Mostrando postagens com marcador adoradores. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador adoradores. Mostrar todas as postagens

O meu culto, o teu culto o nosso culto


O meu culto, o teu culto, o nosso culto

Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores. João 4:23


Como foi o culto dessa noite? Pergunta uma irmã a outra na saída do templo, a outra responde: "Não gostei, achei que o pastor prolongou muito o sermão; deveria ter falado menos.”  Replicou a outra irmã:” Oxe! Deus falou foi muito comigo através da mensagem, foi ótimo o culto, até me arrepiei e chorei.”

Quantas percepções existem após o término de uma reunião não é mesmo?
Porque em uma única reunião uns sente a presença de Deus e outros não? Porque em uma única reunião existe opiniões divergentes?  A resposta está "no adorador e na sua oferta".

Você já ouviu alguém falar que não gostou do culto da noite? Creio que você, em algum momento, já ouviu; e sejamos bem sinceros que até nós mesmos tenhamos falado, em algum momento, que não gostamos de um determinado culto. Mas será que quem tem que ter esta avaliação não é o Senhor? Podemos até discordar da liturgia, das quantidades de músicas e pouca exposição da palavra, mas nunca podemos dizer no coletivo que o culto não foi bom.

A pergunta de como o culto foi bom (coletivo) deveria ser dirigida primeiramente pra nós (individual): Devemos perguntar todas as vezes após a benção Apostólica: "Será que Deus recebeu o meu culto? Será que o levantar de minhas mãos foi aceito por Deus?  Teria Deus recebido minha oferta???? Será que Deus aceitou meus cânticos?”

Quem pode avaliar o teu culto, o nosso culto? A resposta é única: "Deus"

Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores. João 4:23

Quando você de alguma forma não gostar da liturgia do culto onde você participou, questione a você mesmo - faça no individual: será que eu fui realmente com espírito de verdadeiro adorador na reunião? Nunca diga que não gostou do culto, você não pode julgar o culto do irmão que está ao seu lado, antes reveja sua participação na reunião.

Assistir ou cultuar?
Aliás culto não se assiste, se cultua, se participa.  Eu sei que se trata de um vício de linguagem dizer: Vou assistir um culto, mas o correto seria dizer: Irei cultuar o Senhor com meus irmãos. Aliás, culto não é apenas em uma reunião em sua comunidade cristã, ou como conhecemos igreja (instituição).

Em uma grande reunião, existem as pessoas que estão lá para cultuar, e existem outras que vão apenas para visitar, outras para tratar de negócios e até se sentam no auditório, mas seus corações estão na rua, em casa, no trabalho etc. 

Deus busca adoradores que adorem em espirito e em verdade, Ele não quer apenas que você o adore no templo, Ele quer que você esteja com o coração de adorador onde quer que estejas. O verdadeiro adorador, cultua a Deus em casa, no trabalho, onde ele vai, esse chama a atenção de Deus. O verdadeiro adorador vai ao templo, nas reuniões com um único propósito; adorar ao Senhor

Dois adoradores, dois cultos, duas ofertas, apenas uma foi aceita. (Gênesis, 4:3-4)
Dois adoradores, duas orações, duas ofertas, mas apenas um foi aceito e justificado diante de Deus. Lucas 18:9-17

Que o meu culto, o teu culto, o nosso culto seja, de fato, em espirito e em verdade.

Deus abençoe
Fiquem na Paz de Cristo
Josiel Dias

Todo culto é uma oferta, mas nem toda oferta é um culto

O tamanho de minha oferta não define um culto agradável a Deus. Nem sempre quantidade, grandeza, glamour, é sinônimo de qualidade em meu culto. Minha oferta pode ser a maior da noite, a mais bela, mas pode ser rejeitada por Deus, se ao ofertar minha motivação for interesseira, por barganha, imunda, mesquinha ou apenas para aparecer.

Existem pessoas que estão em uma reunião e quando chega a parte do ofertório elas agem como se aquela parte não fosse também culto... ficam resmungando em seus corações.

Elas não entendem que o culto é uma oferta e que essa oferta vem do coração, e gera em nós adoradores atos concretos que envolve nosso louvor, nosso melhor, nossos recursos a casa de Deus. 

Talvez você esteja dizendo: “Deus não precisa de dinheiro”. De fato, Deus não precisa de seu dinheiro, mas a obra dEle sim. Não quero te desanimar, mas o culto é uma oferta e oferta não pode ser pela metade deve ser por inteiro. 

Devemos levar ao Altar do Senhor o que temos de melhor, nosso tempo, nossos recursos, nossos dons, nossa voz, nosso serviço e isso o tempo todo, não só aos domingos ou as quartas feiras, mas enquanto tivermos vida, ofereçamo-nos integralmente ao Senhor.

Entre o Altar e o “Adorador” está Cristo que observa atentamente a motivação daqueles que se dirigem a depositar suas ofertas. 

“Jesus está presente entre o Altar e o gazofilácio”

Certa ocasião Jesus estava no Templo e à parte observava o culto e a adoração do povo. Muitos de fato traziam grandes ofertas, muitas somas de dinheiro, quem sabe até faziam poses ao depositar suas oferendas. Entre estes que lá estavam apareceu uma certa mulher viúva e pobre que depositou duas moedinhas insignificantes, mas a oferta, o culto daquela pobre mulher, chamou a atenção de Jesus que estava só observando os tais “adoradores”. 

Uns deram quantidade apenas sem qualidade alguma, pois a oferta deles era o que sobrava, era desprezível, enfim, essa oferta não vinha de seus corações era apenas para serem vistos pelos homens. Mas já a oferta daquela mulher chamou a atenção de Jesus porque tinha qualidade. Ela ofertou tudo que tinha, creio que se aquela pobre mulher tivesse mais dinheiro, ela daria tudo ao Senhor como gratidão. Não é a quantidade e sim a qualidade. Lucas 21:1-4

Levemos ao altar do Senhor o que temos de melhor. O melhor louvor, o melhor recurso, o melhor tempo.... O nosso melhor deve ser depositado no altar dEle. 

Não é a quantidade que define sua oferta como agradável a Deus, mas a qualidade dessa oferta, é a motivação que te faz um verdadeiro adorador. Devemos apresentar a nossa oferta completa e de corpo e alma ao Senhor. 

Lembre-se: sempre quando fores a casa do Senhor oferecer o seu culto, seja uma oferta ao Senhor, doe-se por completo, não ofereça qualquer coisa, dê o seu melhor, dê algo que lhe custe muito, não faça isso cansado, não tente enganar a Deus oferecendo algo desprezível apenas para cumprir a liturgia. Ofereça o seu melhor pra Deus. Malaquias 1:12-14, 1 Crônicas 21:23-24

Quando aprendemos o significado que todo culto é uma oferta, logo temos a certeza que Deus merece o melhor de nós. Que nossa vida seja uma oferta agradável ao Senhor. Que nosso culto seja recebido por completo. 

Vamos cantar bem alto pro inferno ouvir!!!!!!! Ops! Mas quando cantamos não é pra DEUS ouvir?

“Vamos cantar bem alto pro inferno ouvir”
“Dê uma rajada de glória para estremecer o inferno”
“Pisa na cabeça de satanás aí agora”
“Repita esse versículo bem alto para que o diabo ouça”
"Agora diga pra satanás assim: satanás, ..."

Quando estou num culto e ouço esses jargões idiotas, me dá vontade de levantar e ir pra casa. Afinal, eu não saí de casa, correndo risco de ser assaltado no caminho, atropelado, atingido por uma bala perdida, cansado depois de um dia de trabalho, gastando gasolina no meu carro, pra me reunir com um povo obcecado por satanás! 

Essas igrejas que gostam de cantar pra satanás, orar pra satanás, dar glória pra satanás, ler a Bíblia pra satanás (por que não abrem uma escola pra alfabetizar o bicho ruim?!), mandar recado pra satanás e pisar na cabeça de satanás (como se ele estivesse debaixo do piso da igreja), deveriam colocar uma plaquinha na porta: “Aqui, cultuamos a satanás. Se quer cultuá-lo também, seja bem vindo”. Mas eu é que sou exagerado...

Culto é para adoração a Deus, o SENHOR TODO PODEROSO, Onipotente, Onisciente, Onipresente, Onividente, Eterno, Criador, Salvador, Soberano, Justo, Santo, Amável, Amigo, Pai, Bendito, Bondoso... Será que é tão difícil compreender isso??!! Pelo amor de Deus!

Destronando Mamom

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.Lucas9:23 
Mamom precisa urgentemente sair do trono, descer e ser retirado e jogado fora para que o verdadeiro Senhor, o verdadeiro Deus tome a primazia e torne-se o centro de nossa adoração.

Como é difícil abrir mão daquilo que nos dá prazer, como é difícil jogar fora aquilo que rouba o lugar que deve ser preenchido por um único Senhor. No texto acima Jesus dizia pra todos, inclusive os discípulos; Se alguém quer ser meu discípulo deve negar a si mesmo, ou seja, “mamom” não prevalece mais, “minha riqueza”, “meus bens” não deve receber nenhum tipo de louvor, nem devoção, muito menos adoração.

Destronando Mamon não é nada mais que jogar fora tudo que rouba o lugar de Deus em nossos corações. Às vezes dizemos que somos discípulos, às vezes proclamamos que Deus está acima de tudo, até dizemos que servimos a Deus mas nossas atitudes financeiras ou administração de nossos “bens” mostram muito bem a quem realmente nós servimos. 

O termo “mamon” é usado por Jesus para demonstrar que o amor ao dinheiro, muitas vezes às riquezas tem se tornado senhor de muitas pessoas. (Mt. 6:24).

Normalmente quem tem muito dinheiro, ou muitas riquezas exclui Deus de suas vidas. Pensam e dizem eles: “Pra que Deus, se sou alto-suficiente! ... Pra que orar à Deus por ter alguma enfermidade se tenho os melhores médicos, os melhores planos de saúde?  Normalmente servem e chegam a venerar sua “grana”. Quem já ouviu uma frase bem conhecida, tipo assim: Meu deus é meu dinheiro...?

É por isso que Jesus declarou para os seus discípulos: você não pode servir a Deus e a mamon [dinheiro e as riquezas]. Veja: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mt 6:24)".

A Mensagem bíblica para aqueles que tem mamom sentado no trono. 
Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:7-10
O Jovem Rico que tinha mamon como senhor. Marcos 10 
A bíblia mostra uma história que reflete muito bem esse contexto. O Jovem rico e seu encontro com o Senhor essa história está relatada em Marcos 10 a partir do versículo 17.

Essa é uma história muito interessante, pois retrata nos dias de hoje muita gente, muitas pessoas agem exatamente como esse tal jovem rico.  Perceba que pelo menos quatro ações nos chama a atenção nesse jovem.

“E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”

A princípio quando vemos a atitude desse jovem, querendo saber mais sobre vida eterna e como entrar nessa vida, podemos até dizer que ele começa muito bem o diálogo para o discipulado com Cristo, mas quando é confrontado pelo Mestre mostrando-lhe que segui-lo e entrar em seu Reino requeria daquele jovem renúncia, requeria dele apenas UM SENHOR, UM SALVADOR, já não era mais o mesmo.

Muitos se identificam com esse jovem rico, veja algumas atitudes dele. 
1- O jovem quando avista o Mestre vindo no caminho, ele corre ao encontro de Jesus, isso me chama muito atenção o impulso de vir até Cristo.

2- Se ajoelhou diante de Cristo... Que atitude maravilhosa, ajoelhar-se, prostrar-se é o mesmo que o adorar, reverenciar alguém digno dessa saudação.

3- Reconhecer Jesus como um bom Mestre.

4- Preocupar-se com sua vida Eterna...   

A princípio não podemos desconsiderar essas atitudes desse jovem, mas a seguir ele faz como muitas pessoas fazem nos dias atuais. Começam bem, mas não abrem mão de jeito nenhum de seu deus “mamon”. 

Jesus olha para aquele jovem e faz um raio x daquela vida. É como estivesse passando um scaner, o jovem não sabia, mas Jesus via por dentro dele quem estava sentado no centro de seu coração. Então Jesus diz pra ele: Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe?

Por que Jesus fez essas perguntas pra ele? Claro que Jesus sabia que ele era um bom judeu e até guardava a Lei de Moisés, mas Jesus como sempre queria confrontar o homem interior mostrando que nada adianta fazer o correto mas ter convicções erradas. Aquele jovem fazia o que a Lei dizia, mas seu coração refletia o contrário.  Veja o que ele responde pra Jesus: 

“Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.”

 A religiosidade daquele jovem era coisa maravilhosa suas atitudes grandiosas diante da Lei, mas... porém... contudo... todavia... faltava algo mais para a perfeição... E Jesus logo fala pra ele: “Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.”

Perguntamos então, quem disse pra Jesus que aquele jovem servia a mamon? Jesus toca no ponto principal daquele jovem, a devoção a mamon, o dinheiro, a riqueza estava sendo seu deus.   Agora Jesus confronta ele dizendo: Desfaça de tudo que você tem, jogue fora seu deus mamon desfaça de toda riqueza.

Por que Jesus fez isso? Não há problema em ser rico, ou ter muitas riquezas. O problema que as pessoas que estão nesse grupo, confiam em suas poses como se fosse Deus.

Perguntamos: Não bastava a atitude do jovem vindo correndo, prostrando-se, reconhecendo Jesus como um bom Mestre? Respondemos: Não bastava! Jesus queria ser o centro da vida, da devoção daquele jovem.

O que aconteceu depois disso? O jovem baixa a cabeça e retira-se triste diante de Cristo. Pelo que conhecemos na Bíblia todos que vinham ao encontro de Jesus eram transformados, eram curados, ficavam alegres, eram novas criaturas. Mas esse jovem foi o único que saiu, triste desse encontro. Embora o começo foi muito lindo, o final foi muito trágico para o jovem.

Fica a dica: Quem tem roubado o lugar de Deus em nosso coração?

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?
Lucas 9:23-25

Quantas pessoas vem ao encontro de Cristo, até são conhecidas como politicamente religiosas, mas não abrem mão nem renuncia a si mesmo. Jesus não pode ser Senhor dessas pessoas se elas não aceitarem unicamente Jesus em suas vidas.

Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. Marcos 10:17-27

Só há um Senhor, Só há um Salvador, Só há um Deus. A Ele a honra, A Ele a glória e o Louvor pelos séculos dos séculos, Amém. Deus seja Louvado

Pb Josiel Dias
IEC Alcântara

“A restauração do templo"

Ao abrir a Bíblia de forma aleatória (pelo menos até então, eu não sabia que era o Espírito Santo me direcionando), me deparei com o um texto que se encontra em Ezequiel 43:1-9 e tem o seguinte título: “A restauração do templo: a glória do Senhor”. O texto diz:

1 - Então me levou à porta, à porta que olha para o caminho do oriente.
2 - E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.
3 - E o aspecto da visão que tive era como o da visão que eu tivera quando vim destruir a cidade; e eram as visões como as que tive junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto.
4 - E a glória do Senhor entrou na casa pelo caminho da porta, cuja face está para o lado do oriente.
5 - E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a casa.
6 - E ouvi alguém que falava comigo de dentro da casa, e um homem se pôs em pé junto de mim.
7 - E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da casa de Israel não contaminarão mais o meu nome santo, nem eles nem os seus reis, com suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis, nos seus altos,
8 - Pondo o seu limiar ao pé do meu limiar, e o seu umbral junto ao meu umbral, e havendo uma parede entre mim e eles; e contaminaram o meu santo nome com as suas abominações que cometiam; por isso eu os consumi na minha ira.
9 - Agora lancem eles para longe de mim a sua prostituição, e os cadáveres dos seus reis, e habitarei no meio deles para sempre.

A princípio, ao lermos o texto, vemos que ele se refere à restauração da casa do Senhor, do local que foi designado para ser o templo onde se ofereceriam os cultos ao Senhor. Mas algo dentro de mim, ao ler esses nove versículos, me fez ter um entendimento mais profundo da palavra, e do sentido de restauração ao qual o Senhor queria falar comigo. 

Senti que Deus estava falando profundamente ao meu coração sobre a restauração do Seu templo, do templo do Espírito Santo. E onde é o maior templo do Senhor? Nosso coração, nosso corpo! E a partir daí, entendi que o Senhor me dizia que é tempo de restaurar o Seu templo; mas não o material e sim o espiritual. É tempo de restaurar meu coração, que é a principal morada do Senhor. É tempo de quebrar barreiras, de se quebrantar e se humilhar aos pés do Senhor. 

É tempo de calar e ouvir suas ordens para que essa restauração aconteça da forma como o Ele deseja, passo a passo, dia após dia. Não é hora de agir, e sim de deixar o Senhor Deus agir dentro de mim. É tempo de limpar o coração de toda impureza que se instalou e tentou criar morada dentro dele; é hora de rever as atitudes, os pensamentos e buscar a santificação que só podemos alcançar por meio de jejum e oração, por meio de intimidade com Deus (Eclesiastes 3:1-8). 

No versículo sete, na primeira parte Ele diz: “E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre;” Acaso pode o Senhor habitar e caminhar por lugares impuros? Acaso pode Ele, diante da magnitude da Sua graça e do Seu poder, ter como Seu templo um local que não seja santo, que ainda não tenha sido restaurado segundo a Sua vontade? É claro que não. 

Se queremos ser templo do Espírito Santo, se queremos ser a morada do Senhor, temos que buscá-lo dia após dia, temos que nos humilhar a Ele em todo o tempo, buscar intimidade com Ele e agirmos segundo o Seu querer e a Sua vontade (I Coríntios 6:19). Ser templo do Espírito Santo não é fácil, requer renúncias, sacrifícios, perdas, lágrimas, joelho no chão, oração. Pagar esse preço para que sejamos restaurados na maioria das vezes é muito difícil. Se derramar diante do Senhor, confessar suas culpas, medos, dores, chorar e abrir o coração pra Deus pode parecer simples, mas não é. 

Às vezes quando paramos para orar não conseguimos pronunciar nenhuma palavra. Mas glórias a Deus que conhece o mais profundo do nosso coração. Mesmo diante de tantas dificuldades, esse é um processo necessário, primordial para que nosso templo, ou seja, nosso coração seja restaurado segundo o querer do Senhor. Ele quer habitar em nós, quer fazer morada em nossos corações, mas como isso seria possível sem sacrifícios de nossa parte? Não seria. 

Deus quer o nosso melhor pra Ele; quer nosso amor, submissão, dedicação, respeito, fé, confiança, intimidade. E não se alcança nada disso sem sacrifício. Mas sabe qual é a melhor parte disso tudo? É que ao final dessa restauração, Deus vai nos olhar de Seu trono e dizer: meu templo está pronto, foi restaurado segundo as minhas ordens e agora, eu posso habitar nele, posso colocar nele vasos de outro e de prata, as mais belas cortinas, o melhor dos altares, pois eu sei que lá haverá continuamente um sacrifício de adoração a mim. 

Queridos, os vasos, as cortinas, são as bênçãos que o Senhor quer entregar em sua mão; Ele quer te dar o melhor, quer realizar os desejos do seu coração, quer te abençoar, te fazer um servo honrado não apenas diante dEle, mas diante dos homens. O altar é um coração novo, puro, fiel ao Senhor, e o sacrifício é você estar continuamente adorando ao Senhor, rendendo graças a louvores a esse Deus quer tem o melhor para cada um de nós. Deus tem promessas para nossas vidas; algumas já reveladas, esperando apenas sua restauração diante do Senhor para sempre cumpridas. 

Se Ele prometeu, Ele vai cumprir, porque Ele não mente, não se arrepende (Números 23:19). Outras ainda encobertas, que o Pai irá te revelar no momento certo. Deixe Deus te restaurar, deixe Ele cuidar da sua vida e do seu coração, para que você possa desfrutar da plenitude do amor e das bênçãos do Senhor para com sua vida. Se coloque hoje, agora, onde você estiver, aos pés do Senhor; permita-se ser restaurado por Ele. 

Permita-se ser um vaso de honra nas mãos do Senhor, para que você possa ser usado para ganhar almas, para ajudar na restauração de outras vidas. Seja hoje mesmo moldado pelas mãos do Senhor, para que você possa ter intimidade com Cristo, ter ouvidos sensíveis a Sua voz, olhos atentos ao Seus sinais. Você verá quão maravilhoso é ter uma vida de comunhão com o Senhor. As bênçãos te seguirão (Deuteronômio 28:2), e seu testemunho ganhará almas para Jesus, pois essa é nossa missão aqui na terra: pregar a palavra de Deus em todos os momentos, a todos, em qualquer lugar.

Que Deus abençoe nossas vidas!!!

Por Camila Souza

oração


Leitura Bíblica: 1 Pedro 5.8-11
 Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo,
e ele fugirá de vocês (Tg 4.7).
O maior adversário do cristão é o diabo, conhecido também como Satanás. Muitos dizem que ele não existe, mas isso é um engano: ele é um ser real, que tem agido muito ao longo dos séculos. Além de ser mentiroso, astuto e sedutor, tem-se apresentado àqueles que não conhecem a Palavra de Deus como alguém bondoso, com muitos conhecimentos, educado, atraente, e falando com eloquência.
 
Jesus um dia disse: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores” (Mt 7.15). Isso significa que nem todos os que falam em nome de Deus foram enviados por ele.

O apóstolo Paulo nos alertou dizendo que o fato de existirem falsos apóstolos de Cristo “não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz” (2Co 11.13-15). Ele tem poder para confundir as pessoas; infelizmente está enganando muitos e liderando um batalhão de espíritos malignos.

No texto de hoje Pedro dá alguns conselhos à igreja e usa uma figura de linguagem forte com o propósito de ficarmos vigilantes, dizendo que o diabo está ao nosso redor e ruge como um leão faminto. É um alerta de ele querer dominar tudo e todos. Pedro nos aconselha a vigiar – é bom lembrar que ele mesmo teve más experiências com a falta desse cuidado quando andava com Jesus.

Satanás não luta contra Deus, pois sabe que não tem condições de vencê-lo – além disso, seu fim já foi decretado (Ap 20.10). Então direciona seus ataques às pessoas. Ele é astuto e sabe que pode vencer os mais fracos. Por isso temos de praticar diariamente o versículo em destaque, confiando no Senhor e recebendo dele a força para resistir a Satanás.
 
Mas, se ainda assim dermos ouvidos ao discurso enganoso do inimigo e praticarmos o que desagrada a Deus, poderemos arrepender--nos de nosso erro e pedir perdão ao Pai, retomando nosso relacionamento com ele. – ETS

Guiame

Evangélicos nominais

1 Pedro 2.9: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". Uma recente pesquisa brasileira sinalizou a existência de um novo grupo entre os evangélicos: os nominais. Estes apresentam evangélicos no nome, mas não em sua prática.
 
O que contraria um princípio elementar do cristianismo: viver o que se fala. Há, portanto, uma crise de valores essenciais para a fé genuína e o resultado tem sido desastroso. Mas, como são ou agem os nominais?

Os evangélicos nominais querem batizar seus filhos na igreja, mas não criá-los no caminho do Senhor. Para estes, o batismo é um ritual e não um sinal visível de uma graça invisível. O batismo deixa de ter o sentido bíblico do "trazer para dentro" e passa a ser um rito. Batizar os filhos é um privilégio e uma ordenança bíblica, contudo além dele é necessário criar os filhos no caminho do Senhor. Em Provérbios 22.6, lemos: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele".
 
Nada ensina melhor que a prática. Se você quer ensinar o caminho aos seus filhos ande com ele. De pouco adianta apontar o caminho se você mesmo não trilhar a mesma via. Os primeiros cristãos eram conhecidos como "os do caminho" por seguirem os ensinos daquele que afirmou ser "o caminho, a verdade e a vida"- João 14.6.

Os evangélicos nominais querem casar na igreja, mas não casam no Senhor. O primeiro milagre ministerial de Jesus foi num casamento. Mesmo não tendo celebrado nenhuma união, e não tendo casado, Cristo reafirmou o casamento como algo abençoado por Deus. Desde o Gênesis há referências a casamento, mesmo que o termo não seja usado.
 
Jesus, em resposta a alguns fariseus, relembre este tópico em Mateus 19.4 a 6: "Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem".
 
Casar na igreja não é o mesmo que casar no Senhor. Casar no Senhor implica em buscar crescimento espiritual porque uma pessoa madura biblicamente será um marido ou esposa melhor. Casar no Senhor não se restringe à cerimônia religiosa, mas aos valores cristãos vividos dentro de casa e ao longo da vida.

Os evangélicos nominais tem com a igreja um compromisso social e não espiritual. O sentimento de pertencimento, bênção que resulta da comunhão e amizade construída na Casa de Deus, pode ser reduzido a encontros com pessoas interessantes com quem tenho muitas coisas em comum. Para estes as relações sociais são mais importantes que as espirituais. A igreja passa a ser sinônimo de um clube, tão somente isso.
 
Em conversa com seus discípulos em Cesaréia de Felipe, num diálogo específico com Pedro, segundo registro em Mateus 16.18, lemos: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Meu foco está na expressão: "minha igreja". A Igreja de Jesus não pode ser somente um lugar para encontros sociais. Lembro carinhosamente do Salmo
 
122.1, que proclama: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR".

Os evangélicos nominais assistem, mas não prestam cultos a Deus. Há muitos espectadores durante um culto. Alguns há muitos anos, deixaram de prestar culto a Deus com alegria e inteireza de coração. Correm o risco de cantar sem louvar e adorar, de orar de si para si mesmos, de ouvir a pregação e achá-la própria para outros, e jamais para si. Os nominais não se sentem parte de uma comunidade de adoradores, mas de uma plateia que acompanha, às vezes atentamente, a perfomance religiosa de alguns. Para Deus, como ensina o livro aos Romanos
2.11 - "não há acepção de pessoas".

O Senhor não está mais atento à forma que ao conteúdo. O que Ele espera é um coração sincero e verdadeiro. O nominalismo, embora forte, não é imbatível. Você e eu, com a ajuda de Deus, podemos lutar para que jamais sejamos evangélicos nominais. Que nossa prática seja a mesma que nosso discurso!

Por Rev, Jr. Vargas

Não pregamos pra encher a igreja de gente, mas pra encher gente de vida

O nosso testemunho não é demonstrar ser melhor do que o incrédulo, mas sim sermos igual a Cristo, não consiste em sermos mais importantes na terra do que o ímpio, nós não estamos numa competição, nosso papel é ser luz e sal.

Pensamos que muitos vão crer em Jesus se enxergarem nosso sucesso na terra, este é um pensamento errado, o mundo precisa nos ver cristãos, como em Antioquia foram vistos.

Nosso cartão de visitas não são os valores da terra que guardamos na garagem, mas o sentimento e a mente de Cristo que possuímos em meio à loucura da terra.
 
O evangelho que transforma deve se traduzir em atitudes de compaixão. Os dons que temos são externados em amor. Assim verão Cristo em nós

Evangelizar é viver a vida de Deus, é ter o Cristo revelado pelo Espírito dentro de nós, sendo demonstrado em todo momento em atitudes pra fora de nós.

Posso pregar o que não vivo?

Resposta: Viva o evangelho de Cristo, é assim que se prega.

Quem fala do que não vive, deseja para os outros uma vida que nem mesmo conhece, nisso não há fé nem compaixão, é proselitismo vazio, e o proselitismo de hoje visa encher os templos de contribuintes. Quem vive o evangelho quer levar mais gente pra eternidade e não apenas pra uma igreja.

Quem vive o evangelho deseja para o seu próximo uma vida eterna garantida, e uma vida ainda na terra, plena de Cristo. Nossa missão é demonstrar os valores do reino de Deus na sua integralidade àqueles que nos rodeiam, uma vida mais justa enquanto terrena. Nosso evangelismo deve olhar pra vida de quem sofre e necessita do reino. Quando evangelizo vejo o vazio na vida de quem sofre, não o banco vazio da Igreja.

Evangelizar não é uma atitude de amor a uma instituição, é atitude de amor à vida. Não pregamos pra encher a igreja de gente, mas pra encher gente de vida, e a nossa missão não para quando alguém declara fé, mas prossegue até que esse alguém esteja suprido em sua necessidade. O evangelho que cremos atende o homem em sua necessidade completa, assim foi a pregação de Cristo, assim deve ser a nossa.

Por José Bruno
Guiame

O culto é um show!

Culto ou Show?
Não sei desde quando, mas os cultos nas igrejas evangélicas estão de pernas pro ar. Não sabemos mais o que é certo ou errado, o que pode ou não pode, o que é apelação ou devoção. Cada pastor, com base em seu "público", define como será o culto na sua igreja.

Muita música, muita dança, muitas luzes, muita alegria, muita cura, muitos milagres, coisas novas e diferentes todos os domingos, que eu chego a imaginar se realmente estamos cultuando a Deus ou o nosso público. Se for a Deus, será que ele está se agradando com todo este "carnaval" em que têm se tornado nossos cultos, só para agradar nossos jovens?

Em qualquer religião, o culto é o ápice, a apoteose da adoração. É ali que os adoradores da divindade mostram o quanto querem agradá-la e dependem daquele deus. Na ânsia de fazer tudo para agradar a divindade, muitos chegam a fazer coisas absurdas, como levar comidas especiais para o deus ou deusa, se vestir como a divindade gosta, sacrificar animais e até crianças. Em qualquer religião, o culto (ou o nome que ele tenha) é cercado de rituais e reverência. Tem sido assim na igreja evangélica?

Na ânsia de quebrar as barreiras da missa ritualística da Igreja Católica ou dos cultos reverentes das igrejas evangélicas tradicionais, estamos transformando nossos cultos em um show para agradar a um público exigente por coisas novas.

O pobre pastor tem procurado fazer das tripas o coração para, a cada culto, agradar à platéia, como se estivesse concorrendo com o Faustão pelo melhor programa de domingo. Daí para tornar o culto em um "show" é um pulo, onde não apenas um, mas de preferência trezentos e poucos pastores façam um descarrego para que o crente saia dali certo de que aquela semana é a da virada em sua vida e que a vitória foi decretada pelo "superpastor". Acho que não é assim que Deus quer.

O culto bíblico possui sete elementos imprescindíveis: leitura bíblica, oração, cânticos espirituais, pregação da Palavra, ordenanças (batismo e ceia), ofertas e bênção apostólica. Não é uma parte do culto, mas a Bíblia recomenda que ele seja uma expressão de nossa alegria e júbilo, e não um ritual cansativo e desprovido de sentido.

Junto com os elementos imprescindíveis, estão agregadas as circunstâncias próprias de cada cultura como, por exemplo: quantas vezes devemos ir à igreja no domingo? Que horário? Que tipo de banco ou de púlpito devemos usar, qual o tipo de roupa que devemos vestir? Não há preceito bíblico para as circunstâncias, porém, como elas estão ligadas ao culto, devem ter como referência a nossa moderação e aquilo que edifica, que não escandaliza, que seja justo, respeitável, puro e verdadeiro... (Fl 4:5,8).

Deus (e não o dizimista) é a razão, o motivo, a causa e, principalmente, quem define como deve ser o culto. Não podemos inventar, tipo, botar "uma dancinha" para levantar o moral da moçada, ou fazer do nosso jeito. Nosso único propósito é deixar Deus satisfeito no final de cada culto. Em lugar de dizer: o culto foi muito bom, deveríamos perguntar: Deus ficou feliz com nosso culto hoje?

Acrescentar qualquer "fogo estranho" vai entristecer a Deus. Cultuar a Deus é muito mais sério do que esta bagunça que temos visto por aí, em muitas igrejas. A pior coisa para um adorador é sair do culto sabendo que Deus não gostou nada da adoração. Se você gosta de show, é melhor ir a uma boate ou um barzinho da moda, porque o culto não pode ser um show.

Por José Ernesto
Fonte Comunhão

E daí que você frequenta uma igreja?

Ouvi sobre uma senhora bem velhinha, nova convertida, que foi algumas vezes na igreja da qual participava levando seu cachorrinho. Chegava, sentava e assistia ao culto com o seu cachorrinho no colo. Inconformado, o pastor perguntou o motivo da atitude dela. Foi por causa da sua mensagem. Minha mensagem? Perguntou admirado o pastor.

É, lembra que o senhor ficou dando ênfase naquela frase que diz que tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor? Pois é, meu cachorrinho tem fôlego! Confio na fonte, foi meu professor de Teologia Sistemática que contou e o ocorrido foi no pastorado dele.

Pregamos. E cada um entende o que bem quiser. A velhinha e o cachorro do parágrafo acima ilustram bem a situação. Pela idade super avançada e também como nova convertida, compreendemos a incompreensão dela. Sobre a compreensão ou não do cachorro é melhor nem falar. E quanto às pessoas com juízo perfeito e as faculdades racionais e intelectuais em ótimo funcionamento? E sobre estas, o que dizer?

A incompreensão errada leva gente de forma errada, portanto equivocada, para um modelo superficial de seguir a Cristo. O problema não é se você freqüenta uma igreja, se sabe decor os 10 mandamentos, se domina a moda-gospel-fashion que evangélicos devem usar, se dizima e dá ofertas polpudas, nada disso. E daí? Isso tudo é religião aparente, enfeite, e nada disso altera a salvação.

O problema todo se resume no fato de você praticar ou não aquilo que sabe e professa. A prática autêntica, e não a teoria moralista e estéril, é que revela quem você e eu realmente somos. Afinal, é do coração que saem as fontes da vida. Exatamente por isso a Bíblia manda cuidar muito bem do coração, permitir nele a mistura de águas doces e amargas não vai prestar. Então, é melhor cuidar.

O corpo de Cristo geme por membros sinceros, fiéis, saudáveis. A dupla vida um dia termina sendo desmascarada. A igreja que se freqüenta até dá para enganar por um tempo, porém o templo onde o Espírito habita, o nosso coração, não dá. Aí, no coração, somos quem de fato somos, apenas aguardando o veredicto final.

Paz!

Por Edmilson Mendes
Guiame

A Igreja perfeita para Congregar

Venho observando há algum tempo um processo de busca pela Igreja ideal. Sei também da existência de pessoas, que ao longo da vida, têm visitado Igrejas após Igrejas, procurando por aquela que lhes produza uma emoção mais forte na alma. E quanto mais buscam, e quanto mais visitam, mais se frustram por que em lugar algum encontraram Deus.

Para ter um encontro com Deus é preciso buscar a Deus.

Assim falou o apóstolo Paulo diante dos filósofos no Aerópago de Atenas: "O Deus que que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens"...e Deus fez toda a geração dos homens para habitar a terra. Para que buscassem ao Senhor, ainda que tateando, o puessem achar, por que não está longe de cada um de nós.

Deus está mais próximo de nós do que uma Igreja.
Para encontrar a Igreja perfeita você precisa primeiro ser encontrado por Deus. Deus é Espírito. Onipresente. Onisciente. Onipotente. Se houver um interesse, uma sede, um desejo intenso de sua parte para se encontrar com Ele, não vai ficar frustrado ou frustrada. A partir do momento que você decidir encontrá-lo, e mais que isso: decide servi-lo de verdade, o próprio Deus estará atento para ouvir o que você tem a dizer.

Por que é tão simples assim? Não se esqueça de que Deus é o Criador.E que seu filho, Jesus Cristo, veio a esta terra, para ser o caminho para chegar até a presença de Deus. Fora de Cristo não há nenhum outro Deus intermediário. Até Maria, a mãe de Cristo, a mulher mais bem-aventurada em todos os tempos na terra, disse: Fazei tudo o que Ele [Cristo] vos disser.

Não existe uma fórmula mágica nem um lugar especial para conversar com Deus. O lugar quem decide é você. Basta que seja tranquilo, onde você possa conversar com Deus, sem interrupções. É como um namoro: um lugar onde os dois possam estar a sós. No quarto, na sala, na cozinha, em rua sossegada. Fale com Deus como se Ele estivesse assentado ao lado de sua cama. Ou no sofá de sua sala; na cadeira da cozinha; caminhando ao seu lado na rua. Abra o seu coração e fale com ele. Deus já sabe o que vai no seu coração, mas tem interesse em ouvi-lo, para que você aprenda a dialogar com ele.

Se você fizer isto com sinceridade, pergunte para Ele onde você deve congregar. Peça ajuda para encontrar a Igreja onde você vai congregar. A Igreja que Ele sabe que você vai ser bem instruído, edificado. A Igreja onde você vai servir, trabalhar em vez de ser servido.

É por isso que há milhares de pessoas que já passaram por tantas Igrejas, e nunca encontraram a Deus. Uma pessoa com desejo sincero de ter um encontro com Deus, com certeza vai ver seu desejo realizado. Quem visita igrejas apenas por curiosidade, sem um interesse verdadeiro, sem ter nehuma sede de Deus, vai procurar a vida toda. Pior, pode se achar congregando na Igreja errada.

Também tenho uma palavra para quem já é cristão há muito tempo, e anda insatisfeito, ou deixou de congregar, permancendo em casa. É um lindo sermão de Martinh Luther King, que traduzi e sua mensagem fala muito comigo: Redescobrindo os Valores Perdidos. É lindo e esclarecedor.

Assim está escrito no Livro do Profeta Jeremias: Assim falou o Senhor Deus: "Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

A Igreja perfeita é o coração de um crente onde a presença de Deus habita. E isto depende primeiro de um concerto, de um compromisso pessoal, um comprometimento de se involver com algo que agrade ao Senhor. Se isto não for feito, você nunca vai encontrar a igreja perfeita, porque você é parte dela.

Fonte:
Olhar Cristão

Dia-a-dia

Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
Mateus 6:11
Não será o seu comportamento na igreja no domingo que vai impressionar o seu colega de trabalho, comentou um cristão experiente. Acrescentou que a vida diária é o que mostra o valor da fé. Provérbios 31:25-31 descreve a vida de uma esposa ideal, mostrando o seu exímio caráter na vida no seu lar. É de proveito ler o capítulo inteiro, pois mensiona várias das suas virtudes, bem como seus trabalhos e sua capacidade de organizar.

Encara os deveres cotidiano com otimismo e  confiança no Senhor. Seus filhos a elogiam, e podem sair seguros com os valores que aprenderam dela. Sendo jovens e pensando no  seu casamento, menos valor darão à beleza física e bem mais ao caráter pela sua confiança no Senhor.

Imitam seu pai, que é respeitado em parte por causa da vida da mãe deles. Para ele, ela é incomparável. Certamente não foi por acaso que encontrou essa "joia". Terá feito sua escolha na base das qualidades que ele mesmo tomava por base dos valores do seu futuro lar.

Este belo quadro, porém, não é desligado do dia-a-dia da vida, com suas lutas e provas. No versículo em destaque, Deus nos ensina a pedir o pão diário, confiando no Senhor nas horas deste dia. "Basta a cada dia o seu próprio mal" Mateus 6:34.  É hoje que Deus quer que mantenhamos o nosso equilíbrio pela nossa comunhão com ele. Afinal, a vida é só de hoje "Agora é o dia da salvação" 2 Coríntios 6:2.

Tudo isso está ligado porque os cristãos são retratados como a esposa de Cristo (Ap 21:9). O Senhor, como esposo, deseja que vivamos dignos dele, visto que ele deseja apresentar sua igreja " a si mesmo como igreja gloriosa, sem mácula nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável" Ef 5:27

E para  melhor lidarmos na realidade do dia-a-dia, o melhor caminho é receber o "reforço" do Pão da vida, a palavra de Deus. Ore hoje para que Cristo dirija os seus passos na família e nos seus deveres e que o conduza em Paz.

Um bom modelo de vida: uma esposa digna de Cristo

Por Teodoro Laskowski

Verdadeiro Ou Só Para Ser Notado?

 "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2:20).

"Muito se fala sobre avivamento ou renovação espiritual, mas, um coração renovado é aquele que se submete ao senhorio de Cristo. Uma mera mudança emocional, um momento de excitação religiosa, não é avivamento. Quando os cristãos estiverem convencidos de sua rebeldia contra os ensinos de Cristo em suas vidas, confessarem seus pecados, renunciarem aos seus interesses pessoais, tomarem sua cruz e deixarem Jesus ter a primeira e última palavra em tudo, isto será avivamento, seja qual for o nome que você dê a isto."

Um coração avivado é aquele que tem prazer em servir ao Senhor, que se oferece para fazer a vontade de Deus sem se importar com aplausos e reconhecimento, que não busca notoriedade, que não procura ser notado e sim glorificar o nome de Jesus.

Passar longos momentos de joelhos, chorar durante as orações, levantar as mãos durante o período de louvor, gritar bem alto "Glória a Deus", ou "Aleluia" durante as mensagens, podem ser atitudes momentâneas de emoção e não garante um verdadeiro avivamento. A renovação do coração vai muito mais longe e exige um compromisso de dedicação integral à causa do Senhor.

Um coração avivado sempre está pronto a dizer "eis-me aqui", sempre pensa mais em Deus do que em si mesmo, sempre esconde o próprio merecimento para que os méritos de Cristo sejam vistos por todos em sua vida.

Ser avivado é ter prazer em orar e falar com o Senhor. Ser avivado é buscar na Palavra de Deus os rumos de sua vida. Ser avivado é se esforçar em buscar os perdidos, por saber que uma alma vale mais que o mundo inteiro. Ser avivado é amar ao Senhor de todo o coração e também ao próximo, como o Senhor ensinou. Ser avivado é poder dizer: "não vivo eu, Cristo vive em mim".

O seu avivamento é apenas para que os irmãos o notem ou para que Cristo seja engrandecido?

Por Paulo Barbosa

Escola Adorando 2013 em BH

Inscrições já estão abertas em curso que
prepara ministros de louvor
Visando aprimorar líderes de louvor e músicos, já estão abertas às inscrições para a edição 2013 do Centro de Treinamento da Escola Adorando. O curso acontece em janeiro e as vagas se esgotam rapidamente. O curso é ministrado por Nelson e Christie Tristão e convidados que ensinam os principios do louvor e adoração.

Para poder participar é necessário apresentar uma carta de recomendação de seu pastor e fazer seu cadastro através do site inscricaoeventos.industriai.com.br.Através de ensinamentos técnicos, workshops de instrumentos musicais e canto, dinâmicas de grupo e outros trabalhos esses alunos serão preparados com ensinamentos bíblicos para desenvolver o ministério de louvor e adoração.

Neste ano a novidade é que o curso funciona em um local mais amplo, em Belo Horizonte, com uma infra-estrutura adequada para receber os novos alunos.“Cremos que entramos em uma nova fase e que isso significa mais derramar de Deus sobre todos nós. Estamos muito empolgados com a Escola de Janeiro de 2013”, afirmaram os organizadores.

O período de estudo será entre os dias 7 e 19 de janeiro de 2013. Interessados podem enviar e-mail para
escola@adorando.com.br ou entrar em contato com a direção através do telefone (31) 3218-2563.


Fonte: Creio

Via Cpad News

Perlla afirma que teve um encontro real com Deus

No segundo semestre deste ano a jovem vai lançar seu primeiro CD com canções evangélicas
A cantora Perlla esteve no programa Muito +, da TV Band, na última segunda-feira (7) onde afirmou que teve um encontro real com Deus e que ela mesma decidiu largar a carreira secular.

A ex-musa do funk carioca nasceu em um lar evangélico, mas na adolescência se desviou depois que teve uma discussão com um pastor e passou a cantar ganhando fama em todo o Brasil.

Somente depois de conhecer o músico Cassio Castinhol, com quem é casada e tem uma filha, Pérola, é que a cantora resolveu voltar para igreja. “Fui nascida e criada em um berço evangélico antes de eu me desviar. Eu sempre frequentei, porém não pensava em parar [de cantar funk] porque Deus não tinha tocado meu coração”, disse a jovem.

Ainda em entrevista ao programa de Adriane Galisteu, Perlla afirmou que não foi o esposo que pediu para que ela largasse a carreira secular, mas que foi um voto que ela mesma resolveu fazer com Deus. “Tive um encontro com Deus, fiz uma promessa que eu iria parar de cantar funk no dia 31 de dezembro de 2011 e eu consegui. Não tem explicação isso”.

O primeiro CD gospel de Perlla será lançado no segundo semestre de 2012, mas a cantora adianta que não sente vergonha do seu passado como funkeira e que não vai omitir para sua filha que teve uma carreira secular.
“A minha vida serve de testemunho não só para mim, mas para a minha filha. Ali eu vivi um momento, era uma adolescente, tinha acabado de me entristecer na igreja, mas tenho que mostrar para a minha filha o que Deus fez na minha vida”.

Quem são os verdadeiros adoradores?

São estes que o Pai procura.
João 4:23-24
Muitos questionam a forma correta de cultuar, de adorar a Deus. Compreendem de que a forma correta é com bastante barulho. Outros defendem a forma do culto em silêncio, outros chamando a atenção com sua adoração extravagante, outros ainda informam o local correto para cultuar ao Senhor. Perguntamos: De que forma nós devemos adorar ao Senhor? Onde adorá-lo? Como deve ser a nossa adoração? Como saber se estamos agradando, com o nosso culto, ao Senhor?
Lucas 7: 36-50 Estes versículos nos mostram um exemplo de adoração: Jesus havia sido convidado por um fariseu para jantar em sua casa. De repente, alguém não tão desejada, rompe a liturgia com seu gesto de carinho e devoção que chamou a atenção de Jesus. Não pense que o seu gesto foi aceito por todos ali naquela casa, mas o Senhor Jesus via o coração daquela adoradora.
O fariseu dentro de si, pensa: Se este fora realmente profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, por que é pecadora. Alguns dos discípulos também acharam desperdiço a forma do culto daquela mulher. Jesus sendo onisciente conhecia tanto o coração da mulher como do fariseu, como também de seus discípulos então rompe a liturgia quebrando o protocolo daquela reunião. Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa eu tenho a te dizer. Ele respondeu: Dize-a, Mestre.
Jesus então contou a historia de um certo credor que tinha dois devedores um devia bem mais que o outro, como ambos não tinham como pagar, o credor perdoou os dois. Jesus então pergunta para Simão qual deles portanto, o amará mais? Respondeu Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem.
Olhando para aquela mulher disse: Simão vês esta mulher? Entrei nesta casa, e tu não me destes água para lavar os meus pés, esta porém desde que aqui cheguei não cessa de regar os meus pés com suas lágrimas e enxugar com seus cabelos. Simão! Não me deste ósculo, porém essa mulher não para de beijar os meus pés. Não ungistes minha cabeça, esta porém deu tudo o que tinha, ungindo os meus pés com bálsamo.

Querido irmão embora aquela mulher, na visão tanto do fariseu como dos discípulos, fosse uma pecadora; Jesus recebeu o seu culto, sua adoração mesmo talvez fora da programação daquele jantar.

Outra mulher, a qual sua historia está escrita em João 4:20-24, também nos ensina, dentro deste contexto, fazendo uma pergunta que, nos dias atuais, tanto fazemos. Ela pergunta o seguinte a Jesus: Onde devemos adorar? Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Jesus porém olhando para aquela mulher diz: Mulher:

Hora vem que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis ao Pai. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Não importa meu querido irmão de que forma e onde você cultua a Deus, se alto, se baixo, se de joelhos, se em pé, se na igreja em Jerusalém, ou na igreja em Samaria, ou no monte ou fora dele. Dê o seu melhor, derrame-se aos pés do Senhor. Não se importe com aqueles que estão em sua volta e censura a sua forma de cultuar.

Se sentires vontade de chorar, chore! Se sentires vontade de glorificar alto, glorifiques aquele que é digno de toda honra e gloria. Sua vida deve ser de um verdadeiro adorador, seja dentro ou fora do templo, seja em casa ou no trabalho, adore ao Senhor. Seja andando ou parado, conversando ou em silêncio, adore ao Senhor. A sua adoração deve fluir de dentro para fora. Sua maior “ênfase” não deva ser o local nem a liturgia e sim sua vida como verdadeiro adorador.

Chame a atenção do Senhor com sua adoração, seja verdadeiro, pois são estes adoradores que o Pai procura, a saber, os que adoram-No em espírito e em verdade.

Por Josiel Dias.
IEC Alcântara

Sábado ou Domingo? Carne ou Legumes? Circuncisão ou Incircuncisão?

Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. Atos 16:3

Quais eram as convicções do apóstolo Paulo em relação aos sábados, domingos, comer carne, deixar de comer, circuncidar ou deixar de circuncidar, e tantos outros dogmas que estão presente na igreja cristã de hoje? 

Como o próprio apóstolo Paulo escreveu: “Sede, pois meus imitadores, como eu fui de Cristo” Atos 4:16.  Devemos então copiá-lo em tudo com certeza que estamos fazendo a coisa correta? Mas é tudo mesmo que devemos copiá-lo?

Existe alguma dificuldade nos ensinamentos
do apóstolo Paulo? 
Bem, segundo o Apóstolo Pedro, há pontos difíceis de entender no que Paulo quis dizer, mas Pedro sugere que possamos crescer na graça e no conhecimento, para não sermos enganado pelos dogmas criados pelos homens. II Pedro 3:15-18.

Paulo toma algumas atitudes que a princípio até parece contradição em seu ministério e antes de copiá-lo é preciso compreender porque Paulo o fez.

No caso da circuncisão de Timóteo porque Paulo fez questão de circuncidá-lo?
Nos dias de hoje há muitas doutrinas, dogmas, que alguns líderes garantem que o Apóstolo Paulo o fez, portanto é lei devemos copiá-lo. Não pode isso, não pode aquilo, cabelo comprido para a mulherada, curto para os homens, guardar o sábado, guardar o domingo, comer carne deixar de comer, comer apenas legumes e por aí vai... Ficaríamos horas relatando o que não pode e o que pode de acordo com as praticas feitas por Paulo.

Muitas denominações justificam seus dogmas e práticas muitas vezes em textos mal interpretados, ou totalmente sem contexto afirma que Paulo fez e por isso a igreja tem que fazer.
Vamos voltar ao texto base deste estudo?  Atos 16:3

Por que Paulo circuncidou a Timóteo? A resposta está no próprio versículo 3 por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. Mas porque Paulo tinha que se preocupar com os judeus que lá estavam? I Cor. 7:18-20.

Não é que Paulo teria que fazer o que os judeus faziam no tocante a circuncisão, mas foi uma forma estratégica do apóstolo para mostrar aos judeus que ele também guardava a Lei de Moisés. A convicção de Paulo neste ato não estava simplesmente no ato da circuncisão, mas em ganhar a simpatia dos judeus ortodoxos.

No caso da circuncisão então devemos copiá-lo? Claro que não! Se o próprio Paulo havia dito que a circuncisão nada é, se não for observada a Lei - I Cor 7:18-19.

Guardar o Sábado? Paulo guardou?
A igreja se reunia todos os sábados? 
Outro dia recebi em minhas mãos um folheto sobre o tema “A guarda do Sábado”. Segundo este folheto, devemos fazer, pois os apóstolos e principalmente Paulo o fez, e por isso devemos copiá-lo. Neste folheto foi citados vários textos escolhidos minuciosamente por esta denominação onde constava a palavra sábado, mas ignorados os textos como por exemplo que citava cultos no 1 dia da semana, ou reuniões dos cristãos todos os dias. 

O texto base deste folheto encontra-se em: Atos 17:2 que diz:

E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras.

O texto diz que Paulo foi ter com eles... Perguntamos então: Eles quem?
O versículo primeiro diz que eram estes “Eles” que Paulo disputou por três sábados, vejamos: 

“E PASSANDO por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus”. Atos 17:1

Ora meus queridos e amados irmãos como o Apóstolo Paulo poderia disputar com os Judeus sobre as escrituras tentando mostrar a Jesus Cristo e ainda em sinagoga fora do dia de sábado? Pois era o dia que os Judeus se reuniam.

Não tinha como não ser neste dia não é mesmo? Imagina Paulo indo no primeiro dia da semana conhecido por nós como “Domingo”, quem Paulo encontraria lá? Ninguém, talvez o zelador.

Portanto este texto [Atos 17:2] não serve como base para provar que Paulo guardava o sábado. Ainda neste mesmo capitulo 17 de Atos, descendo alguns versículos chegamos então no versículo de número 17 que diz:

“De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam. Atos 17:17.

Vemos neste versículo a frase “Todos os dias”, então, não podemos afirmar que Paulo freqüentava a sinagoga ou se reunia apenas aos sábados.

Queridos irmãos sabatinos, não pense que sou contra o culto no sábado, nem vos julgo por vocês guardarem este dia, pois sei que fazes por fé e julgas correto fazê-lo. O que ficamos realmente chateados é as críticas que nós evangélicos recebemos dos Adventistas normalmente por separarmos os Domingos para adoração. Chegam até dizer em seus discursos que não seremos salvos por quebrar esta guarda do sábado.

Vamos perguntar a Paulo o que ele pensa
sobre o sábado? Aliás, o que Ele fala sobre o Domingo também?
“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus”. Romanos 14:5-6

Que tal adorarmos ao Senhor todos os dias? Sábado, Domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sexta? Que tal servi-lo independente de dias? Que tal respeitar quem guarda o sábado? Que tal respeitar quem guarda o domingo? Estás firme em sua própria mente do sábado? Amém. Então não julgues quem não guarda o sábado! Seremos salvos não pelo sábado, pois nenhuma carne será justificada pelas obras da Lei...
Carne ou Legumes?
Vemos também dogmas sobre alimentos, devo ou não comer carne? Não seria certo apena o legume? Vamos perguntar a Paulo?

E aí meu querido Paulo! O que tens a dizer sobre comer carne ou legumes?
Não é impuro comer carne de porco, lingüiça e etc?

Paulo responde
“Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar”. Romanos 14:2-4

Por que Paulo Circuncidou, Fez voto, Raspou a cabeça, foi a sinagoga nos dias de sábado? Parecia um fariseu?

Mais uma vez Paulo responde:
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo),
para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. I Cor 9: 20-23

Nestes textos acima vemos o porquê Paulo circuncidou, fez voto, foi no dia de sábado, e fez tudo isso como estratégia de evangelismo. Vemos também o contexto de estratégia em Atos 21: 21-25.

A igreja cristã primitiva se reunia todos os dias, mais foi no dia de Domingo que Paulo pregou um discurso mais longo, que temos conhecimento. Um culto dominical virou uma vigília, vemos isto em Atos 20: 7-12.

E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Atos 2:46

Vemos então que não era pratica doutrinária na igreja primitiva a guarda e cultos apenas aos Sábados.

Vemos em Atos 15:5-6 que alguns dos fariseus estavam obrigando alguns irmãos novos convertidos na fé, circuncidarem e guardar a lei se não, não seriam salvos. Este fato passado na igreja primitiva não parece o contexto desta mensagem? Mas o que foi resolvido pelos anciãos da igreja? Deixem-nos em paz, contanto que se afastem da prostituição, da carne sufocada e do sangue, sirvam ao Senhor com alegria... Perguntamos então: Porque estes mesmos anciãos não deixaram nada sobre a guarda do Sábado? A resposta é clara e objetiva, simplesmente os cristãos formados de judeus e gregos, ou seja, gentis não guardavam o sábado como ordenança.

Concluímos este estudo com a carta enviada pelos apóstolos e Anciãos aos cristãos da igreja primitiva e por que não a igreja dos dias atuais

Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. 

E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde. Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento. Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.

Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. Atos 15:22-30

Deus continue nos abençoando e faça-nos crescer em graça e conhecimento.

Por Josiel Dias
IEC Alcântara
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...