O Que acontece após a Morte, onde ficamos?

O Que acontece após a Morte, onde ficamos?
Lucas 16:19-31

Introdução

Talvez não haja um assunto mais especulado entre nós humanos mortais, do que após a morte o que vai ocorrer. Perguntas como: Onde ficamos?, Existe um lugar intermediário? Irei ser recepcionado? Iremos diretamente para o Céu? Iremos diretamente para o inferno? Existe possibilidades de salvação após à morte? O que a Bíblia mostra como resposta sobre todas estas perguntas. 

No novo testamento existe uma parábola do nosso Senhor Jesus, que explica e nos da uma noção como será após à morte, como será com aqueles que partem para Eternidade. De uma coisa estamos bem certo passaremos a eternidade em algum lugar ou no seio de Abraão ou longe dele, em lugar de sofrimentos. Antes de entrarmos neste estudo e compreendermos com mais clareza é preciso compreendermos sobre Tricotomia, Alma, corpo e espirito e sobre a Imortalidade da alma *

I Tessalonicenses 5:23, 2 Coríntios 5.1-4, 2Coríntios 4.16

De acordo com a parábola, será desta forma realmente que Cristo explicou? Há contradições no ensino de Cristo? Podemos confiar fielmente em suas palavras?

Antes de explorarmos esta parábola, é preciso entender o que esta por trás de uma parábola, a historia realmente existiu? O Que aprendemos com as parábolas? O Lazaro é fictício ou ele realmente existiu? E o rico porque não teve nome? Se o seio de Abraão é o céu, então Abrão estava em seu próprio seio?*

Existe uma verdade absoluta?1- Por trás desta parábola existe um grande ensino pra nossas vidas, podemos afirmar que o que Jesus falou, seja por meio de ilustrações ou de uma forma clara , há uma grande verdade por trás. Existe uma verdade absoluta. 2 Corintios 13:8 “ Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade. Ele mesmo falou: João 14:6 Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim.

Perceba que a bíblia nos diz que nada pode ser feito contra a verdade, apesar de alguns tentarem contra ela; apesar de nossa era pós-moderna dizer que “não existe uma verdade absoluta” A existência de uma verdade absoluta é bem real, por que está alicerçada em duas bases:

1- Na bíblia que afirma ser a verdade absoluta uma pessoa: Jesus Cristo.
2- Na filosofia, Que diz categoricamente “ duas coisas contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo” Portanto, não há duas verdades. Tendo estas duas bases em mente.

É possível afirmar sem medo de errar que (1) Se a verdade absoluta é uma verdade imutável(Hebreus 13:8) e que (2) duas coisas que se contradizem não podem ser verdadeiras o mesmo tempo, isso significa que existe apenas uma verdade absoluta e que nem todos os caminhos conduzem a Deus.
Jeremias 21:8, Mateus 7:13-14.(Extraído)

1-1 Dois destinos. Lucas 16: 22- 23,

1-2 A consciência, lembranças não morrem juntamente com o físico. Lucas 16:24-25
1-3 Separação. Lucas 16:26
1-4 Reverter a situação do perdido. Lucas 16:26 * Cai a farsa do dogma do purgatório
1-5 Comunicação mortos com os vivos. Lucas 16:27-28. *A mentira de satanás usando os médios.

1-6 Reencarnação. Lucas 16:29-31
2-Esta parábola do Rico e Lázaro contradiz pelo menos três religiões ou seja seus ensinamentos sobre lugar para purificar pecados(Purgatório), Sobre Reencarnação, sobre comunicação de mortos, sobre salvação após à morte.

2-1 Algumas linhas doutrinárias ou religiões tentam desabilitar as parábolas de Cristo, e afirmam que as “parábolas” não podem ser consideradas como base para doutrinas, ou ensinamentos. Foi nas parábolas que Jesus mais ensinou sobre morte eterna e vida eterna, sobre céu e inferno, e sobre graça. Aqueles que afirmam não existir inferno, ou sofrimento eterno, rebatem contra as parábolas do Senhor. Chegam a afirmar que “não foi isso que Jesus quis dizer”. Mateus 25:46, Mateus 10:28.

Há promessas para aqueles que “ dormem em Cristo ” Se esperarmos por Cristo somente nesta vida somos os mais miseráveis de todos os homens. Quando este dia chegar de termos que partir morrendo fisicamente temos a certeza, que no arrebatamento, ressuscitaremos para vivermos eternamente com o nosso Senhor por toda eternidade. Esta é a esperança de todo crente, tanto os vivos, quantos aqueles que já partiram e estão aguardando apenas a ultima trombeta, para saírem ao encontro do Senhor.

Que o Senhor, continue nos ajudando a crescer em graça e conhecimento, como nos advertiu o Apóstolo Pedro em sua carta. II Pedro 3:18. 

Você pode até não concordar com minha visão, mais antes de qualquer indignação use a razão...
Noções de Antropologia Bíblica Extraído Pr. Maxmiler Freitas

1. Alma - Alma é a substância incorpórea e invisível do homem, inseparável do espírito, embora distinta dele, no interior do homem, consciente mesmo fora do corpo (Mateus 10.28). É a sede dos apetites (Deuteronômio 12.20; Eclesiastes 2.24), das paixões (Cantares 1.7), e das emoções (Jó 30.25). A palavra "alma", além do seu sentido real, aparece também com sentido figurado, como em Êxodo 1.5 (figurando a pessoa física); Genêsis 9.4 (sangue); Jó 12.10 (vida), etc. É, pois , necessário entender o contexto para ver o sentido do termo

2. Espírito - O espírito veio diretamente de Deus (Genêsis 2.7; Zacarias 12.1) e tem sede de Deus. Há quem diga que o espírito de todos os homens, independentemente de seu relacionamento com Deus, volta para o céu, com base em Eclesiastes 12.7: "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus que o deu", mas isto não tem fundamento doutrinário ante a analogia geral das Santas Escrituras sobre o assunto, inclusive porque o espírito também peca (2Coríntios 7.1).

3. Corpo - O corpo físico do homem é o invólucro da alma e do espírito; é a parte material. A alma e o espírito são chamados de "homem interior"ou parte imaterial, e o corpo de "homem exterior" (2Coríntios 4.16). O corpo é a habitação ou morada da alma e do espírito, também chamado de tabernáculo ou casa (2 Coríntios 5.1-4; 2Pedro 1.14). O homem é, pois, constituído de corpo alma e espírito (1Tessalonicenses 5.23; Hebreus 4.12). O nome técnico dessa doutrina é tricotomia

4. O Contraste entre a carne e o espírito - A palavra grega sarx, "carne", tem vários significados na Bíblia, principalmente nas epístolas. Pode significar fraqueza física (Galátas 4.13), o corpo, o ser humano (Romanos 1.3), o pecado (Galátas 5.24), os desejos pecaminosos (Romanos 8.8). O contexto quando corretamente interpretado determina o significado da palavra. Aqui significa o conjunto de impulsos pecaminosos que dominam o homem natural. Da mesma maneira a palavra grega pneuma, "espírito", que se aplica ao Espírito Santo, ao espírito humano, aos anjos e aos espíritos imundos. É preciso atentar bem para o contexto da referência em apreço para verificar o sentido do termo.

Por Josiel Dias
IEC Alcântara

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...