Banda gospel do Bope leva paz às comunidades cariocas

Tropa de Louvor é o grupo formado por membros do Batalhão de Operações Especiais, que realiza shows-cultos e se apresenta com a arma na cintura e a Bíblia na mão direita
'Se queres a paz, prepara-te para guerra'. A frase estampada em latim na parte de trás da camisa preta é o aviso que os integrantes da Tropa de Louvor deixam por onde passam. A banda gospel é formada por membros dos Caveiras de Cristo, policiais evangélicos que integram o Batalhão de Operações Especiais (Bope). A Tropa realiza cultos-shows nas comunidades pacificadas e cria uma nova vertente de comportamento, por vezes contraditório, na unidade em que seus homens são treinados para matar.

“Deus está neste lugar”, diz o sargento do Bope e pastor da Igreja Assembleia de Deus Carlos Mello, para um grupo de 200 pessoas, entre eles pastores e padres, no culto-show do Borel, no sábado à tarde. Com a tradicional farda do Bope, o emblema da caveira no braço esquerdo e a Bíblia na mão direita, ele conta seus testemunhos de conversão e convida os moradores para uma tarde de louvor: “Estamos aqui trazendo a palavra do Senhor”.

O público, tímido no início, não demora a se acostumar com a cena do palco: um coral de homens de preto, com coldres e armas na cintura, cantando e orando. A quadra da Escola de Samba Unidos da Tijuca se transforma então numa espécie de templo evangélico dos Caveiras de Cristo.

No culto, animado pela Tropa de Louvor, a interação com os moradores é mantida o tempo inteiro. Além dos momentos de cura e libertação, a banda abre para o plateia um espaço para uma espécie de show de calouros evangélico. Neste momento vale tudo: alguns anunciam o CD que será lançado, outros cantam funk-gospel e ainda há os que aproveitam para prestar depoimentos como o de uma ex-alcoólatra.
“É a primeira vez que os vejo. Estou realmente surpresa. Desmistifica aquela imagem do Bope nos lugares com o Caveirão e para matar”, disse a auxiliar de creche, Andréia Cristiane de Albuquerque, 34 anos.

Público cresce a cada apresentação

A favela do Borel, na Tijuca, foi a quarta comunidade com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em que a Tropa de Louvor se apresentou — e a que atraiu o maior número de fiéis, cerca de 200. Na primeira tentativa de aproximação do grupo com moradores, no Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, apareceram 20 pessoas. No segundo culto, na Ladeira dos Tabajaras, foram 30 moradores. E no Morro da Providência, na Gamboa, eram apenas 10 pessoas. “Não soubemos convidar os moradores”, admitiu o sargento do Bope, Max Coelho

Prova de que o culto organizado pelo Bope é marcado pelo diferencial está na plateia: lado a lado padres e pastores rezam de mãos dadas. “Isso aqui traz esperança”, diz o padre da Paróquia São Camilo, na Tijuca, José Patrício de Souza, 63 anos. Para o bispo da Igreja Evangélica Pentecostal Salvação por Cristo, Antonio Ferreira, 75 anos, o culto não é para falar de religião: “Estamos aqui para unir pessoas”.

Bope
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) é a Força de Intervenção da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Fundado em 19 de Janeiro de 1978, atualmente possui um efetivo de policiais especializados em operações de combate ao crime em áreas de alto risco e resgate de reféns.

Com informações do Odia / Bope
Por Sheila Bastos

5 comentários:

  1. Olá meu irmão, graça e paz. Obrigado por sua visita, e parabéns por este blog edificante que você mantém! Continue firme que com o tempo você verá os resultados da semeadura.

    Sou também de São Gonçalo.

    Deus lhe abençoe meu irmão.

    Um fraterno abraço do irmão Sammis

    ResponderExcluir
  2. Quero aqui parabenizar a banda, que Deus continue abençoando para que possam sempre levar o louvor que Deus tanto ama e que eu amo tambem, pois sou cantor e amo lovar ao Senhor!!

    E ao querido pastor Josiel dias!Que Blog lindo que Deus levantou para transmitir menssagens maravilhosas!!!Quero agradecer do fundo do meu coração ao PR.JOSIEL DIAS pela visita ao FloresPortalGospel!! MUITO OBG PASTOR que Deus te der Sempre forças para conduzir o seu rebanho com amor,paciéncia,dedicação.

    Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá Meu querido irmão Sammis; Graça e Paz.
    Que bom saber que o irmão também é de nossa cidade.
    Obrigado por sua visita, volte mais vezes. Deus te abençoe.

    Ao irmão Marquinhos, Também agradecemos pelas palavras de carinho. Deus possa continuar te usando através do louvor. Só um pequeno detalhe; Não sou "Pr", Quem sabe? Eu recebo...rs rs

    Obrigado a todos e voltem sempre.

    Josiel Dias

    ResponderExcluir
  4. Eu quero mandar um recado para esses soldadinhos do Ante-Cristo, essa filosofia que vocês pregam, matamos os inimigos do estado para conservar a paz de espirito,não tem nada de JESUS;Mateus 5;42a48Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
    Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
    Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
    Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
    Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
    E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
    Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.JoÃo 8;32Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. PEDE PRA SAIR seus hereges!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafael, Graça e Paz.

    Obrigado p or ter comentado.
    Gostaria apenas de colocar meu parecer diante da questão escrita por vc. Em uma guerra mata-se e morre-se, infelizmente o policial sendo ele cristão ou não, mata e morre. É guerra....
    Imagina o exercito de Israel colocando os dez mandamentos à frente da batalha? "Nao matarás!" Haveria uma grande baixa apenas em Israel, mas o que mostra as escrituras? Não defendo matar ninguém, mas guerra é guerra....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...