge de seu alcance. Jó 40:4 O seu silêncio as vezes nos deixa perturbado e sem entender seu agir. Deus, meu querido está no controle, e tudo é Dele. Aquele que começou a boa obra vai concluir, não tenha dúvida. Leia. Jó 41:11. Diante Dele até a tristeza salta de prazer Jó 41:22.

Seria injustiça de Deus fazer com que Israel caminhasse todo aqueles anos antes de entrar na terra prometida? Porque temos que passar por lutas, o que aprendemos com isto? Toda esta situação de adversidade é um aprendizado para nossas vidas, depois que passamos pela prova, conhecemos melhor o Senhor, não somente de ouvir falar, mas pelo relacionamento que desenvolvemos neste momento com Ele. Jó 42:5. Saiba que mesmo diante de uma tormenta ou adversidade é possível falar: Eu sei que meu redentor vive. Jó 19:25.Eu sei em quem tenho crido. Não devemos presumir o dia de amanhã conforme Provérbios 27:01. Devemos considerar que Deus sabe o que nos convém, nem sempre vivemos prosperidade como alguns pregam, a adversidade também chega a nossa porta, como reagir diante dela? O que fazer quando a angustia bate em nossa porta? Eclesiastes 7:14, Provérbios 30:08-09.

Como se alegrar, em tempo de crise? Como ter força quando tudo diz que não? A alegria do Senhor é a nossa força. Se a alegria do Senhor é a nossa força, então posso todas as coisas naquele que me fortalece, inclusive se alegrar em tempos de crise. Fique com esta palavra, Graça e Paz da Parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a nossa verdadeira Alegria. 

Amém.

 Por Josiel Dias

Um comentário:

  1. ótima mensagem, realmente DEUS É NOSSA FORÇA, só nEle encontramos os recursos necessários para prosseguirmos nessa dificil jornada de nossa vida!
    Deus abençoe
    abços

    ResponderExcluir