Mostrando postagens com marcador catolicismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador catolicismo. Mostrar todas as postagens

Saiba o que há por trás das festas juninas


Com características pagãs, a Fête de Saint-Jean é comemorada na França. (Foto: Reprodução)



Adaptada nos dias atuais pelas igrejas evangélicas, a festa começou com camponeses europeus em uma celebração pagã da colheita, fertilidade da terra e dos casamentos.

Se engana quem pensa que a festa junina e suas principais tradições como a quadrilha, o quentão e a canjica foram criados no Brasil. As características da festa têm origem diversas em países da Europa como França, Inglaterra, Alemanha e Portugal.

A comemoração foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século 16 em conjunto com a Igreja Católica, somando um significado religioso na data.

“Aqui recebeu também as outras influências dos povos indígenas e dos povos negros, e já entraram como festas católicas”, explica à CBN a professora e pesquisadora de festas religiosas populares da UFMG, Lea Perez.

Nos últimos anos, a festa passou a ter adaptações da cultura americana country e das igrejas evangélicas. No Distrito Federal, por exemplo, fiéis da Comunidade Cristã Ministério da Fé, em Taguatinga, criaram em 2004 a primeira quadrilha gospel profissional do Brasil, conhecida como “Busca Fé”.

Segundo o Pastor Bruno Ânderson, há diferenças na maneira como o período de junho e julho é celebrado. “A origem é da corte francesa que chegou no Brasil. No começo foi estranho. Começaram a criticar, até por não conhecer a origem, né?”, disse ele. “Todo tipo de comida típica tem. A gente tem o famoso 'crentão'. É sem álcool, né... Só água, gengibre, açúcar”.

No entanto, a festa não nasceu com conotações do cristianismo. As comemorações eram feitas camponeses europeus para uma celebração pagã da colheita, fertilidade da terra e dos casamentos.

Esses rituais envolviam o acendimento de fogueiras, balões e comemorações com danças e cânticos. Na transição da Idade Antiga para a Idade Média, essas festividades passaram a ser assimiladas pela Igreja Católica, que soube diluir o culto aos deuses pagãos do período junino e substituí-los pelos santos.

Os termos típicos cantados pelos marcadores de quadrilha têm ligação com o jeito de falar dos franceses. “É por isso que a dança da quadrilha traz consigo essas palavras afrancesadas: anarriê, balancê”, explica Jádison Nantes, presidente da União Junina Mineira há mais de dez anos.

A quadrilha brasileira também teve influência dos franceses na tradição das danças de corte, adaptadas de clubes e salões europeus, que se misturaram às manifestações negras e indígenas. Hoje em dia, é possível encontrar Brasil inovações da quadrilha como a entrada da música eletrônica misturada à viola caipira e o sotaque carregado do interior.

Guiame

Igreja católica desmente Claudio Duarte sobre pregação contra Maria

Paróquia Nossa Senhora Rainha, em Belo Horizonte, emitiu comunicado
Desde que começou a circular pela internet um vídeo de uma pregação do conhecido pastor Cláudio Duarte sobre uma palestra dele em uma igreja católica – há cerca de uma semana – o assunto vem gerando polêmicas.

Ele conta que falou sobre o perigo da idolatria para os fiéis católicos, de maneira específica, referindo-se à Maria. Embora ele não diga textualmente onde foi essa pregação, fiéis católicos apontavam para a paróquia Nossa Senhora Rainha, em Belo Horizonte.

Visite nossa Loja virtual   #ArteLuBordados




Com a quase onipresença dos smartphones com câmaras, de fato surgiu um vídeo, gravado nesse local, mostrando que Duarte fez ali uma palestra em agosto de 2016.

Contudo, a paróquia veio a público agora para esclarecer que, nessa ocasião, o pastor não abordou os dogmas marianos. Em um comunicado divulgado pela paróquia nas redes sociais e assinado por Flávio Campos, da equipe de Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O texto afirma que o pastor esteve ali, mas mostrou “cordialidade e respeito aos católicos” e que “não houve qualquer menção aos dogmas marianos”.

Após as primeiras reações contrárias, numa campanha que pedia que igrejas católicas não convidar mais pastor Claudio para pregar, ele gravou um vídeo onde pedia perdão por ter causado polêmica e ter “ofendido” os católicos. Entretanto, não diz claramente em que igreja católica pregou contra a idolatria a Maria nem quando isso ocorreu.

GospelPrime

“O diabo é apenas uma figura simbólica”, afirma importante líder católico

Superior Geral dos Jesuítas é bastante influente no Vaticano
O Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, afirmou em entrevista recente ao jornal espanhol ‘El Mundo’ que o diabo é uma figura simbólica criada pelo homem para simbolizar o mal.

“Nós, cristãos, acreditamos que fomos criados a imagem e semelhança de Deus, portanto Deus é livre, mas Deus sempre escolhe fazer o bem, porque é todo bondade. Fizemos figuras simbólicas, como o diabo, para expressar o mal. Os condicionamentos sociais também representam essa figura, pois algumas pessoas agem assim porque estão em um ambiente onde é muito difícil fazer o contrário”, afirmou.

O venezuelano Sosa foi eleito no final do ano passado como líder máximo dos jesuítas, ramo católico ao qual pertence o papa Francisco. Curiosamente, o titular dessa posição é conhecido como “papa negro” devido a sua grande influência no Vaticano e também pelo uso de uma batina negra.

Ao jornal espanhol, ele admitiu que há muitos sacerdotes gays dentro da Igreja Católica: “Na vida religiosa há homossexuais e não são perseguidos, fazem parte da comunidade”. Mas fez uma ressalva no tocante às denúncias de abuso sexual de crianças: “O Papa já disse: ‘Tolerância zero’. Quando há casos comprovados devem ser tomadas medidas eclesiais e civis correspondentes”.

Essa não foi a primeira entrevista do “papa negro” a causar polêmica. Em fevereiro, ele declarou ao jornal italiano ‘Rossoporpora’, que questionava trechos do Evangelho. Ao falar sobre a indissolubilidade do matrimônio, assegurou que era preciso refletir “sobre o que Jesus realmente disse” e colocá-las em seu contexto, pois “nessa época ninguém tinha um gravador para registrar as suas palavras”.
Papa disse que inferno não é “eterno”

Apesar de um boato popular na internet atribui ao papa declarações que “não há fogo no inferno”, de fato Francisco nunca disse isso.

Contudo, em 2015, durante um discurso a novos cardeais sendo apontados por ele, afirmou que o castigo do inferno não é “eterno”. Segundo Francisco, no DNA da Igreja de Cristo, não existe um castigo para sempre, sem retorno, inapelável.

Já em 2016, em uma pregação para sacerdotes, o pontífice assegurou: “A condenação eterna não é uma sala de tortura, ela é uma descrição dessa segunda morte: é uma morte. E aqueles que não serão recebidos no reino de Deus é porque eles não se aproximaram do Senhor… A condenação eterna é o distanciar-se constantemente de Deus… A distância para sempre de “Deus que dá a felicidade”, do “Deus que nos ama tanto”, este é o “fogo” e “o caminho da condenação eterna.”

GospelPrime

Católicos são estimulados a adorar ídolos pagãos em nome do “diálogo inter-religioso”

Bispo do Reino Unido acredita que cristãos poderiam se beneficiar da prática
Uma diocese católica no Reino Unido está encorajando seus fiéis a visitar santuários pagãos para “se prostrar” diante de imagens e comer alimentos “abençoados” nos rituais pagãos. A atitude seria para promover o “ecumenismo” e “diálogo inter-religioso”.

Nas diretrizes divulgadas em seu site oficial, a diocese Católica de Hallam, liderada pelo bispo Ralph Heskett, encoraja os cristãos a levar flores para Buda, reverenciar os murtis hindus (imagem de deuses) e se curvarem diante do livro sagrado dos sikh. Os fiéis também são encorajados a comer alimentos que foram “abençoados” nos rituais hindus e sikhs e são normalmente oferecidos aos visitantes.

O bispo Heskett evitou responder ao site LifeSiteNews, que lhe questionou como ele justificava esses ensinamentos à luz dos Primeiros Mandamentos, que afirmam: “não terás outros deuses diante de Mim” e “Não farás para ti imagem esculpida… Não te encurvarás diante delas”.

Muitos católicos ingleses não estão satisfeitos com essa postura. O presidente do Instituto Lepanto, Michael Hichborn, lembra que essas diretrizes não apenas desviariam os cristãos, mas desonravam os primeiros mártires.

“Os primeiros mártires cristãos recusaram a oferecer até mesmo uma pitada de incenso aos demônios pagãos, sofrendo terríveis torturas e morte”, desabafou.

Hichborn aponta ainda que a diocese de Hallam vem sofrendo com a queda de mais de 50% da frequência às missas desde o estabelecimento da diocese (de 30.000 para 12.000).

Ele acredita que o liberalismo está gerando uma crise dentro da Igreja Católica.

“O bispo parece estar vivenciando uma dissonância cognitiva, na medida em que não vê como honrar as divindades pagãs tem ligação com uma diminuição da fé cristã em seu próprio rebanho e o declínio resultante no comparecimento às missas”, disse ele.

Finalizou dizendo que “Nosso Senhor perguntou se o Filho do Homem acharia fé quando voltasse à Terra. Com bispos como esse defendendo a veneração de ídolos pagãos e promovendo doações para templos budistas, esta é uma questão que podemos começar a perguntar desde agora. Pode haver uma indicação mais clara de que nossa Igreja está sofrendo uma crise de fé, até o ponto de apostasia?”.

GospelPrime

Papa fará celebração de Pentecostes com evangélicos no Vaticano

Evento marca o 50º aniversário da Renovação Carismática Católica
O papa Francisco quer fazer uma grande celebração de Pentecostes este ano. Por isso, convidou milhares de católicos carismáticos e membros de igrejas pentecostais e evangélicas de Roma, noticia o Catholic Herald.

Em 2014, o pontífice havia feito o convite aos carismáticos e pentecostais de Roma para esses eventos que também marcam a celebração do 50º aniversário do movimento carismático católico, que teve início em um retiro realizado em 1967 na Duquesne University, em Pittsburgh, EUA. O evento de aniversário está sendo organizado pelo Vaticano.

As celebrações desse jubileu começam dia 31 de maio com reuniões de oração, um festival para jovens, reuniões para teólogos e diversas oficinas.

Haverá uma vigília de oração dia 3 de junho, véspera de Pentecostes, no Circus Maximus de Roma, um campo que séculos atrás abrigava um antigo estádio romano usado para corridas de bigas. Na manhã seguinte, os participantes se juntarão a Francisco para uma missa espacial de Pentecostes, na Praça de São Pedro, Vaticano.

Michelle Moran, presidente da International Catholic Charismatic Renewal Services, afirma que o pedido do papa Francisco foi uma celebração “o mais abrangente possível”, que incluísse outros ramos do cristianismo e enfatizasse a importância do batismo no Espírito Santo.

De acordo com Moran, o movimento de renovação carismática católica atualmente está presente em 200 países e reúne cerca de 120 milhões de católicos.

Durante um encontro com carismáticos e pentecostais em 2014, Francisco admitiu que nem sempre sentia-se confortável com a forma como rezavam, mas ajoelhou-se no púlpito enquanto rezavam por ele, cantando e falando em línguas.

“Nos primeiros anos da renovação carismática em Buenos Aires, eu não tinha muito amor pelos carismáticos”, lembra o papa. “Eu dizia que mais pareciam uma escola de samba.”

Contudo, aos poucos ele disse ter reconhecido o quanto esse movimento estava fazendo pelos católicos e pela igreja.

GospelPrime

“Jesus não morreu como mártir, mas como salvador”, diz Billy Graham


Billy Graham explica a importância da morte e ressurreição de Jesus para a humanidade. (Foto: Reprodução)


Na semana que antecede a Páscoa, o evangelista Billy Graham explica a importância da morte e ressurreição de Jesus para a humanidade.

Nesta semana, muitos cristãos irão celebrar a Sexta-Feira Santa, que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. Em um artigo publicado nesta quarta-feira (12) no jornal Daily News, o evangelista Billy Graham explica a importância da morte e ressurreição de Jesus para aqueles que têm fé.

“Para os cristãos, a morte de Jesus é um dos eventos mais importantes da história. Em Gálatas 6:14, Paulo declarou: ‘Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo”, disse Graham.

O que torna a morte de Jesus um acontecimento tão especial? Graham esclarece que, antes de mais nada, ela é importante por causa de sua natureza - Jesus era Deus na forma de homem.

“Ao longo da história, muitos tiranos e megalomaníacos afirmaram sua divindade, mas somente Jesus Cristo era realmente Deus, que veio do céu e retornou ao céu”, explica o evangelista. “Ele provou não só por suas ações milagrosas, mas por sua ressurreição dentre os mortos. Jesus declarou com exatidão: ‘Eu e o Pai somos um’ (João 10:30)”.

A morte de Jesus também foi única por causa dos efeitos que ela teve, esclarece Graham. “Sua morte não foi de um mártir, sua morte foi de um salvador! Ele veio ao mundo por uma razão: se tornar o sacrifício final e completo pelo pecado. Estamos separados de Deus e merecemos seu julgamento mas, na cruz, Cristo tomou sobre si os nossos pecados e o nosso julgamento”, ele afirma.

Em um artigo anterior, Graham explica por que o dia da morte de Jesus é chamado de "Sexta-feira Santa".

"É porque a morte de Jesus não foi um erro trágico ou um acidente inesperado, era parte do plano eterno de Deus para o nosso bem. O Filho de Deus era perfeito e sem pecado, mas na cruz, todos os nossos pecados foram transferidos para Ele. Ele se tornou o sacrifício final pelos nossos pecados”, explica o evangelista.

“Se Jesus nunca tivesse ido à cruz, você e eu não teríamos perdão e nenhuma esperança de viver eternamente na presença de Deus. Por ele ter morrido por nós, temos esperança para hoje e para a eternidade”, ele acrescentou.

Guiame

“Páscoa não se resume a coelhos e ovos, mas ao sacrifício de Jesus”, diz Nick Vujicic


Vujicic é conhecido por sua mensagem inspiradora de como ele superou a depressão e uma vida sem membros. (Foto: Reprodução).


O evangelista alerta cristãos a não cederem à "comercialização" da Páscoa, mas permanecerem firmes no verdadeiro sentido da celebração.

Nick Vujicic, conhecido no mundo inteiro por ter superado seu nascimento sem os braços e as pernas, disse em uma mensagem sobre a Páscoa que o feriado se resume ao sacrifício de Jesus Cristo, e não a coelhos e ovos de chocolate.

"Com a Páscoa em breve se aproximando, eu quero levar você a se concentrar no amor implacável e reconfortante fornecido a nós por Cristo. Muitas pessoas associam a Páscoa com coelhos e ovos, mas esses elementos são mentirosos. Quero levar você a se concentrar no sacrifício que Cristo fez", escreveu Vujicic em seu no Facebook no último domingo (9).

"Apesar de nossa desordenada e pecaminosa humanidade, Jesus se sacrificou como um ato de amor real, para que possamos ser inteiros. Não posso esperar para seguir este caminho e experimentar o amor de Deus juntos". O evangelista citou Marcos 8:31, que diz:






“E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria”.

Vujicic é conhecido por sua mensagem inspiradora de como ele superou a depressão e uma vida sem membros. Além de vários continentes, o líder do ministério Life Without Limbs também levou sua mensagem para prisões estaduais em toda a América, pregando que há sempre esperança na vida, mesmo nas situações mais difíceis.

"Deus está usando a história de Nick de esperança e confiança para alcançar aqueles que estão presos. A Life Without Limbs está distribuindo um vídeo para que prisões possam usar por meio de capelães e voluntários durante os estudos bíblicos", disse o ministério em novembro.

Comércio

Sobre a Páscoa, a Federação Nacional de Varejo ressalta que o feriado destinado a celebrar a Ressurreição de Cristo tem sido cada vez mais comercializado desde a década passada, com os gastos da Páscoa atingindo bilhões já em 2017.

A maioria das despesas da Páscoa cai sob as categorias de doces, incluindo ovos de Páscoa do chocolate, alimentos, presentes, cartões, roupas, e outros bens materiais. Mas os líderes evangélicos americanos e pastores têm insistido que os cristãos e as pessoas de todas as esferas da vida precisam se lembrar do verdadeiro significado da Páscoa.

O reverendo Albert Mohler, presidente do Southern Baptist Theological Seminary em Louisville, disse ao Christianity Today em 2008: "Todos os ovos de Páscoa e o coelhinho são ainda mais estranhos ao propósito da Páscoa do que o Papai Noel é para o Natal", disse. "Pelo menos o Papai Noel foi baseado em um homem que existiu. Eu me pergunto se até mesmo algumas igrejas cristãs estão fazendo a conexão entre a morte de Cristo e a ressurreição e a vitória sobre o pecado", finalizou.

Guiame

Papa diz que evangélicos e católicos devem se unir pela causa dos cristãos perseguidos

Papa Francisco abraça o pastor Giovanni Traettino, durante o encontro no Vaticano. (Foto: Rádio Vaticano)

"Dentro de alguns séculos, o papa passou de 'anti-Cristo' para 'irmão em Cristo' para muitos protestantes", alerta estudioso.

Em discurso feito no início da semana no Fórum Cristão Global, realizado na Albânia, o Papa Francisco sugeriu que a perseguição contra cristãos de todo mundo dá oportunidade para evangélicos e católicos se unirem em um propósito.

"Em várias partes do mundo, o testemunho de Cristo, até o derramar do sangue, se tornou uma experiência compartilhada entre católicos, ortodoxos, anglicanos, protestantes, evangélicos e pentecostais. 

Isso é mais profundo e mais forte do que as diferenças que ainda separam as nossas igrejas e comunidades eclesiásticas", disse Francisco em uma mensagem direcionada ao cardeal católico Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. 

Francisco insistiu que a comunhão dos mártires é o maior sinal de uma jornada juntos. "Vamos encarar essa verdade profunda como um chamado para perseverar em nosso caminho ecumênico, em direção a uma comunhão plena e visível, crescendo cada vez mais no amor e na compreensão mútua", disse ele.

Os discursos que evidenciam as superficiais mensagens de amor e união têm aumentado a popularidade do papa Francisco não apenas na Igreja Católica, como também na tradicional Igreja Protestante.

De acordo com uma pesquisa feita pela LifeWay Research, 40% dos pastores protestantes americanos afirmam ter uma visão mais positiva sobre a Igreja Católica depois da liderança do pontífice argentino.
Contradição

Para Ed Stetzer, diretor da LifeWay, observar o apoio ao papa vindo de pastores protestantes, que surgiram após a Reforma Protestante, é algo contraditório. "A pesquisa mostra, de fato, o resultado do 'Efeito Francisco', já que ele é apoiado pelo grupo de pessoas nomeadas para protestar contra a própria fé conduzida pelo papa."

"Os precursores dos atuais pastores protestantes — Lutero, Wesley, Spurgeon e muitos outros — certamente não veriam o papa como seu 'irmão em Cristo'. Dentro de alguns séculos, o papa passou de 'anti-Cristo' para 'irmão em Cristo' para muitos protestantes", alertou Stetzer.

guiame

Cerca de 20 mil fiéis participam da Procissão do Fogaréu em Goiás

Cerca de 20 mil fiéis participam da Procissão do Fogaréu em Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Evento religioso emociona ao reviver a paixão e morte de Jesus Cristo. Perseguição é encenada nas ruas da cidade de Goiás há 270 anos.

Cerca de 20 mil fiéis acompanharam na madrugada desta quinta-feira (2) a Procissão do Fogaréu pelas ruas da cidade de Goiás, a 142 quilômetros de Goiânia. 

Considerado um dos principais eventos religiosos do estado, o espetáculo revive a paixão e morte de Jesus Cristo. A tradição é realizada há 270 anos no município.

A procissão promove um encontro de gerações. O funcionário público João Conceição, por exemplo, participa há 30 anos da cerimônia como um dos Farricocos, personagens encapuzados que representam os soldados enviados por Caifás para prender Jesus . 

Ele orienta o estudante Pedro Alexandre, que vivencia a experiência pela primeira vez. “Já tinha uma fixação em querer ser farricoco desde pequeno, aí eu tive essa chance de ser a primeira vez”, conta o jovem.

A tradição iniciou no século XVIII, quando o pároco do município na época, o padre espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola, trouxe o costume à cidade. 

Conforme a tradição, os 40 Farricocos saem, à meia-noite, do Museu da Boa Morte acompanhados pelos sons dos tambores, descalços, com tochas de fogo e em passos apressados pelas ruas de pedra da antiga capital do estado. A todo instante os fiéis acompanham a perseguição a Jesus.

A primeira parada da procissão acontece na Igreja do Rosário, onde está reproduzida a Santa Ceia, mas, como Jesus já não está lá, o grupo segue com a perseguição. A busca pelo filho de Deus só acaba diante da Igreja de São Francisco, local que representa o Monte de Oliveiras. 

Neste momento, surge um estandarte com a imagem de Cristo e, logo em seguida, um clarim executa o toque de silêncio. É o fim do percurso. Depois disso, é celebrada uma missa.

Fiéis se emocionam com a morte e paixão de Cristo. “É como se a gente tivesse passando junto com ele aquilo que ele passou naqueles dias”, diz a professora Renata Maria Tamaso.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

"A Fé venceu" Ateus perdem ação contra atuação de bombeiros em procissão

A Justiça de São Paulo indeferiu na última sexta-feira uma petição na qual se pedia a proibição da participação do Corpo de Bombeiros durante a “procissão pela chuva em São Paulo”, realizada no último domingo. 

O juiz Emílio Migliano Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, decidiu extinguir o processo proposto pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), que atua na defesa da laicidade do Estado, contra a Mitra Arquidiocesana de São Paulo.

Segundo a Atea, o fato de o caminhão dos bombeiros ser utilizado para o transporte da imagem de Nossa Senhora da Penha estaria ferindo a laicidade do Estado e o patrimônio público. Para o magistrado, porém, a procissão “não vulnera a liberdade de religião e a laicidade”.

“Quando a manifestação religiosa deixa de pertencer apenas ao ritual de determinado templo e invade os espaços públicos, ganhando adesão da população, transforma-se em manifestação cultural e pode ser incentivada pelo Município, pelo Estado-membro e pela União, encarregados também da promoção de valores humanos que, com o passar do tempo, se tornam tradições locais, regionais ou até nacionais. 

Assim já aconteceu com o Carnaval, cuja origem religiosa está até esquecida, inúmeras procissões em louvor aos santos realizadas no interior, a Festa do Círio de Nazaré, patrocinada pelo Estado Paraense e pela Municipalidade de Belém, Marcha para Jesus, romarias ao Padre Cícero no nordeste, ofertas a Yemanjá, Congadas e o próprio Natal”, disse o juiz.

Segundo o magistrado, ainda existem casso como o transporte de jogadores com troféus conquistados, justificado pela questão de segurança e que também se aplicaria à procissão.

Os Apóstolos reconheciam Pedro como Papa? Paulo não sabia disto?




A Igreja Católica alega que o papapo é uma instituição que remete ao primeiro século, sendo Pedro (suposto bispo de Roma) o primeiro papa da história. Ainda de acordo com Roma, Pedro foi papa por 25 anos, de 32 AD – 67 AD.


A vasta maioria das Escrituras neotestametárias foi produzida neste período de tempo. É de se esperar, portanto, que tal ofício (que supostamente remete à Igreja primitiva) tenha algum destaque ou seja pelo menos mencionada no Novo Testamento. Não obstante, ao analisarmos as Escrituras com atenção, notaremos que:

1) A Escritura nos dá a entender que a autoridade de Pedro não era maior ou menor do que a de outros apóstolos. E em Gl 2:1-14, Paulo deixa claro que sua autoridade não é inferior a dos outros apóstolos.



Atos 15:1-23 narra o evento que que alguns chamam de “primeiro concílio da Igreja”, ou “Concílio de Jerusalém”. Tais eventos ocorreram por volta de 48 AD, portanto durante o suposto papado de Pedro.


Pedro participou desta reunião, mas em nenhum momento o texto destaca o apóstolo como presidente do concílio, ou cabeça da Igreja. A decisão quanto à aceitação dos gentios foi buscada e tomada em conjunto por um colegiado apostólico e não recai sobre os ombros de um único indivíduo que se pronuncia “ex cathedra”, exercendo o papel de cabeça visível da Igreja.


Se de fato alguém, por providência divina, se destacou neste evento como “primer inter pares” (primeiro entre iguais), este alguém parece ser Tiago e não Pedro. Em Gl 2:9, Paulo disse que Pedro, João e Tiago “eram reputados colunas”. Em nenhum momento diz que Pedro é primaz sobre os demais, mas que era somente uma das três colunas.

2) Paulo, escreveu sua epístola aos romanos em 56 AD (durante o suposto papado de Pedro) e no capítulo 16 envia saudações aos santos de Roma. Curiosamente, no entanto, Pedro sequer é mencionado. Seis anos mais tarde, Paulo foi pessoalmente a Roma (62 AD), quando foi visitado por vários irmãos (At 28:30-31).



Tampouco neste período vemos alguma menção a Pedro ou a algum papa. O apóstolo escreveu nada menos que quatro epístolas enquanto estava em Roma: Efésios, Colossenses e Filemon em 62 AD e Filipenses entre 67-68 AD. Em nenhuma destas epístolas há menção de Pedro e de sua suposta cadeira em Roma.

3) Em nenhuma de suas cartas Pedro se apresenta como papa ou nem mesmo bispo de Roma. Muito menos faz menção a uma linha de sucessores em Roma que governaria a Igreja. Muito pelo contrário, Pedro interage com os presbíteros locais como mais um deles e diz que o Supremo Pastor é Jesus (1 Pe 5:1-5). Pedro fala profeticamente dos tempos em que muitos falsos mestres apareceriam e fariam comércio das ovelhas (2 Pe 2-3).



Em nenhum momento, encomenda seus leitores aos cuidados da Santa Sé em Roma e seu sucessor na cadeira papal após seu martírio. Antes roga-lhes “para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos” (2 Pedro 3:2).


Portanto, Pedro aqui selou de forma definitiva as tradições e as doutrinas da Igreja, amarrando-as àquilo que foi ensinado no primeiro século (à exemplo de Paulo em Gl 1:8 ). Pedro em nenhum momento passa o bastão a nenhum sucessor que governaria após ele como o cabeça visível da Igreja, antes deposita a autoridade da Igreja nas Escrituras, onde a doutrina apostólica está registrada.

4) Tampouco Paulo, ao profetizar sobre os tempos de apostasia, entregou a Igreja aos cuidados do suposto papa Pedro e sua suposta linha de sucessores. Antes, encomendou a Igreja ao Senhor Jesus e à Palavra de sua Graça (Atos 20:28-32). Se Pedro de fato foi papa, Paulo uma vez mais perdeu uma boa oportunidade de mencionar o papado e a Sé de Roma. À exemplo de Pedro, Paulo depositou a autoridade da Igreja sobre as Escrituras.

5) Marcos era auxiliar de Pedro, a quem o apóstolo chama de filho (1 Pe 5:13). A história registra que Marcos foi intérprete de Pedro e anotou aquilo que ouviu do próprio apóstolo, escrevendo assim o Evangelho que leva seu nome. Interessante notar que Marcos, sendo tão próximo de Pedro, não registra o episódio de Mt 16:17-19 que os defensores do papado usam como a espinha dorsal de seu dogma.



Pedro em nenhum momento se refere a si mesmo como a Rocha sobre a qual está edificada a Igreja, caso contrário Marcos teria confirmado de modo enfático. Se o dogma católico da superioridade de Pedro é verdadeiro e de tamanha importância, não seria inconcebível que os registros de Marcos e de Lucas nada mencionem a respeito?

Concluímos, portanto, que as Escrituras não nos dão nenhum indício deste ofício e que o papado foi uma instituição que gradativamente tomou forma ao longo da história, sendo um corpo estranho às Escrituras e à Igreja dos primeiros séculos.



A única referência bíblica usada pelos defensores da primazia de Pedro é Mateus 16:17-18, passagem analisada no próximo artigo desta série sobre o papado, intitulado Quem é a Pedra?

Pão & Vinho

Católicos e Muçulmanos rezam juntos!!!!! Igreja Católica da Inglaterra abre espaço para orações muçulmanas e evangélicos criticam

Ecumenismo - Evangélicos ficaram irritados com o evento, e disseram que foi uma "ofensiva" para os cristãos perseguidos por sua fé em todo o mundo.

A Igreja Católica da Inglaterra está sendo fortemente criticada por evangélicos depois que permitiu que um culto de oração muçulmana acontecesse na igreja no último sábado (14).

Dezenas de muçulmanos participaram do evento "Mesquita Inclusiva", realizada na igreja de São João, em Londres. No início do evento, o vigário da igreja, Canon Giles Goddard, leu um trecho da Bíblia convidando a congregação para dar graças ao “Deus que nós amamos, Alá.”

Canon Goddard descreveu disse que o dia foi "muito comovente" e que era o desejo da igreja oferecer às pessoas um "lugar para rezar."

No entanto, evangélicos ficaram irritados com o evento, e disseram que foi uma "ofensiva" para os cristãos perseguidos por sua fé em todo o mundo. Outros criticaram que essa era uma ruptura com o direito canônico, que proíbe qualquer variação da liturgia oficial.

O Pastor Robin Weekes, da Igreja Emmanuel, disse: "A questão não é se o direito canônico foi quebrado ou não, mas que é ofensivo para os cristãos que acreditam que só há um Deus, que é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Fonte: Guiame, com informações de Telegraph

"Papa Francisco disse: Que não gosta de ser Papa!!". Veja o real motivo dessa afirmação!


Papa Francisco diz que seu reinado será breve e que não se sente só
Pontífice afirmou que tem sensação de que ficará no cargo por 4 ou 5 anos. Ele também disse que não gosta de ser Papa.

O
Papa Francisco confessou que tem a sensação de que seu pontificado será breve, de quatro ou cinco anos, e que não se sente sozinho e sem apoio para governar a Igreja.

Em uma longa entrevista exclusiva com a correspondente da televisão mexicana Televisa, Valentina Alazraki, por ocasião de seu segundo ano de pontificado, o santo padre falou sobre sua eleição, dos escândalos, de seus limites como pessoa, de sua visão do papado, do México, da imigração e até brincou sobre o "ego" enorme dos argentinos.

"Tenho a sensação que meu pontificado será breve. Quatro ou cinco anos. Não sei, ou dois, ou três. Pelo menos dois já passaram. É como uma sensação vaga. É como a psicologia de quem joga e acredita que vai perder para não se desiludir (...) Tenho a sensação de que o Senhor me colocou aqui para uma missão breve", confessou.

Francisco, de 78 anos, descarta um limite de idade ao pontificado já que considera que "o papado tem algo de última instância", e que não deve ter um término fixado.

Questionado sobre se gosta de ser Papa, Francisco respondeu com resignação: "Não gosto!"

Francisco também surpreendeu com uma brincadeira sobre o ego dos argentinos e confessou que não gosta muito de viajar, que é muito apegado a seus hábitos e voltou a criticar a Cúria Romana, a poderosa máquina central da Igreja, alvo há anos de intrigas e escândalos financeiros.

"Esta é a última corte que resta na Europa. As demais cortes se democratizaram, incluindo as mais clássicas', assegurou ao reiterar que se propõe a 'mudá-la".

O Papa afirmou que "não se sente sozinho" e aproveitou para acabar com a polêmica com o governo do México provocadas por um e-mail privado a um amigo onde pedia que evitasse a mexicanização da Argentina à respeito da violência do narcotráfico.

"Evidentemente que é uma expressão. Não tem nada a ver com a dignidade do México. Como quando falamos da balcanização, nem sérvios, nem macedônios, nem croatas se sentem ofendidos", explicou.

Segundo ele, o narcotráfico que mantém o México em uma espiral de violência é responsabilidade de todos e culpar apenas o governo "é a resposta mais simplista".

Ao fazer uma reflexão sobre as sangrentas repercussões do tráfico de drogas no México o Papa se perguntou: "Quem tem a culpa?", uma pergunta que, sugeriu, a maioria das pessoas responde apontando o governo.

"Sempre os governos têm a culpa de tudo, mas essa é a resposta mais superficial (...) todos temos de alguma maneira a culpa (...) sei que é difícil denunciar um narcotraficante, mas todos devemos disponibilizar o ombro" para carregar a responsabilidade compartilhada, disse o Papa, que na quinta-feira completou dois anos de pontificado.

Também anunciou que visitará o
México em uma data que ainda será determinada.

Em referência ao caso dos 43 estudantes desaparecidos e provavelmente massacrados depois de terem sido baleados por policiais corruptos e criminosos no dia 26 de setembro em Iguala (Guerrero, sul), o Papa disse que a indiferença ante a violência derivada do narcotráfico torna todos responsáveis.

O breve episódio de tensão do Papa com o México aconteceu em fevereiro, quando um legislador de Buenos Aires amigo de Francisco divulgou um e-mail no qual o pontífice falava de "evitar a mexicanização" da Argentina, em referência à violência do narcotráfico.

O governo mexicano considerou que estes comentários podiam estigmatizar o país, mas o caso se dissipou rapidamente com uma troca de notas diplomáticas.

Francisco reafirmou na entrevista de quinta-feira que tudo está em paz entre o
Vaticano e o governo do México, o segundo país com mais católicos do mundo, atrás apenas do Brasil.

"Isso não fechou as portas do México para mim, vou ao México", declarou o primeiro Papa latino-americano da história sem dizer quando a visita será realizada.

Fonte das informações g1/kv/dmc/mr

"Lei que favorece Igreja Católica" gera polêmica com evangélicos em Itaberá. PERGUNTO ENTÃO: E AS OUTRAS RELIGIÕES TEM O MESMO DIREITO??

Projeto prevê concessão de terrenos; pastores não foram consultados, dizem. Acordo não fere direito a outras religiões, afirma a advogada dos católicos.

O projeto de lei que prevê a concessão de terrenos à Igreja Católica, em
Itaberá (SP), tem gerado reclamações por parte da comunidade evangélica do município. De autoria da prefeitura, o texto não fala o tamanho e nem quando os espaços seriam cedidos. Os pastores alegam que não foram consultados pelo Executivo antes da sessão que votaria a emenda.

Tendo como base um acordo feito entre Brasil e Vaticano, em 2008, o projeto da prefeitura tem causado polêmica, principalmente por não citar outras religiões como beneficiárias nas doações. O lavrador Francisco da Silva Oliveira é contra a medida. “Se o direito é de um, também tem que ser do outro. Favorável só à Igreja Católica não é certo”, diz.

Já o taxista Sebastião Garcia Neto concorda com a proposta de lei. “Eu acho uma coisa boa, pois sou católico. Não está precisando de igreja, mas tendo um espacinho já está bom”, fala.

Representantes evangélicos foram à Câmara para se encontrar com os vereadores. Um pedido de vista retirou o texto da pauta do dia. Márcio José Barbosa é um dos pastores e conta que eles creem que a lei seria inconstitucional e por isso haverá nova reunião. “Nós vamos propor o que a lei não propõe. Todos são iguais perante a lei e queremos ser tratados da mesma forma”, avisa.

O presidente da Câmara de Itaberá, Pedro Geraldo de Novaes Macedo, disse que dará um prazo a mais para que o projeto volte para as comissões. "Depois, os vereadores devem se reunir com o prefeito para debater este assunto”, esclarece.

O pastor Francisco da Cruz acha a medida um absurdo. "Nós representamos uma parte significativa da cidade, pois somos milhares de eleitores”, ressalta.

Maria do Carmo dos Santos é a advogada que representa a Igreja Católica na polêmica. Ela defende a legitimidade do projeto e afirma que a lei não fere os direitos das outras religiões. “Esse acordo não favorece a Igreja Católica, inclusive as outras igrejas podem fazer tratados semelhantes”, finaliza.

informações G1

Papa Francisco Visita Igreja Evangélica Na Itália E Pede Perdão Pela Perseguição

Papa Francisco é o 1º papa a visitar uma igreja evangélica pentecostal
O Papa Francisco pediu nesta segunda-feira (28) perdão pelas perseguições cometidas pelos católicos aos pentecostais da Igreja Evangélica, durante viagem à cidade de Caserta (no sul da Itália) onde se reuniu com seu amigo e pastor evangélico Giovanni Traettino.
A visita já foi qualificada como histórica, pois é a primeira vez que um Papa viaja do Vaticano para se encontrar com um pastor protestante.

“Entre as pessoas que perseguiram os pentecostais também houve católicos: eu sou o pastor dos católicos e peço perdão por aqueles irmãos e irmãs católicos que não compreenderam e foram tentados pelo diabo”, afirmou o pontífice.

Francisco esteve em Caserta, em 26 de julho, para celebrar uma missa em honra à padroeira Santa Ana diante de 200 mil católicos.

Desta vez Francisco retornou para se reunir com a comunidade de pentecostais da cidade ao norte de Nápoles e com 350 protestantes vindos de todas as partes do mundo. Ele pediu que os cristãos se unam na diversidade.

“O Espírito Santo cria diversidade na Igreja. A diversidade é bela, mas o próprio Espírito Santo também cria unidade, para que a Igreja esteja unida na diversidade: para usar uma palavra bonita, uma diversidade reconciliadora”, assinalou.
O Papa Francisco cumprimenta fiel evangélica durante visita à Igreja Evangélica da Reconciliação

O Papa também pediu que os cristãos ajudem os mais fracos e os necessitados, e que caminhem ao lado de Deus.

“Não compreendo um cristão que está quieto, o cristão deve caminhar. Há cristãos que caminham ao lado de Jesus, mas em alguns momentos não caminham na presença de Jesus. Isto é porque são cristãos que confundem caminhar com andar, são errantes”, ponderou.

Após o ato, que durou cerca de hora e meia, o Papa almoçou com a comunidade, divulgou a Santa Sé em comunicado.

Francisco saiu esta manhã de helicóptero da Cidade do Vaticano e aterrissou em Caserta às 10h15 (05h15 de Brasília), no heliporto da Escola de Suboficiais da Aeronáutica Militar italiana no Palácio Real de Caserta e seguiu de carro até a casa do pastor.

Após esta conversa privada, os dois religiosos foram de carro à igreja evangélica da reconciliação de Caserta, onde alguns fiéis curiosos aguardavam a chegada do papa.

Francisco os cumprimentou antes de entrar na igreja, onde a reunião aconteceu longe das câmeras.

Em mensagem de Natal Papa diz que Vaticano sofre de 'Alzheimer espiritual'

Em discurso para membros da Cúria, Francisco adverte sobre as 15 simbólicas doenças do Vaticano

Roma - O Papa Francisco surpreendeu ao proferir mensagem de Natal em que pediu que cardeais façam exame de consciência, diante do que chamou de “Alzheimer espiritual” — esquecimento do fervor da fé. Esta e outras “doenças”, segundo ele, afetam a Cúria. Em seu discurso anual, de severidade inédita, o Papa falou aos integrantes do governo da Igreja Católica sobre rivalidades, calúnias e intrigas dentro do clero.

Francisco usou expressões fortes, como “terrorismo do falatório”, “esquizofrenia existencial”, “exibicionismo mundano”, “narcisismo falso” e “rivalidades pela glória”. Diante de cardeais e altos funcionários da Santa Sé desconcertados, o Papa pediu reflexão, penitência e confissão por ocasião do período natalino. Depois do discurso, o Francisco saudou um a um todos os cardeais, apesar da tensão.

Uma das doenças a que se referiu foi a de “sentir-se imortal e insubstituível”. “É preciso visitar os cemitérios para ver os nomes de tantas pessoas que se consideravam imunes e indispensáveis”, disparou. Ele citou ainda a “petrificação mental e espiritual”, “má coordenação”, “rivalidade e vanglória”.

Na lista, o pontífice incluiu também a “esquizofrenia existencial” de quem, segundo ele, “esquece que está a serviço das pessoas” e “apenas se limita a realizar trâmites burocráticos”; e dos que somente dependem “de suas próprias paixões, caprichos e manias e constroem a seu redor muros e costumes”. 

O tom foi ainda mais severo quando mencionou a doença das “fofocas e das intrigas”, e pediu que todos se protejam desse tipo de atitude pelos danos que provoca.

‘Sacerdotes, como aviões, são notícia quando caem’

O Papa Francisco não parou por aí. Chegou a dizer que “os sacerdotes, como os aviões, são notícia apenas quando caem”. Em seguida, concluiu com uma advertência: “Quanto mal pode causar a todo o corpo da Igreja um único sacerdote que cai!”. Segundo a imprensa especializada, ele se referia aos escândalos sexuais e financeiros, envolvendo casos de pedofilia cometidos por integrantes do clero, além de lavagem de dinheiro no Banco do Vaticano. Francisco, que rejeita a ostentação, ainda incluiu entre os males da Igreja atual os hábitos de “acumular bens materiais” e de pertencer “a círculos fechados”.

Outro tema que faz o Papa endurecer, segundo os jornais locais, é o vazamento de notícias por parte de membros da Cúria. Os problemas marcaram o pontificado de seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI.

OdiaOnLine

CNBB divulga mensagem para orientar cristãos nas eleições 2014

Um documento foi distribuído aos 350 bispos presentes na Assembleia Geral
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou um documento para orientar os fiéis católicos sobre as eleições de 2014.

O tema foi abordado nesta quinta-feira (8) durante o penúltimo dia da 52ª Assembleia Geral que aconteceu em Aparecida, interior de São Paulo, reunindo bispos de diversas partes do país.

O texto tem como objetivo levar os fiéis a refletirem sobre o tema e se tornarem cristãos conscientes a respeito do voto. Para alcançar os fiéis de todo o Brasil, o material foi distribuído aos 350 participantes da Assembleia Geral que deverão compartilhar esses ensinamentos em suas regiões.

De acordo com o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Joaquim Giovanni Mol, o interesse da CNBB é fazer com que os cristãos saibam como escolher candidatos para melhorar o país.

“Devemos escolher pessoas dignas, pessoas de princípios e valores. O eleitor deve saber o que seu candidato defende e pensa sobre os assuntos da vida e uma história que confirme seus princípios”, disse ele em entrevista coletiva.

A CNBB tomou cuidado para não indicar nomes e nem partidos políticos, seu conteúdo pede apenas que os fiéis pensem em escolher candidatos que tenham comprometimento com a realização de uma reforma política, além das reformas educacional, tributária e fiscal.

Em 2012 a CNBB também se manifestou a respeito das eleições municipais, na época ela divulgou uma nota propondo o voto consciente e limpo. 

Com informações G1.

Um a cada quatro hispânicos dos EUA abandonou o catolicismo

O número de pessoas sem religião tem crescido, mas o país continua sendo o maior do mundo em número de protestantes
De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, um a cada quatro hispânicos abandonou o catolicismo. A pesquisa foi realizada pelo Centro Pew de Pesquisa que identificou a queda entre os católicos imigrantes no país.

Assim como acontece em diversos países da América Latina, a Igreja Católica tem perdido fiéis para igrejas protestantes. Foram 12% a menos de católicos nos últimos quatro anos, segundo a pesquisa que notou que muitos católicos hoje se declaram como sem religião.

“Uma das tendências mais significativas no panorama religioso norte-americano é o crescimento dos que não estão inseridos em nenhuma religião”, assegura Cary Funk, um dos responsáveis pelo estudo.

De todos os hispânicos entrevistados, 55% se declara católico, 22% se declara protestante e 18% sem religião. A mudança religiosa entre os imigrantes está associada com a mudança de valores políticos e sociais que tem crescido entre a comunidade hispânica nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o Centro Pew, três a cada quatro novos protestantes se declaram evangélicos (nos Estados Unidos as igrejas tradicionais e pentecostais são diferenciadas entre reformadas e evangélicas).

Com isso os Estados Unidos continua sendo o país com maior número de protestantes em todo o mundo com 163 milhões de pessoas. Em seguida vem o Brasil com 42 milhões, a Colômbia vem em terceiro lugar com 10 milhões, o México com 8,3 milhões e a Venezuela com 7,8 milhões.

Para os pesquisadores do Centro Pew a perda de fiéis católicos para igrejas protestantes é um fenômeno geral em toda a América Latina. As razões para a mudança de religião foi questionada durante a entrevista, mas os fiéis declararam que se tratam de assuntos muito pessoais.

“Os entrevistados citaram razões como as dúvidas sobre sua própria fé e um terço cita desacordos com as instituições religiosas ou as práticas da igreja”, diz Jessica Martinez do Centro Pew.

Com informações El País

Afinal, o que o coelhinho tem a ver com a Páscoa?

Como você deve saber, a Páscoa é uma celebração cristã que comemora a ressurreição de Jesus. No entanto, durante as festividades existe um personagem que aparece por todos os lados, sendo o responsável por entregar ovos de chocolate para as criancinhas bem comportadas. Você já sabe de quem estamos falando, não é mesmo?

Mas, afinal, o que é que o coelhinho tem a ver Páscoa, se nem ovos ele bota? Bem, na verdade, o surgimento desse simpático personagem tem relação com o paganismo. No hemisfério norte, a primavera chega em março, sendo conhecida como a estação do renascimento e renovação após o duro e gélido inverno. Assim, é durante esse período que as plantas voltam a florescer e os animais começam a procriar.
Origens pagãs
No passado, muitas culturas pagãs organizavam várias festividades durante a primavera, justamente para celebrar esse renascimento, e uma dessas festas era dedicada à deusa da fertilidade “Eastre” (nome que provavelmente deu origem à palavra Easter, que significa Páscoa em inglês), que guardava uma forte relação com dois símbolos utilizados pelos antigos europeus para representar a fertilidade: a lebre e o ovo.

Mais tarde, quando o cristianismo começou a se espalhar na Europa, algumas tradições pagãs acabaram sendo incorporadas, e uma delas foi a Páscoa. Como a ressurreição de Cristo e a festividade da deusa Eastre aconteciam em datas muito próximas, as duas celebrações se tornaram uma só, e os símbolos presentes nas duas passaram a ser compartilhados.

O primeiro coelho da Páscoa da História de que se tem notícia data do século XVI, e o primeiro conto sobre um desses animais trazendo ovinhos e escondendo-os em um jardim surgiu em 1680. As lendas sobre os coelhinhos começaram a chegar nas Américas por volta do século XVIII, quando os imigrantes europeus começaram a colonizar os Estados Unidos.

Logo depois, surgiu o costume de criar pequenos ninhos para que os coelhos pusessem os ovinhos e, eventualmente, os ninhos se transformaram em grandes cestas e os ovos coloridos foram sendo substituídos por doces, chocolates e pequenos presentes!

Felipão afirma que nem Jesus Cristo seria unânime em sua convocação, nem mesmo com milagre

O técnico Luiz Felipe Scolari é católico e devoto de Nossa Senhora de Caravaggio
Ao abordar sobre a lista de jogadores que devem ir à Copa do Mundo de 2014, o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, causou repercussão ao dizer que nem Jesus Cristo obteria unanimidade entre os possíveis nomes.

"Não quero que seja (unânime). Unanimidade entre vinte e três escolhidos? Nem Jesus Cristo faria isso. É um milagre que nem ele conseguiria", afirmou Felipão na cerimônia que premiou os melhores jogadores do Paulistão 2014 nesta segunda (14), segundo a edição online do jornal O Estado de S. Paulo.

A declaração surge logo depois dos nomes de Philippe Coutinho e Miranda ganharem espaço nas especulações para serem chamados, na lista final que sai no dia 7 de maio, e o nome de Jesus vem como uma saída de Scolari para deixar bem claro à imprensa que a lista final pode trazer surpresas.
Relacionado
Conhecido por deixar sua fé cristã evidente, inclusive no Mundial de 2002, Felipão é católico assumido e devoto de Nossa Senhora de Caravaggio, mãe de Jesus. Segundo os católicos, ela teria feito uma aparição em espírito na cidade de Caravaggio, norte da Itália, durante o século XV.

Padroeira da cidade de Farroupilha, colonizada por italianos, Nossa Senhora de Caravaggio possui um Santuário em sua homenagem na cidade do norte do Rio Grande do Sul, próxima à Passo Fundo (RS), terra natal de Felipão, que já deu várias depoimentos para declarar seu sentimento de confiança na santa.

Em outra demonstração de sua fé católica, no ano de 2003 o técnico Felipão chegou a caminhar cerca de 20 quilômetros da cidade de Goiânia (GO) até o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), por conta de uma promessa feita a pedido da conquista da Copa do Mundo de 2002.

Felipão estará no comando da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil entre os próximos dias 12 de junho e 13 de julho. O Brasil estreia no dia 12 de junho, dentro da Arena de São Paulo, também conhecido como estádio Itaquerão, em São Paulo (SP).

Christian Post
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...