Os sonhos que José nunca interpretou

Quando se fala em sonho, logo o que vem
em sua mente?  
Antes de sua resposta, vamos atentar para os significados desta palavra que muitos pregadores, compositores e, por fim cantores, erram por misturar significados em seus sermões, composições e músicas. Fazendo confusão em uma simples compreensão.

Mas como a nossa língua portuguesa não é fácil de ser interpretada, pelo menos em outros países; que é uma das mais difíceis de se aprender por seus inúmeros significados. Onde uma única palavra pode representar diversas situações. Apelamos para o dicionário.

- Sonho (so-nho) s. m. Associação de imagens, freqüentemente desconexas ou confusas, que se formam no espírito da pessoa enquanto dorme.

- Idéia acalentada, ideal: o sonho da liberdade. Desejo intenso e vivo. Visão sobrenatural.

- Doce fino com recheio e açúcar cristal vendido em padarias.

Perceba que sonho, ou sonhos representa bem mais que apenas “Um desejo um ideal”
Para simplificar em uma melhor compreensão do texto, irei interpretar da seguinte forma:

_ “Sonho acordado”: que significa Ideal, Desejo e visão sobrenatural, você estando acordado.

_ E “Sonho dormindo”: Associação de imagens, freqüentemente desconexas ou confusas que se formam enquanto dormimos.

Não sei se você já havia notado, mas quando ouvimos certas músicas gospel que fala de sonhos, logo é citado o grande personagem de sonhos no antigo testamento chamado “José”.

Fazem uma confusão só, com esta palavrinha chamada de sonho. Você só vai compreender o que os pregadores ou cantores querem dizer, quando separar os “sonhos dormidos” de José com “Sonhos acordados” seus desejos ou ideais.

É um erro pensar e acreditar que o sonho que José sonhou podemos também sonhar, e tê-los realizados, pois o mesmo Deus de José é o nosso também.

Primeiramente vamos analisar o que diz a Bíblia a respeito dos sonhos de José. Não se assuste no que eu vou te dizer: José nunca desejou ser governador do Egito. José nunca pensou, nem idealizou ser vendido como escravo, ser acusado de assédio sexual sobre a esposa de Potifar.

Aliás, não foi José que interpretou seus próprios sonhos dormidos e sim seu pai e irmãos.

Mas o que se canta e se prega, é que os sonhos de José foram todos realizados pelo seu desejo e assim como José teve seus sonhos realizados, também Deus realizará os nossos. Mesmo acreditando que Deus também nos revela algo futuro através de “sonhos dormidos” não é correto pensar que tudo que sonhamos, vem de Deus e será realizado. Não estou também dizendo que Deus não tenha poder para isso, pois sabemos que faz muito mais do que pensamos e desejamos.

O que a Bíblia diz então  
Já vimos no dicionário o significado da palavra “sonho” Agora eu te convido a pegar sua Bíblia e analisar os sonhos de José.

Quero começar analisar os textos bíblicos fazendo mais uma pergunta: Os sonhos de José eram acordados ou dormindo? Creio que você já tenha a resposta desta pergunta.

Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Gênesis 37:5-6

José relata então o seu sonho: “Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho”.

Perceba “quem” logo, ainda que profeticamente, deu a interpretação do sonho relatado por José. Veja o versículo 8.

“Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras”.

Teve José outro sonho, mas agora não só os irmãos ouviram, mas também seu Pai foi convidado a escutar o que José sonhava. Mas, agora é o patriarca Jacó quem faz a segunda interpretação profeticamente dos sonhos de José, veja:

“E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra”?

Vemos então através destes textos de Gênesis que o sonho de José foi conforme o nosso dicionário explica acima: desconexos e confusos; pelo menos na visão humana de interpretar. Nestes dois sonhos que José contou aos seus irmãos e Pai, não vemos em nenhum momento José fazendo a interpretação dos mesmos, mas contando literalmente as imagens, visões que lhe apareceram enquanto dormia à noite.

A pergunta deste estudo: Quais foram então os sonhos que José não interpretou?

A resposta é simples e já descobrimos: Os sonhos que José não interpretou foram os seus próprios sonhos ainda quando estava na companhia de sua família.

De sonhador Mor à interpretador de sonhos.
Gênesis 40:8-23. Gênesis 41:16-38.

José preso, logo interpreta os sonhos do copeiro mor e padeiro mor de Faraó, mas antes de interpretá-los, José fala algo tremendo: Não são de Deus as interpretações? Contai-me, peço-vos. Passado dois anos presos, novamente José é convidado a fazer mais algumas interpretações de sonhos, agora do grande Faraó, veja mais uma vez a resposta de José sobre interpretação.

“E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó”. Gênesis 41:16

José conclui então diante de seus irmãos que tudo que ocorreu, seus sonhos, sua venda como escravo houve um propósito de Deus, para preservação de Israel, pois Deus como onisciente sabia o que Israel passaria. Eu chamaria tudo isso de: Os insondáveis propósitos de Deus.

Os sonhos de Deus. 
Nós vimos que os sonhos do homem podem ser dormindo ou acordado, mas para os sonhos de Deus, só há uma definição: Insondáveis propósitos de Deus, pois o mesmo não dorme nem dormita. O que Ele projetou para sua vida, o que Ele idealizou para sua família, vai se cumprir. Mesmo sem que você entenda, vai se realizar, pois Ele é fiel em suas promessas. Talvez você não entenda o que está acontecendo neste exato momento, mas à frente compreenderás os propósitos de teu Deus.

Os sonhos de Deus na vida de José
Os sonhos de Deus [ideais, desejo, vontade soberana] era fazer de José Governador do Egito. Mesmo que ele não entendesse o que estava acontecendo, mas quando assentou como governador, veio à sua memória os sonhos que sonhara enquanto era jovem. O sonho de Deus na vida de José tinha um propósito exclusivo.

“Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós”. Gênesis 45:5

O que podemos concluir meus queridos irmãos sobre sonho, é que Deus pode, e tem poder para realizar qualquer sonho, ou revelação de sua parte para com as nossas vidas. Desde que haja um propósito no futuro, para que seu nome seja glorificado.

Não pense que eu não acredito em sonhos, visões e revelações, mas devemos ter consciência que nem sempre o que sonhamos é revelação de Deus para nós. Diz a palavra de Deus que por muita preocupação diária vêm os sonhos, ou seja, a maioria de nossos sonhos dormidos são preocupações diárias de nossas vidas. Veja.

“Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras”. Eclesiastes 5:3

O que você tem sonhado? Deixe-me perguntar novamente: O que você sonhou ontem à noite?

Talvez você como eu, temos dificuldades de lembrar o que sonhamos durante à noite, mas fique tranqüilo se for da parte de Deus, pela manhã Ele lhe dará provas através de sua palavra sobre qualquer revelação que você tenha sido avisado através de sonhos.

O que você tem sonhado ultimamente?

Faço novamente a seguinte pergunta: O que você tem sonhado ultimamente? Agora me refiro aos sonhos acordados: Ideal, desejo, vontades. Ainda sonhas? Ou parastes de sonhar?

Cremos em um Deus poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Deleite-se então no Senhor e Ele satisfará o desejo do teu coração.

“Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos
do teu coração”. Salmos 37: 4

“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”, Efésios 3:20

Deus em Cristo Jesus, realize os teus sonhos acordados e segundo seu propósito os dormidos.

Por Josiel Dias


3 comentários:

  1. Pela primeira vez vou postar um comentário na internet. Eu acho a mesma coisa que vc. Até ontem estava em conflito por causa disso e Deus me esclareceu e a acabei lendo aqui o que vc disse e fiquei feliz por saber que alguém teve a mesma revelação que eu

    ResponderExcluir
  2. Pela primeira vez vou postar um comentário na internet. Eu acho a mesma coisa que vc. Até ontem estava em conflito por causa disso e Deus me esclareceu e a acabei lendo aqui o que vc disse e fiquei feliz por saber que alguém teve a mesma revelação que eu

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso.. Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...