Não arredo o pé sem o Senhor...

Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso.
Então Moisés lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Êxodo 33:14-15
Podemos ver nestes versículos acima algo interessante para a nossa caminhada como cristão, pois os mesmos textos expressam; intimidade com Deus, dependência de Deus e total confiança em Deus. Vemos Moisés falando com Deus: Senhor! Só arredo o pé daqui se tu fores conosco, caso contrário não saio daqui. O que aprendemos com estes versículos?
Meus queridos irmãos, podemos ter toda fortuna deste mundo, podemos ter os melhores empregos ou cargos disponíveis para o homem, se a presença do Senhor, não for uma realidade em nossa vida, não sobreviveremos diante as adversidades e da luta diária com o reino das trevas. Todas as minhas decisões ou escolhas, devem ser tomadas diante do Senhor tendo Ele a frente. Não devemos confiar em nossa força nem na nossa condição, pois tudo isso passa como o dia de ontem.
Não há dinheiro neste mundo que pague a presença sublime de Deus em
nossas vidas.
A presença de Deus nos garante, sustento, vitórias e bonança, mas não podemos desejá-la apenas para obtermos: Sustento, vitórias e bonanças. Minhas convicções em relação a presença de Deus, seja apenas como adorador e total dependente, independente que seremos bem sucedidos ou não, independente das vitórias ou supostas derrotas. Nem sempre o que achamos que seja derrota trata-se de derrota, mas aprendizado para aperfeiçoamento espiritual de nossas vidas. Analisando o antigo testamento vemos que todas as vezes que Israel, buscava e andava na presença de Deus eram imbatíveis, nenhum de seus inimigos podiam vencê-los, pois Deus era com eles na entrada e na saída. Mas quando pecavam, prevaricavam diante de Deus, qualquer exercito por pequeno que seja vencia fácil Israel, pois agindo desta forma davam legalidade para o inimigo vencer.
Vemos a arca da Aliança como a visível presença de Deus entre os querubins.
Para Israel tê-la em seu meio era sinônimo de vitórias, e os inimigos bem sabiam com era isso. I Samuel capítulo 4, nos mostra uma história interessante da presença de Deus, a alegria que faz tremer a terra pela presença de Deus e também os problemas que Israel enfrentou, por desejar esta presença simplesmente para vencer as adversidades, guerras estando em pecado. Não se vence guerra em pecado prevaricando ao Senhor. Os filisteus pelejaram e mataram 4 mil homens do exercito de Israel, bem conhecemos a historia dos filhos de Eli nos capítulos anteriores. Eles prevaricaram, desprezaram e zombaram da presença de Deus, fazendo o povo reclamar por suas praticas contrárias o que Deus havia determinado ao Sacerdócio. Israel diante da derrota suspira pela presença de Deus e implora aos anciãos que tragam a arca da aliança, veja o texto.
I Samuel 4:3 Quando o povo voltou ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o Senhor hoje diante dos filisteus? Tragamos para nós de Siló a arca do pacto do Senhor, para que ela venha para o meio de nós, e nos livre da mão de nossos inimigos. Embora a intenção de Israel em buscar a presença de Deus fosse a melhor intenção possível, as convicções do momento era para vencer os Filisteus.
Trazida a Arca da Aliança o povo de Israel entra em jubilo e o arraial Israelita treme pela presença da arca. Os filisteus ouve toda aquela festa, gritaria e jubilo de Israel e teme e treme pela presença de Deus no arraial de Israel. Só que a arca da aliança não foi suficiente para derrotar os filisteus, pois Israel estava em pecado e assim deu legalidade para o inimigo vencer. Não só venceu como também tomou o que Israel pensava ser sua última esperança.
Grande é o estrago entrar em uma guerra com convicções erradas e ainda em pecado. Outro exemplo é o caso de Acã quando também fez Israel perder a guerra para o exercito da cidade de Ai. Josué 7:1-26.
A presença de Deus em nossa vida com certeza nos garante vitorias e júbilos, mas nossas convicções não podem, nem devem ser apenas para benefícios próprios. Precisamos desesperadamente da presença de Deus em nossas vidas.
Quero usar as palavras de Moisés: Senhor eu não arredo o pé daqui, se o Senhor não for comigo.
Isaías 59:1-2 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

Eu me desespero por tua presença Senhor, retira de nós aquilo que não te agrada e que, pecado algum eu tenha em oculto. Que seja esta a nossa oração todos os dias .

Por. Josiel Dias

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...