Cabeça de minúscula escultura foi achada em Abel Beth
Uma minúscula escultura de 2.800 anos encontrada na antiga cidade de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, pode revelar a aparência de um rei bíblico. As Escrituras não fornecem detalhes sobre a fisionomia dos monarcas, mas a cabeça retrata um homem com longos cabelos negros, barba e com uma faixa amarela e preta, que seria a coroa. Seus olhos amendoados escuros e a expressão no rosto é séria.
Esculpida em uma cerâmica que lembra o vidro, a cabeça mede cerca 5 centímetros. O corpo ainda não foi encontrado, mas pela proporção devia medir de 20 a 25 cm de altura, acreditam os arqueólogos.
“Apesar do tamanho pequeno da cabeça da estatueta, ela nos oferece uma oportunidade única de olhar nos olhos de uma pessoa famosa do passado, com o registro nas Escrituras hebraicas”, destaca Robert Mullins, professor do Departamento de Estudos Bíblicos e Religiosos da Universidade Azusa Pacific, na Califórnia, co-diretor das escavações.Miniatura de 2.800 anos foi encontrada na antiga cidade de Abel Beth Maacah no norte de Israel. (Foto: Gabi Laron)
A peça foi encontrada no alto do que sobrou de um prédio administrativo da cidade, indicando que representa uma pessoa de elite, explica Mullins. “Acreditamos que provavelmente é de um rei, mas não temos como provar qual”, acrescenta.
Os testes de datação por radiocarbono do material orgânico encontrada no mesmo ambiente onde a escultura foi escavada sugere que o objeto data entre 902-806 a.C. A cidade estava na fronteira de três reinos diferentes: Israel, Tiro e Aram-Damasco.
As maiores possibilidades é que seja a imagem do rei Acabe (de Israel; 1 reis 16), o rei Hazael (de Aram-Damasco; 1 Reis 19:15) e o rei Etbaal (de Tiro 1 Reis 16:31). Como o processo de escavação continua, nos próximos meses os arqueólogos esperam encontrar mais informações que possam determinar quem esta escultura representa.
Os pesquisadores publicarão um artigo sobre a descoberta deste mês na revista Near Eastern Archaeology. Por enquanto, a peça ficará em exposição no Museu de Israel, em Jerusalém.
Com informações de Live Science
Nenhum comentário:
Postar um comentário