Pages

Como nasce uma heresia?

Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias. Martinho Lutero

Outro dia ouvi um testemunho de um crente morador de um morro aqui no Rio de Janeiro, e fiquei, a principio, alegre pelo milagre que aconteceu na vida daquele irmão. Mas preocupado com o surgimento de ensinamentos que surgem a cada dia na igreja de Cristo espalhada pelo globo terrestre. 

Aquele irmão, em seu testemunho, afirmou que estava com uma crise de enxaqueca muito grande, era insuportável a dor em sua cabeça. No dia do culto, ao ar livre, ele pegou uma caixa de som aproximadamente de uns 20 kg s, e colocou na sua cabeça, e falou com Deus: Deus! Estou indo para fazer sua obra, cura-me desta terrível dor, pois contarei em toda as igrejas onde eu for o que fizeste por mim. 

Sabe o que ocorreu? Ele subiu com a caixa de som na cabeça até o cume do morro, quando chegou lá, estava completamente curado. O problema foi o que ocorreu depois, pois criou-se uma forma de curar enxaquecas. Bastava subir o morro no dia do culto ar livre, com uma “bendita” caixa de som na cabeça que ficaria logo curado. 

Conclusão: não faltou ajuda dos irmãos para o culto ao ar livre, todos os dias de culto, faziam quase fila para subirem com a caixa de som. Parece piada, se não fosse verídico, mas pasmem, aconteceu. Com certeza, Deus cura mediante sua fé, mas preste atenção em um detalhe, Deus age segundo a multi-forma dele. Ele querendo curar uma determinada pessoa em uma atitude “louca” de fé, com certeza fará. 

Mas o que funcionou com esta pessoa, não necessariamente funcionará com outros irmãos que fará o mesmo que esta pessoa fez. Assim tem surgido varias doutrinas, ensinamentos e dogmas que não tem base bíblica nenhuma. Faço as minhas palavras as de “Lutero” Ensinamento que não tem base bíblica, não deve ser considerado, mesmo que faça chover milagres”

Vemos em nosso meio, uma chuvarada de heresias, como; Arruda, sal grosso, toalha ungida, chave para abrir portas, moedas ungidas, roupas intimas ungidas, tomando totalmente o lugar de Jesus. Onde toalha pode curar alguém? Onde sal grosso pode afastar o mal? Onde arruda pode te defender do maligno? Onde uma chave material, pode abrir portas espirituais? Usam textos isolados para justificarem seus loucos ensinamentos. 

Citam que os Apóstolos distribuíam toalhinhas, lenços e aventais e os enfermos eram curados. Mas não citam que momento algum a bíblia diz que os Apóstolos distribuíam por conta própria esses lenços ou toalhinhas ou amuletos. Examinando o texto no seu original, vemos: Levavam-se deles ou seja: era tomados deles, não distribuídos por eles (Apóstolos). Veja o Texto na íntegra :“E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias. De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saiam”. Atos 19:11-12

Perceba que o texto é simples, não precisa ter Teologia nem ser Doutor em interpretação para compreender, que ,se levavam é diferente de :distribuíam . Também que, as maravilhas extraordinárias não eram os amuletos nem os aventais , que realizavam e sim Deus..

E o pior, estas pessoas não examinam as escrituras, para saber se este ou aquele ensinamento tem base nas escrituras, apenas passa de um para outro, como se fosse tradição ou ritual. O Apostolo Pedro nos aconselha a crescer na Graça e no conhecimento, para fugirmos destas heresias. 

Confira: II Pedro 3: 16-18: Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados sabendo disto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis sejais juntamente arrebatados, e descaias da vossa firmeza; Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a Glória, assim agora, como no dia da eternidade. 

Amém.

Por Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário