O novo convertido sabe de onde veio

“Quem olha pra mim, não sabe o que passei para chegar aqui. Quantas vezes disse: ah, é o meu fim! Não vejo saída”. O trecho da canção Pássaro Ferido, interpretada por Noemi Nonato, reflete muitas questões. A primeira delas é a que esta canção pode se encaixar bem com a vida de quem um dia era nada e Jesus lhe deu tudo. Os novos convertidos, embora engatinhando, conseguem ouvir esta música de uma forma diferente.

Para quem foi resgatado do abismo, como eu, medita numa letra como esta e não evita a emoção. Só quem sabe a importância de um novo convertido é quem um dia já foi um e passou das “trevas para a maravilhosa luz de Cristo”. 

A sensação de ser novo crente é a mesma quando se ganha um presente agradável e surpresa. Tudo é novidade e a cada momento vai se descobrindo algo diferente. E quem nunca desfrutou da presença do próprio Deus em sua vida somente extravasando para liberar tanta felicidade, tanta satisfação.

É a magia – não a fantasia, nem a utopia – de viver uma situação diferente. Agora, você sabe o seu futuro. Parece que quem anda segundo os preceitos do mundo vive se planejando, mas, intimamente, não consegue transpor os limites da razão e da emoção, ficando sem compreender o que irá acontecer mais à frente.

É daí que os crentes mais experientes na fé precisam dar uma forcinha para indicar qual a direção mais correta a seguir pelo novo convertido. Porque se não houver instrução, este recém-chegado ao povo de Deus vai voar tanto nas asas do Espírito que raiz alguma terá. 

Em algumas congregações – como a minha, no Benedito Bentes 1 – tem grupos que orientam os novos crentes. O Discipulado tem a intenção de inserir o recém-convertido no mundo espiritual. E a importância dele é grande, viu. A partir destas instruções se poderá compreender melhor a igreja enquanto organização e organismo vivo de Cristo. Por isso, é bom que à frente deste trabalho estejam pessoas vocacionadas, cheias de amor para dar e pacientes no momento das dúvidas – elas são muitas.

Por um período, o novo convertido vai se alimentar do leite materno – a Bíblia. Depois de um tempo já estará pronto para discipular e assumir outras posições na obra do Senhor. Ele só não pode esquecer de onde foi tirado. Isso o deixará vivo espiritualmente. Todas as vezes que ele pensar em desistir da caminhada, vai lembrar que lá fora o abismo é bem profundo.

Um grande abraço de paz aos novos e aos crentes experientes na fé.

Por Thiago Ad-Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...