Pages

Movimento "cristão" tenta unir igrejas contra Israel

Líderes católicos, evangélicos e ortodoxos reúnem-se para traçar trabalhos conjuntos
O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), entidade que reúne lideranças católicas, evangélicas e ortodoxas existe há 45 anos. Seu objetivo declarado é unir as diferentes vertentes do cristianismo e trabalhar juntos.

Este mês eles estão realizando uma reunião importante para a agenda comum que se propõe. Nos dias 20 e 21 estarão em Paris, França, debatendo os rumos dessa colaboração e traçar “novas formas de trabalho em conjunto no futuro”, segundo anuncia seu site oficial.

A reunião anual dessas lideranças, que inclui representantes da Conferência das Igrejas Europeias (CEC), visaria “a busca de soluções para desafios como a pobreza, a desigualdade social, a exclusão e a discriminação étnica e religiosa”.

Desde sua fundação em 1971 este comitê procura aumentar a unidade entre os cristãos através de projetos em comum. Os líderes do próximo encontro serão o cardeal italiano Angelo Bagnasco, o arcebispo de Gênova (CCEE), e o bispo inglês Christopher Hill, da Igreja Anglicana (presidente da CEC).

Na última reunião da cúpula, em janeiro, eles debateram a que chamam de ‘ocupação’ de territórios palestinos por Israel, incluindo Jerusalém. Nos documentos, pedem, em nome da paz no Oriente Médio, que o governo israelense acate a “solução de Dois Estados”, entregue a Cisjordânia para os palestinos e concorde que Jerusalém oriental seja a capital do Estado Palestino.

GospelPrime

Nenhum comentário:

Postar um comentário