Mostrando postagens com marcador Religião. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Religião. Mostrar todas as postagens

Filhos de casais que se divorciam tendem a abandonar a religião, revela pesquisa inédita

Um estudo inédito divulgado recentemente apontou que os filhos de casais que se divorciam tendem a se tornar adultos sem nenhuma religião.

A pesquisa realizada pelo Public Religion Research Institute nos Estados Unidos descobriu que existe uma propensão de filhos de pais divorciados a se tornarem pessoas sem religião, de acordo com o relatório divulgado essa semana.

Trinta e cinco por cento dos filhos de pais divorciados disseram aos pesquisadores que agora são pessoas sem religião, em comparação com 23 por cento das pessoas cujos pais eram casados quando eram crianças, informou o jornal The Washington Post.

Os motivos que essas pessoas encontram para abandonar a fé variam, mas 29% dos adultos entrevistados apontam a postura contrária à homossexualidade como principal influência para essa postura. Outros 19% lembram de casos de abusos sexuais cometidos por padres e/ou pastores. No entanto, a maior parte, 60%, listou a falta de crença no que a religião prega como motivo para abandonar a fé.

“Uma boa parte da narrativa em torno do aumento dos não-religiosos se concentra na mudança das preferências culturais, que faz com que as pessoas optem por se afastar da religião”, comentou Daniel Cox, um dos responsáveis pelo estudo. “Eu acho que há também uma parte estrutural da história que não obteve tanta atenção. A Geração Y se desenvolveu de uma forma diferente de qualquer geração anterior. Parte disso é que ela é mais propensa a crescer com pais divorciados”, acrescentou.

Os pesquisadores concluíram que mesmo que filhos de um casal divorciado sejam criados a partir de princípios religiosos, eles se tornarão menos religiosos do que crianças que cresceram com os pais unidos. O relatório apontou que dentre filhos de divorciados, 31% vão à igreja toda semana, em comparação com 43% das pessoas religiosas cujos pais são casados.

Resultado esperado

O professor Andrew Root, docente do Seminário Luterano e autor de um livro que analisa as consequências espirituais do divórcio para os filhos, afirmou não estar surpreso com a constatação da pesquisa.

“Tudo num divórcio é dividido. Literalmente tudo. Os amigos dos pais ficam divididos. Os parentes se dividem. Todo mundo é partido, até mesmo a religião se parte. A igreja fica dividida. O pai deixa a fé da mãe, ou vice-versa. Negociar esses mundos se torna difícil”, pontuou.

Para o professor, faltam ações das igrejas para amenizar o impacto dos divórcios. Desde 1980, quando a separação de casais se tornou mais comum, os pastores e padres deixaram de pregar contra essa alternativa, com medo de que os fiéis se afastassem das igrejas.

Assim, o professor analisa o raciocínio de quem deixou a igreja: “Eles agora pensam: ‘Eu estou enfrentando meus problemas conjugais. A igreja não deve ter nada para me dizer, porque quando eu tinha 8 anos e lidei com o divórcio dos meus pais, meu professor de escola dominical nem mesmo disse ‘isso deve ser muito complicado para você’”, contextualizou.



Fonte: GospelMais

Atriz de “The Big Bang Theory” defende combinação entre ciência e religião

Mayim Bialik fala sobre suas crenças em vídeo assistido
milhões de vezes na internet
Para a atriz Mayim Bialik, da série The Big Bang Theory, ciência e religião podem andar juntas. Ela, que também é cientista, gravou um vídeo falando sobre a ligação das duas áreas que para muitos são opostas.

Bialik é judia e começa o vídeo dizendo que muitos questionam como um cientista pode estar ligado à uma religião.

Entre as perguntas que mais recebe está: Ser religioso basicamente não é se opor a tudo que ser um cientista se trata?
Mas a atriz se considera uma pessoa ponderada e cética. “Eu não sou uma pessoa que acredita cegamente em qualquer coisa”, disse ela afirmando que não acredita, por exemplo, que Deus seja um idoso com a barba branca e que concede desejos como se fosse uma “fada”.

“O Deus em que acredito é a força no universo que conduz a todos os fenômenos que experimentamos como humanos. Deus é gravidade. Deus é a resposta do porquê tudo é do jeito que é no mundo natural”, disse ela.

Bialik entende a diferença entre a ciência e a religião e diz que suas experiências e tradições religiosas a fazem ter uma intimidade com Deus. “Uma proximidade com a noção de Deus me dá a oportunidade de me sentir como um ser espiritual e não apenas um ser físico ou mental”.

Ela aproveita para listar como a religião interfere no seu dia a dia, tanto na parte de alimentação, como na hora de tomar decisões, de buscar justiça, ter compaixão pelas pessoas e etc.
“Todas essas coisas são guiadas pela estrutura da minha fé religiosa e eu estou inspirada pela noção de responsabilidade de um universo que é governado por algo maior do que eu”, afirma.

No vídeo – assistido milhões de vezes nas redes sociais – ela ainda fala sobre “pessoas inteligentes acreditarem em religião” e que é importante “compreender a relação entre ciência e Deus”.

Assista:




Fonte: Gospel Prime

Priscilla Alcantara: “Ainda não entenderam que Jesus não é uma religião, mas é alguém”

Jesus Cristo é alguém, e alguém que quer ter intimidade com a gente”, afirmou a cantora em entrevista ao Guiame.




A relação entre o “Vlog de Tudo” e “O Livro de Tudo”, da cantora Priscilla Alcantara, prova o que já se pode notar: ela está disposta a falar sobre qualquer tema com os seus seguidores.

Em sua obra literária, Priscilla propõe uma espécie de conversa com o leitor. “A gente vive num tempo em que as pessoas falam muito de si, e eu não quis fazer muito isso. Então, eu peguei alguns temas e falei sobre a minha visão desses temas, usei algumas histórias pessoais apenas para contextualizar”, disse ela em entrevista ao Guiame, falando sobre o livro.

Seu canal no YouTube, O Vlog de Tudo, é outra prova de que a cantora está disposta a falar sobre qualquer assunto — com qualquer pessoa. ”A intenção do canal é levar um humor leve e verdadeiro, sem besteiras, sem apelação. Para mim a alegria é Jesus, e eu queria mostrar a alegria de Cristo em mim. Através disso recebi vários testemunhos de pessoas que saíram da depressão e conseguiram ver Jesus através da alegria”, conta.

Dentre as dúvidas mais frequentes do público que acompanha o vlog, a maioria está relacionada a questões puramente religiosas. “Eles sempre perguntam: ‘é pecado ou não tatuagem?’; ‘é pecado ou não pintar o cabelo?’. Na verdade, quando você tem um relacionamento com Jesus, Ele mesmo te diz o que convém e o que não convém. Para essas perguntas, eu sempre respondo: busque intimidade com Deus, que você vai ouvir da boca Dele o que Ele quer ou não que você faça.”

Seja em suas canções ou ministrações, Priscilla vem mostrando que Jesus Cristo é muito maior do que uma religião. “Muitas pessoas se escandalizam quando eu falo que Deus é maluco, e a Bíblia fala o quê? Que as coisas de Deus são loucura para o homem. Acham ruim quando eu peço Jesus em casamento todos os dias, quando digo que Ele é meu amigo, meu amor. As pessoas acham ruim porque ainda não entenderam que Ele não é uma religião, mas que Ele é alguém, e alguém que quer ter intimidade com a gente.”


Fonte: Guiame

Qual a verdadeira Religião?

Certa ocasião havia em uma cidade um homem que tinha um pequeno cachorro, chamado Rex. Ele era querido e muito lindo, só que ele tinha um grande defeito. Todos os dias ele ficava na calçada correndo e brincando de morder as pernas de todos que passassem pela calçada.

Aquele homem começou a ficar preocupado, pois mesmo brincando o seu cãozinho mordia e as pessoas não encaravam aquilo como brincadeira. Passaram os dias e Rex não perdia este costume agora ele cresceu e seu dono teve que tomar uma providencia radical. 

Aquele homem decidiu que a partir daquele dia o seu cão não morderia mais ninguém, comprou uma focinheira e colocou em Rex. Que maravilha!! Rex não mordia mais ninguém, agora aqueles que tinha medo do Rex passavam e não se preocupavam mais com o ele. Que mudança! Exclama o carteiro.

Todos os dias, Rex se colocava em sua calçada, como de costume, mas não podia mas morder aquelas pernas, os seus olhos brilhavam , o seu rabinho balançava era grande o desejo pelas batatas das pernas ,mas algo lhe impedia de morder: a focinheira.

Amados, hoje em dia é muito comum você ouvir alguém dizer: há! não bebo, não fumo, não mato, pois minha religião não permite; chegam a comentar que não adultera também porque vai contra o que aprendeu.

Quanto mais o homem é religioso mais ele se afasta de Deus, embora seja um belo testemunho para quem vê e quem passa na calçada, contradiz com o desejo de seu coração.

A religião funciona como aquela focinheira em suas vidas, não mata, mas em seu coração ele diz: se eu pudesse, eu sumiria com esta pessoa... Não adultera, mas em seu coração se delicia com o desejo fazendo-o pecar.

Certa ocasião, um rapaz chegou até Jesus e lhes pergunta: Bom mestre o que farei para ter a vida eterna? Jesus lhe faz menção dos mandamentos se ele tinha conhecimento. E aquele rapaz responde a Jesus: sim tenho conhecimento e tenho praticado desde pequeno.(Mateus 19:16-21). Observe os irmãos, Jesus estava diante de um religioso, que praticava, com conhecimento aqueles mandamentos. Mas veja o que acontece: Jesus então lhe diz: vai vende tudo o que tens e distribui com os pobres depois vem e segui-me.

Aquele jovem, baixa a cabeça e sai de fininho, pois era muito rico, mesmo sendo religioso ele fez que o desejo de seu coração pelos seus bens fosse, mas forte aponto de não seguir a Jesus, contrariando o primeiro mandamento Amarás o teu Deus sobre todas as coisas .... Preferindo amar seus bens.

Jesus hoje convida homens, disposto a servi-lo e obedece-lo, homens que não matem, não porque a religião não permita, mas por amor a Deus.

Que seus atos sejam totalmente ligados em obedecer a Deus de todo coração e alma, homens dispostos a renunciar seu ego seu eu, e seguir a seu Mestre andar em suas pisadas.

Homens que em seus corações só tenham um sentimento o amor, pois esta é a verdadeira religião.

Que Deus possa nos abençoar hoje e sempre. Amém!

Pb. Josiel Dias

“Só não posso falar de religião”, diz Xuxa sobre programa na Record

O programa da loira será semanal com duas horas de duração
A apresentadora Xuxa estreia seu programa na Rede Record na próxima segunda-feira (17) e nesta terça (11) recebeu a imprensa na sede da emissora para explicar como será a atração.

Xuxa adiantou que poderá falar sobre tudo em seu programa, menos religião. “A única coisa que não posso fazer é falar de religião. O resto tudo eu posso. É um pedido que não fale de nenhum tipo de religião. Porque, se eu falar de evangélicos, vão dizer que é porque a Record tem uma história com isso. Se falar de católicos, também vão falar”, disse.

Esse será o primeiro programa ao vivo da apresentadora que tem mais de 30 anos de carreira. “É a primeira vez que vou fazer programa ao vivo. Estou aprendendo. Coisas erradas podem acontecer.” O novo programa será semanal e terá o formato de variedades adultas.

Xuxa se inspira na apresentadora americana Ellen DeGeneres que faz cenas cômicas em seu programa. Quem estava na coletiva de imprensa da Record assistiu a um vídeo de dois minutos que mostravam Xuxa em situações bem engraçadas, entre elas uma dela montada em um avestruz, outra deitada num submarino e mais.

GospelPrime

'Islamismo alcançará cristianismo em número de fiéis em 2050', segundo pesquisa

O relatório, intitulado "O futuro das religiões do mundo: População e Projeções de Crescimento 2010-2050", constata que o islamismo é a religião que mais cresce no mundo.

Ainda que, atualmente, o cristianismo seja maioria global, o islamismo é a religião que mais cresce no mundo, e dados comprovam isso. Segundo um novo estudo do Pew Research Center, publicado na última quinta-feira (2), a religião alcançará o cristianismo em número de fiéis em 2050, se a tend6encia se mantiver.

O relatório, intitulado "O futuro das religiões do mundo: População e Projeções de Crescimento 2010-2050", constata que atualmente existem 1,6 bilhão de muçulmanos em todo o planeta, enquanto os cristãos somam 2,17 bilhões de seguidores, diferença que diminuirá muito em quatro décadas.

O estudo calcula que, em 2050, os cristãos serão 2,9 bilhões de pessoas, enquanto os muçulmanos, com um aumento percentual muito maior, chegarão a 2,7 bilhões. Segundo as projeções, o islamismo será praticado por 29,7% da população mundial, enquanto o cristianismo será a religião de 31,4%.

Com a exceção dos budistas, todos os principais grupos religiosos crescerão em números até 2050, mas alguns deles em velocidade menor do que o próprio crescimento populacional do planeta, segundo o relatório.

Muito do crescimento muçulmano se deve a taxa de fertilidade, que é a maior comparada à outras religiões. Islâmicos geram 3.1 filhos por mulher, com a menor média de idade: aos 23 anos. Em segundo lugar, os cristãos geram 2.7 filhos por mulher, seguidos por hindus (2.4), judeus (2.3), ateus (1.7) e budistas (1.6).

Em 2050, a Índia será o país com a maior população muçulmana do mundo. A Europa perderá cerca de 100 milhões de cristãos, o que representa quase 10% da população. Segundo o estudo, o crescimento de cristãos será notável na América do Norte, Oriente Médio, América Latina e Caribe, África Subsaariana e Ásia-Pacífico, algo que se deve sobretudo ao crescimento populacional.

Os dados surpreendentes não ficam por aqui. Entre 2010 e 2050, o número de judeus crescerá em torno de 13 mil para 16 mil. Metade destes viverão em Israel, que terá mais três milhões de judeus no seu território.

Na América Latina, a pesquisa prevê que os cristãos seguirão sendo o maior grupo religioso nas próximas décadas, inclusive com um crescimento de 25% de 2010 a 2050, de 531 milhões para 666 milhões. No entanto, maior que o crescimento de cristãos será o de ateus, de 45 milhões em 2010 para 65 milhões em 2050.

O relatório diz ainda que em grande parte da América Latina se produziu um considerável mudança do catolicismo para o protestantismo.

Fonte: Guiame, com informações de Exame

Os Apóstolos reconheciam Pedro como Papa? Paulo não sabia disto?




A Igreja Católica alega que o papapo é uma instituição que remete ao primeiro século, sendo Pedro (suposto bispo de Roma) o primeiro papa da história. Ainda de acordo com Roma, Pedro foi papa por 25 anos, de 32 AD – 67 AD.


A vasta maioria das Escrituras neotestametárias foi produzida neste período de tempo. É de se esperar, portanto, que tal ofício (que supostamente remete à Igreja primitiva) tenha algum destaque ou seja pelo menos mencionada no Novo Testamento. Não obstante, ao analisarmos as Escrituras com atenção, notaremos que:

1) A Escritura nos dá a entender que a autoridade de Pedro não era maior ou menor do que a de outros apóstolos. E em Gl 2:1-14, Paulo deixa claro que sua autoridade não é inferior a dos outros apóstolos.



Atos 15:1-23 narra o evento que que alguns chamam de “primeiro concílio da Igreja”, ou “Concílio de Jerusalém”. Tais eventos ocorreram por volta de 48 AD, portanto durante o suposto papado de Pedro.


Pedro participou desta reunião, mas em nenhum momento o texto destaca o apóstolo como presidente do concílio, ou cabeça da Igreja. A decisão quanto à aceitação dos gentios foi buscada e tomada em conjunto por um colegiado apostólico e não recai sobre os ombros de um único indivíduo que se pronuncia “ex cathedra”, exercendo o papel de cabeça visível da Igreja.


Se de fato alguém, por providência divina, se destacou neste evento como “primer inter pares” (primeiro entre iguais), este alguém parece ser Tiago e não Pedro. Em Gl 2:9, Paulo disse que Pedro, João e Tiago “eram reputados colunas”. Em nenhum momento diz que Pedro é primaz sobre os demais, mas que era somente uma das três colunas.

2) Paulo, escreveu sua epístola aos romanos em 56 AD (durante o suposto papado de Pedro) e no capítulo 16 envia saudações aos santos de Roma. Curiosamente, no entanto, Pedro sequer é mencionado. Seis anos mais tarde, Paulo foi pessoalmente a Roma (62 AD), quando foi visitado por vários irmãos (At 28:30-31).



Tampouco neste período vemos alguma menção a Pedro ou a algum papa. O apóstolo escreveu nada menos que quatro epístolas enquanto estava em Roma: Efésios, Colossenses e Filemon em 62 AD e Filipenses entre 67-68 AD. Em nenhuma destas epístolas há menção de Pedro e de sua suposta cadeira em Roma.

3) Em nenhuma de suas cartas Pedro se apresenta como papa ou nem mesmo bispo de Roma. Muito menos faz menção a uma linha de sucessores em Roma que governaria a Igreja. Muito pelo contrário, Pedro interage com os presbíteros locais como mais um deles e diz que o Supremo Pastor é Jesus (1 Pe 5:1-5). Pedro fala profeticamente dos tempos em que muitos falsos mestres apareceriam e fariam comércio das ovelhas (2 Pe 2-3).



Em nenhum momento, encomenda seus leitores aos cuidados da Santa Sé em Roma e seu sucessor na cadeira papal após seu martírio. Antes roga-lhes “para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos” (2 Pedro 3:2).


Portanto, Pedro aqui selou de forma definitiva as tradições e as doutrinas da Igreja, amarrando-as àquilo que foi ensinado no primeiro século (à exemplo de Paulo em Gl 1:8 ). Pedro em nenhum momento passa o bastão a nenhum sucessor que governaria após ele como o cabeça visível da Igreja, antes deposita a autoridade da Igreja nas Escrituras, onde a doutrina apostólica está registrada.

4) Tampouco Paulo, ao profetizar sobre os tempos de apostasia, entregou a Igreja aos cuidados do suposto papa Pedro e sua suposta linha de sucessores. Antes, encomendou a Igreja ao Senhor Jesus e à Palavra de sua Graça (Atos 20:28-32). Se Pedro de fato foi papa, Paulo uma vez mais perdeu uma boa oportunidade de mencionar o papado e a Sé de Roma. À exemplo de Pedro, Paulo depositou a autoridade da Igreja sobre as Escrituras.

5) Marcos era auxiliar de Pedro, a quem o apóstolo chama de filho (1 Pe 5:13). A história registra que Marcos foi intérprete de Pedro e anotou aquilo que ouviu do próprio apóstolo, escrevendo assim o Evangelho que leva seu nome. Interessante notar que Marcos, sendo tão próximo de Pedro, não registra o episódio de Mt 16:17-19 que os defensores do papado usam como a espinha dorsal de seu dogma.



Pedro em nenhum momento se refere a si mesmo como a Rocha sobre a qual está edificada a Igreja, caso contrário Marcos teria confirmado de modo enfático. Se o dogma católico da superioridade de Pedro é verdadeiro e de tamanha importância, não seria inconcebível que os registros de Marcos e de Lucas nada mencionem a respeito?

Concluímos, portanto, que as Escrituras não nos dão nenhum indício deste ofício e que o papado foi uma instituição que gradativamente tomou forma ao longo da história, sendo um corpo estranho às Escrituras e à Igreja dos primeiros séculos.



A única referência bíblica usada pelos defensores da primazia de Pedro é Mateus 16:17-18, passagem analisada no próximo artigo desta série sobre o papado, intitulado Quem é a Pedra?

Pão & Vinho

"Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração"

Onde estiver o seu tesouro...
[Assim como o Templo de Salomão] Imagino que a construção de basílicas e catedrais no passado também tenha sido alvo de críticas, porém não existiam as redes sociais para amplificar os protestos de quem entende, por exemplo, que as prioridades do Reino são pessoas, não prédios.


"Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração" (Mateus 6.21).

Muita gente tem me perguntado sobre o Templo de Salomão. A mídia dedicou espaço generoso à cerimônia de inauguração e as fotos do local impressionam por tanto luxo em meio à simplicidade do bairro.

Imagino que a construção de basílicas e catedrais no passado também tenha sido alvo de críticas, porém não existiam as redes sociais para amplificar os protestos de quem entende, por exemplo, que as prioridades do Reino são pessoas, não prédios. Confesso que tenho dificuldade em separar a forma do conteúdo.

Em sua infinita misericórdia, Deus abençoa seus filhos em locais variados de culto. Isso também inclui igrejas nas quais os fiéis são motivados a trocar ofertas por bênçãos, numa vergonhosa exploração da crença do povo. No entanto, creio que o contingente de pessoas que tornaram-se refratárias ao evangelho por conta da mercantilização da fé é muito maior do que o número de fiéis agraciados. 

Talvez essas muralhas sejam a maior construção que esse tipo de comunidade ergueu no país. Um triste monumento no qual jazem, entre outros elementos, a práxis teológica e a imagem dos ministros de Deus, hoje sinônimo de desonestidade para muita gente.

Ao ler as reportagens sobre a solenidade de inauguração, fiquei pensando qual o sentimento das autoridades presentes ao ouvir que "só orando é possível ter acesso à segurança e à saúde"? Adiantaria colocar bispos no Ministério da Saúde e na Secretaria de Segurança? A cenografia repleta de elementos judaicos não é capaz de esconder os interesse$ mais notórios da igreja. Uma das minhas canções favoritas do Palavra antiga sintetiza esse sentimento:
"Deus preferiu essa carne
Não quis os templos que eu posso construir..."

Por Carlos Alberto Bezerra Jr. 
- pastor, médico e deputado estadual

Justiça não reconhece Umbanda como religião

MPF recorre de decisão da Justiça que não reconhece umbanda e candomblé como religiões
O Ministério Público Federal (MPF) do Rio recorreu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) contra a decisão em primeira instância da Justiça Federal, a qual não reconhece crenças afro-brasileiras como religiões.

Essa discussão surgiu após o MPF entrar com uma ação pedindo que fossem retirados do YouTube, pela Google Brasil, vídeos considerados ofensivos a umbanda e candomblé. Um dos vídeos mostra a entrevista de um "ex-macumbeiro, hoje liberto pelo poder de Deus". 

Ao negar o pedido, porém, o juiz Eugenio Rosa de Araújo, da 17ª Vara Federal do Rio, argumentou que“manifestações religiosas afro-brasileiros não se constituem religião”. A decisão diz ainda que essas práticas não contêm traços necessários de uma religião. O Ministério Público já reapresentou a ação, criticando as afirmações do magistrado.

Eugênio Rosa afirmou na sentença que umbanda e candomblé "não contêm os traços necessários de uma religião a saber, um texto base (corão, bíblia etc) ausência de estrutura hierárquica e ausência de um Deus a ser venerado". 

O MPF critica dizendo, em sua página oficial na internet: “ao invés de conceder a tutela jurisdicional adequada, diante das graves violações que estão ocorrendo, a decisão excluiu do âmbito de proteção judicial grupos e consciências religiosas, ferindo assim, por exemplo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (...) e a Constituição Federal”.

A ação do MPF é resultado de uma representação movida pela Associação Nacional de Mídia Afro. A organização levou ao conhecimento da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão os conteúdos de alguns dos vídeos divulgados no YouTube. 

O órgão alegava, para pedir a retirada, que o material estaria disseminando o preconceito, a intolerância e a discriminação a religiões de matriz africana.

O primeiro pedido para retirada dos vídeos aconteceu no começo do ano, segundo o site do MPF. O recurso não alcançou resultado à época, daí o novo recurso judicial. 

O procurador Jaime Mitropoulos afirmou, em seu recurso que “mensagens que transmitem discursos do ódio não são a verdadeira face do povo brasileiro e tampouco representam a liberdade religiosa no Brasil”. Ele afirma, ainda, que “esses vídeos são exceções e como exceções merecem ser tratados. O povo brasileiro não comunga com a intolerância religiosa”.

Fonte: O globo
FéEmJesus

Islamismo é a religião que mais cresce no mundo

Índices revelam “explosão” na Europa e EUA
Uma nova pesquisa divulgada por Dick Slikker, do grupo cristão de consultoria Project Care, indica que os números globais de cristãos tem se mantido estagnado. Enquanto isso, o Islã disparou em sua abrangência nos últimos anos. Os números do Project Care analisam uma comparação do número de cristãos e muçulmanos entre 1900 e 2010.

Nesse período, a proporção de seguidores do cristianismo permaneceu quase a mesma. Já o Islã quase duplicou o número de membros. Cristãos eram 34,5% da população em 1900, totalizando 32,9% em 2010. Muçulmanos, que eram 12,3% da população mundial no início do século passado, atualmente são cerca de 22,5%.

A maior queda do cristianismo foi na Europa Ocidental, com diminuição de 30%. Slikker acredita que a redução no número de cristãos é devido ao “aumento do materialismo, o secularismo, o racionalismo e a rejeição da noção de autoridade espiritual”.

Outras fontes independentes indicam que o Islã é a religião que mais cresce no mundo. O site especializado em missões religiosas Beyond.org relatou recentemente: “Em 2014, a publicação do Boletim Internacional de Pesquisa Missionária indica que o Islã cresce 1,81% ao ano… o cristianismo apenas 1,29%. 

Se oficialmente existem 2,3 bilhões de cristãos em todo o mundo, sabe-se que cerca de 700 milhões são apenas nominais. Estima-se que apenas 309 milhões participem regularmente das atividades de uma igreja local”. Por sua vez, a proporção de muçulmanos não praticantes é significativamente menor.

O estudioso Michael Snydero, que já publicou um livro sobre o tema, afirma que a “explosão” maior tem ocorrido na América do Norte e na Europa, impulsionado sobretudo pela imigração. Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center indicou que 39% dos muçulmanos adultos que vivem na América imigraram para o continente a partir de 1990.

Uma tendência semelhante foi observada na Europa, sobretudo por causa dos imigrantes vindos de países africanos. Outro fator que contribuiu para isso é o casamento entre muçulmanos e não-muçulmanos. O site do Gatestone Institute mostrou recentemente uma análise semelhante, ressaltando como a tendência comum desses casamentos é que o parceiro não-muçulmano (em geral a mulher) é obrigado a se converter e que essa será a religião ensinada aos filhos.

Outro elemento que deve ser levado em conta, embora seja de difícil comprovação, é a perseguição (incluindo a morte) de cristãos em regiões controladas por islâmicos. Isso ocorre de maneira especial no Oriente Médio e na África.

Com informações Prophecy News

Um a cada quatro hispânicos dos EUA abandonou o catolicismo

O número de pessoas sem religião tem crescido, mas o país continua sendo o maior do mundo em número de protestantes
De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, um a cada quatro hispânicos abandonou o catolicismo. A pesquisa foi realizada pelo Centro Pew de Pesquisa que identificou a queda entre os católicos imigrantes no país.

Assim como acontece em diversos países da América Latina, a Igreja Católica tem perdido fiéis para igrejas protestantes. Foram 12% a menos de católicos nos últimos quatro anos, segundo a pesquisa que notou que muitos católicos hoje se declaram como sem religião.

“Uma das tendências mais significativas no panorama religioso norte-americano é o crescimento dos que não estão inseridos em nenhuma religião”, assegura Cary Funk, um dos responsáveis pelo estudo.

De todos os hispânicos entrevistados, 55% se declara católico, 22% se declara protestante e 18% sem religião. A mudança religiosa entre os imigrantes está associada com a mudança de valores políticos e sociais que tem crescido entre a comunidade hispânica nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o Centro Pew, três a cada quatro novos protestantes se declaram evangélicos (nos Estados Unidos as igrejas tradicionais e pentecostais são diferenciadas entre reformadas e evangélicas).

Com isso os Estados Unidos continua sendo o país com maior número de protestantes em todo o mundo com 163 milhões de pessoas. Em seguida vem o Brasil com 42 milhões, a Colômbia vem em terceiro lugar com 10 milhões, o México com 8,3 milhões e a Venezuela com 7,8 milhões.

Para os pesquisadores do Centro Pew a perda de fiéis católicos para igrejas protestantes é um fenômeno geral em toda a América Latina. As razões para a mudança de religião foi questionada durante a entrevista, mas os fiéis declararam que se tratam de assuntos muito pessoais.

“Os entrevistados citaram razões como as dúvidas sobre sua própria fé e um terço cita desacordos com as instituições religiosas ou as práticas da igreja”, diz Jessica Martinez do Centro Pew.

Com informações El País

China pode ter maior população cristã em 2025

Especialista em religião afirma que a China pode ter a maior população cristã do mundo em 11 anos
Conhecida mundialmente pela cruel perseguição aos cristãos (37º pior país em perseguição pelo “World Watch”), a China é reconhecida oficialmente como um país ateu.

No entanto, essa realidade tem sido transformada, indo de encontro às circunstâncias.

Segundo estimativas feitas pelo especialista em religião Fenggang Yang, o país terá a maior população de evangélicos do mundo em 2025.

Yang é professor de sociologia da Universidade de Purdue e autor de Religion in China: Survival and Revival under Communist Rule (Religião na China: Sobrevivência e restauração sob o regime comunista). Ele afirma que a população protestante da China irá chegar a 160 milhões em 2025, e ressalta que muitas pessoas ainda não estão preparadas para essa mudança.

- Pelos meus cálculos China está destinada a se tornar o maior país cristão do mundo muito em breve – afirmou Yang, ao jornal The Telegraph.

- E vai ser em menos de uma geração. Muitas pessoas não estão preparadas para esta mudança dramática – acrescenta.

Em 2010 a China tinha mais de 58 milhões de protestante, de acordo com o Fórum do Centro de Pesquisas Pew Research sobre Religião e Vida Pública. Yang afirma que a população cristã total da China, incluindo católicos, será de mais de 247 milhões de pessoas em 2030, colocando o país à frente até mesmo dos Estados Unidos, que tinha cerca de 159 milhões de protestantes em 2010.

Informe se a matéria foi edificante:

FéEmJesus

Bispos deixam a barba crescer para pagar voto

Promessa foi feita pelo término das obras do Templo de Salomão.
Os bispos da Record estão com uma moda diferente nos corredores da emissora. Desde que o dono, o Bispo Edir Macedo, decidiu cultivar uma comprida barba, há cada vez mais barbudos na Record. Ela trata-se de um “voto” a Deus pelo término das obras do Templo de Salomão.

Esse templo é uma obra faraônica na zona leste de São Paulo. O vice-presidente artístico da emissora, o bispo Marcelo Silva, também já aderiu ao novo visual, junto com o vice-presidente de jornalismo, Douglas Tavolaro, e o vice-presidente executivo, Marcus Vinicius Vieira.

O “voto” da Igreja Universal é como se fosse a promessa na Igreja Católica. A construção desse Templo está fazendo com que a Igreja Universal reduza o dinheiro destinado à Record, levando a cortes de gastos de produção, terceirização de serviços e redução de salários.

Em construção desde 2010, o templo é uma réplica ampliada da lendária igreja construída pelo bíblico rei Salomão em Jerusalém, há mais de 2.500 anos, com o interior e o altar cobertos de ouro. O templo de está sendo erguido no bairro do Brás, na zona leste de São Paulo.

Com 74 mil metros quadrados de área construída e 56 metros de altura, o equivalente a um prédio de 18 andares, comportará 10 mil pessoas sentadas. Será maior do que a Catedral da Sé, em São Paulo, e duas vezes mais alto do que a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Informe se a matéria foi edificante:

FéEmJesus

Mensagem falsa diz que religião será proibida no Facebook

Empresa de segurança ensina os usuários a pesquisarem e analisarem informações antes de compartilhar nas redes sociais

Milhares de pessoas no mundo compartilharam imagens que informavam a proibição de posts com dizeres religiosos e palavrões no Facebook.

O texto dizia que a rede social estaria atendendo ao pedido dos anunciantes que queria uma rede “mais lógica e mais adulta” e que todos os usuários que desrespeitassem as regras seriam investigados.

Depois de fazer sucesso entre os usuários a mensagem foi analisada pela empresa de segurança Sophos que constatou que se trata de um trote, não sendo uma mensagem oficial do Facebook.

A imagem continhas erros de gramática, o que já apontava como sendo um trote, e também um erro técnico, pois falava de “leis” definidas pelo departamento legal do Facebook, mas a empresa de Mark Zukerberg não tem leis, e sim diretrizes.

Para evitar a divulgação de informações falsas como essas, a Sopho aconselha que os internautas pesquisem sobre os assuntos antes de compartilhar esse tipo de informação, analisando bem para saber se o post soa como verdadeiro ou não.

GP

Cientologia é reconhecida como religião na Grã-Bretanha

O processo julgado autoriza a realização de casamento na capela da seita
A Grã-Bretanha reconheceu a Cientologia como religião nesta quarta-feira (11) ao julgar um processo de uma mulher que queria se casar em uma capela da seita.

Louisa Hodkin teve o pedido negado pois as autoridades não aceitavam o local para a realização de casamentos, se baseando em uma decisão judicial de 1970 que declarou que a Cientologia não envolveria culto religioso.

Essa decisão de mais de quatro décadas atrás foi tomada pela falta de “reverência ou veneração a um Deus ou outro Ser Supremo”.

Mas esta semana a Suprema Corte da Grã-Bretanha reavaliou o caso e decidiu por unanimidade que a “religião não deve ser restrita a religiões que reconheçam uma deidade suprema.”

“Fazer isso seria uma forma de discriminação religiosa inaceitável na sociedade atual”, sentenciou o juiz Lord Toulson.

Ao aceitar o pedido de Louisa e reconhecer que a Cientologia é uma religião, a Justiça autoriza a realização de casamentos na capela, assim como é reconhecida a união realizada em outras religiões. 

Com informações Exame.

Papa afirma que católicos e evangélicos devem pedir perdão mutuamente

Francisco incentiva o diálogo ecumênico 500 anos depois da Reforma dividir Igreja
O papa Francisco recebeu esta semana a visita oficial ao Vaticano de uma delegação da Federação Luterana Mundial, além de membros da Comissão luterano-católico para a Unidade. “O ecumenismo espiritual constitui a alma do nosso caminho em direção da plena comunhão, e nos permite provar já agora qualquer fruto, ainda que imperfeito”, declarou o pontífice.

“Católicos e luteranos podem pedir perdão pelo mal que causaram uns aos outros e pelas culpas cometidas diante de Deus, e invocar o dom da unidade. As dificuldades não faltam e não faltarão e serão necessários, paciência, diálogo, e compreensão recíproca”, enfatizou.

Foi publicado recentemente um texto da Comissão luterano-católica para a unidade, chamado “Do conflito à comunhão. A interpretação luterano-católica da Reforma em 2017”. Dentro de quatro anos, ocorrerão as comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante, movimento que dividiu a Igreja. No Brasil os protestantes são mais comumente chamados de evangélicos.

Em 31 de outubro de 1517, o então frei alemão Martinho Lutero publicou suas 95 teses pedindo mudanças na Igreja Católica. Entre suas críticas, Lutero negava a infabilidade papal e sua autoridade de possuir as chaves do céu. Em 1520, referiu-se pela primeira vez ao Papa como “anticristo”. Ele e seus aliados foram excomungados pelo papa Leão X, através da bula papal Decet romanum pontificem, em 3 de janeiro de 1521. 
 
 
O atual papa afirma que “Na medida em que nos aproximamos com humildade de espírito ao Nosso Senhor Jesus Cristo, estamos certos de nos aproximarmos também entre nós e na medida que invocaremos do Senhor o dom da unidade, podemos estar certos de que Ele nos tomará pela mão e Ele será o nosso guia. É preciso deixar-se tomar pelas mãos do Senhor Jesus”.

“Como pessoas que foram encontradas por Cristo, somos chamados a auxiliar os pobres e vulneráveis. A mensagem de reconciliação que nos foi confiada se transforma em esperança para um mundo fragmentado e ansiando por paz com justiça “, afirmou o presidente da Federação Luterana Mundial, Munib A. Younan durante o encontro. “Para ele, ao abordarem conjuntamente uma história comum, que inclui elementos de dor, a promessa de cura aparecerá no horizonte”.

Em seu discurso, Francisco asseverou: “Sabemos que a unidade não é primariamente fruto do nosso esforço, mas da ação do Espírito Santo ao qual é necessário abrir os nossos corações com confiança para que nos conduza pelas estradas da reconciliação e da comunhão”,

Com informações de News Vaticano e Lutheran World.

Pesquisa revela 4 motivos por que “ninguém quer mais ir à igreja”

Crescimento dos “sem religião” em todo o mundo preocupa líderes evangélicos
Os autores Thom e Joani Schultz dedicam-se a fazer estudos constantes sobre como ajudar as igrejas a se fortalecerem. 

Afirmam serem consultores e já escreveram um livro polêmico anos atrás chamado “Why Nobody Learns Much of Anything in Church Anymore” [Por que ninguém mais aprende muita coisa na igreja]. Eles afirmam terem ficado muito preocupados após uma pesquisa conduzida por eles indicar que:

12% dos presentes afirmam lembrar o conteúdo do sermão no dia seguinte
90% afirmam que pensam em outras coisas durante o sermão
33% acham os sermões “longos demais”
11% dos homens e 5% das mulheres afirmam que o sermão dominical é a principal maneira como eles aprendem sobre Deus

Seu novo livro, “Why Nobody Wants to Go to Church Anymore” [Por que Ninguém mais quer ir à Igreja] promete ser igualmente polêmico. Assim como no primeiro, lideranças cristãs afirmam que a Igreja não é um esforço puramente humano e, por isso, as conclusões não podem ser aceitas sem questionamentos.

O fato é que em muitos países historicamente cristãos, principalmente na Europa e nos EUA, a frequência aos cultos diminui a cada ano. Cada vez mais, os bancos vazios aos domingos refletem-se no número recorde de igrejas fechadas ou vendidas para a abertura de templos para muçulmanos ou lojas.

No livro lançado este mês, os autores procuram fornecer algumas respostas, com destaque para as “quatro soluções possíveis” para o problema. Thom Schultz e sua esposa dizem que algumas das causas estão relacionadas com tendências sociais e culturais, mas para ele o problema pode ser identificado no mundo todo, especialmente entre os mais jovens.

Schultz disse que é uma questão complexa, pois a cultura atual questiona como nunca as crenças e o estilo de vida dos cristãos. Afirma ainda que as pessoas não querem simplesmente ser ministradas em um sistema de comunicação unidirecional, pois estão acostumadas a fazer parte de um debate constante nas redes sociais.

Os quatro aspectos principais de seu estudo, considerado por ele os “motivos” são:

1) As pessoas sentem-se julgadas na igreja. Como solução, ele propõe a “hospitalidade radical”. Isso significa aceitar a pessoa como ela é, mas sem concordar com o que ela faz. “Essa nada mais é que uma abordagem semelhante à que Cristo usava”, garante.

2) Falta de diálogo no que se refere ao ensino. Para Schultz é necessário existir uma “conversa sem medo”, que significa considerar os vários pontos de vista, ao invés de simplesmente oferecer palestras com o assunto já decidido. “As pessoas querem ser envolvidas na conversa sobre a fé”, por isso incentiva que as igrejas estejam mais abertas para ouvir opiniões.

3) Para a maioria dos não-crentes, “os cristãos são hipócritas” e essa percepção só aumenta com os casos de escândalo financeiros e sexuais em alguns meios. Por isso, o autor está pedindo “humildade genuína”. Defende que as igrejas não devem querer estar acima desses problemas sem oferecer soluções e mostrar na prática que isso é uma generalização.

4) É enorme o número de críticos argumentando que Deus está distante ou morto e por isso o mundo está nesse estado atual. Schultz acredita que as igrejas precisam voltar a sintonizar suas mensagens na pessoa de Deus. 

“Muitas igrejas já se esqueceram de falar sobre Deus, falam apenas sobre o que ele fazia nos tempos bíblicos”, afirma. A ênfase exagerada nos benefícios materiais que a fé pode trazer também contribui para que as pessoas percam a noção de elementos como graça e pecado, vendo sua relação com Deus como apenas uma troca de ofertas por bênçãos.

O Centro Pew de Pesquisa sobre Religião e Vida Pública, realizou um estudo demográfico abrangente em grande parte dos países do mundo. A pesquisa incluía estatísticas e análise de tendências para as próximas décadas. Uma de suas principais conclusões é o rápido crescimentos dos “sem religião”, especialmente em países tradicionalmente cristãos. 

Eles já são o terceiro maior grupo “religioso” do mundo, atrás de cristãos e muçulmanos. Cerca de uma em cada seis pessoas do mundo (16,3%) afirma ser “sem religião”. A maioria deles afirma que, embora tenha suas crenças particulares, não se identifica com nenhuma religião “oficial”.

Schultz acredita que essa tendência pode ser revertida caso as igrejas sejam mais relevantes em suas mensagens, especialmente se posicionando biblicamente sobre questões como desigualdade social, cuidado com o meio-ambiente, e tantas outras “perguntas que todos estão se fazendo”.

O autor mencionou a homossexualidade como um exemplo de assunto que rapidamente é abordado pelos pastores, que se esquecem que existem muitos outros tipos de imoralidades que eles parecem não ver.

“Eu acredito que a igreja pode prosperar de novo”, disse ele, observando que para isso é necessário mudar a metodologia, não a mensagem. 

Com informações The Blaze.

Fiéis da Assembleia de Deus prestam apoio aos romeiros do Círio de Nazaré

Mais de 2,1 milhões de pessoas de diversas religiões participaram da festa católica na capital do Pará.
O pastor Zildomar Campelo, da Assembleia de Deus localizada na Avenida Nazaré, em Belém (PA), conseguiu 300 voluntários para participarem da procissão do Círio de Nazaré, que aconteceu neste domingo (13) reunindo mais de 2,1 milhões de pessoas.

Os voluntários evangélicos levaram água, lanches, café, bolo, pães e sucos para os fiéis católicos. “Nossa igreja está de portas abertas, com o propósito de estabelecer o mandamento de Deus, que é amar a Ele e ao próximo, independente de religião”, disse o pastor.

Para se ter uma ideia, foram mais de 5 mil copos de água distribuídos, os trabalhos voluntários aconteceram entre as 17h do sábado até as 22h do domingo. Os evangélicos tiveram que se revezar para poder atender a todos os que passavam na frente da igreja.

 O café da manhã foi servido aos católicos dentro da AD, para isso foi preciso retirar todas as cadeiras do templo e montar uma mesa para 500 pessoas. “As pessoas se sentiram amadas. Muitos não compreenderam, mas buscamos quebrar essas barreiras com um sentimento maior, o amor”, disse o pastor Alexandre Zanini que também participou da ação.

Outro serviço prestado pela igreja foi o atendimento médico, por conta da grande concentração de pessoas, e pelo calor, muitos participantes da romaria passaram mal e puderam ser atendidos dentro da igreja.

Com informações G1.

Número de religiosos praticantes cai no Brasil

De acordo com dados do Censo do IBGE/2010 123 milhões de pessoas se declaram católicos, mas os praticantes são apenas 5% em torno de 7 milhões que frequentam a Igreja e participam dos sacramentos. Com estes dados o pesquisador Johnny Bernardo afirma que com relação a praticantes os evangélicos são maioria.

A conta é do pesquisador do Núcleo Apologético de Pesquisas e Ensino Cristão, Johnny Bernardo, em entrevista concedida ao jornal Nosso Tempo, do Rio de Janeiro, comentando o crescimento evangélico nacional. Essa conta também aponta riscos. Ele alertou que a discussão sobre uma futura hegemonia evangélica no Brasil passa pela questão da manutenção do laicismo.
Curta-nos no Facebook

“Poderíamos adiantar e dizer que o Brasil não é mais o maior país católico do mundo, pelo menos não em número de praticantes”, calculou.

A mesma pesquisa feita pelo Censo de 2010 levantou a existência de 42,5 milhões de brasileiros e brasileiras que se declararam evangélicos praticantes.

Mesmo que os evangélicos passam a assumir uma nova postura na sociedade, marcando presença e maior representatividade nos meios de comunicação, Bernardo apontou para uma diferenciação contínua no movimento evangélico brasileiro, “que o torna um movimento independente e competitivo”.

Fonte:
GPS Gospel

Pesquisa revela quais as religiões mais debatidas no Twitter

Evangélicos ocupam o segundo lugar no ranking, no topo estão os católicos  
A R18, empresa especializada em análises de redes sociais, realizou uma pesquisa entre os dias 5 e 18 de setembro para saber quais eram as religiões dos usuários do Twitter e fez um ranking sobre o debate religioso no microblog.

O estudo notou que quase metade dos usuários se declara católicos, 41,4% dos tuiteiros escrevem “sou católico” enquanto que 28,7% dizem “sou evangélico” na rede social.

Seguindo a linha dos perfis de pessoas que declaram sua fé publicamente pela rede está os espíritas com 14,1%, seguidos pelos judeus 6,5%, testemunhas de Jeová 5,7%, umbandistas com 2,3% e muçulmanos com 1,3%. A pesquisa foi realizada apenas no Brasil.
Para chegar a estes números a pesquisa monitorou as afirmações dos tuiteiros, foram 1.296 mensagens analisadas vindas de 1.186 perfis.

A R18 separou os usuários do Twitter por gênero, são 66,19% de homens, 28% de mulheres e 5,81% de “gênero não especificado”. A divisão também foi feita por localidade, 22,90% postam de São Paulo, 18,40% do Rio de Janeiro, 9,60% de Minas Gerais, 9,30% do Rio Grande do Sul e 39,80% de outros estados.

Os termos mais usados por esses usuários foram: Católico (480 menções), Acredito (324), Evangélico (255), Deus (211), Religião (192), Tudo (158) e Existe (153).

Fonte:
Gospel Prime
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...