O Sonho de toda empresa.

Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens. Colossenses 3:22-23.

Este é um texto muito maravilhoso, pois serve como conduta dentro de nosso trabalho para nos doutrinar acerca de como devemos proceder diante os nossos superiores, sejam eles crentes ou não. Toda empresa gostaria de ter em seu quadro de funcionários pessoas que agissem desta forma, orientada pelas escrituras.

O apostolo Paulo também instrui a cerca dos líderes ou superiores, como deva proceder com os seus subordinados. Quase sempre vemos uma certa revolta por parte de alguns “crentes” que tem seus “senhores”, crentes, e que não aceitam serem submissos ou receberem ordens.

Muitas das vezes são estes funcionários crentes que dão mais trabalho, pois acham que, porque seu gerente ou patrão é crente, eles vão aturar sua má conduta e rebeldia no trabalho. Eu tive um exemplo no meu trabalho bem dentro deste contexto. Havia eu assumido um cargo de confiança e liderança por promoção e tinha apenas um que não aceitava isso, ser subordinado a minha pessoa.

Enquanto os conhecidos como “ímpios” eram obedientes e prestadores, não apenas na minha presença, como na minha ausência. Confesso que não é fácil a tarefa de liderança, onde, temos de tomar algumas escolhas ou decisões não pela emoção e sim usando a razão.

Um certo rapaz conhecido por todos pelo alto grau de espiritualidade, muitos até o chamavam de cristão fanático, por sua propaganda exagerada, cumpria, dentro de suas condições, suas tarefas e até este ponto não me tinha nenhuma reclamação contra ele, mas havia algo que me incomodava, pois quase sempre, quando fazia algo errado dentro da empresa, não aceitava, de maneira alguma, ser chamado atenção.

Muitas das vezes foi advertido, pois além de não aceitar o que era passado, ainda dava muito trabalho à diretoria, a ponto, do Diretor, me chamar e me perguntar se o mesmo era da minha igreja, pois não estava dando um bom testemunho.

No texto acima, vemos Paulo exortando, que nós servos (trabalhadores) devemos obedecer aos nossos senhores (superiores) não servindo de aparência. Nossa conduta prega mais do que mil expressões de espiritualidade, aquele jovem agia na aparência, ou seja, na frente trabalhava que era uma máquina, mas quando eu me ausentava, simplesmente ele não fazia nada.

Quantas pessoas você conhece que agem desta forma? Na frente do gerente ou encarregado trabalham, mas em sua ausência deixam a desejar. É nesta hora que o nosso testemunho fala bem alto, pois todos os nossos colegas olham para nossa vida como um exemplo. Se falharmos, prontamente, eles apontaram seus dedos em nossa direção.

Este texto aos Colossenses, ainda aconselha a nós, servos, fazermos a nossa tarefa de todo coração, como se fosse um trabalho para Deus. Veja a importância do nosso comportamento no local de trabalho. Esta mesma orientação, nós vemos em Efésios 6:5-6-7 onde Paulo usa a expressão: com tremor e temor. Não só à vista, mas com sinceridade de coração.

Também escutamos muitos, servos (empregados) dizerem, meu gerente é ruim, meu diretor é ímpio e vive me perseguindo, como vou ser obediente com esta gente? Se ele fosse crente, talvez eu ajudasse. Veja o que I Pedro 2:1 fala em relação a isto: Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus. ... Veja, portanto que o texto diz que devemos ser leais até aos senhores maus.

Se os “senhores” pensam que vão escapar, estão enganados tem uma recomendação também pra eles. Paulo na carta aos Colossenses 4:1, também faz uma exortação para os “senhores”. Como eles devem agir com seus servos, funcionários e subordinados veja: Vós senhores, fazei o que for de justiça e eqüidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus.

Vemos também em Efésios 6:9: E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças; sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.

Quantas histórias de “senhores”, que fazem ameaças aos seus subordinados, como, por exemplo: Se não fizer isso ou aquilo, vou te mandar embora, vou te despedir. Ora, o mesmo Paulo orienta para que eles tratem seus servos sem ameaças, pois assim como os servos, ele também tem no céu um Senhor, que não faz acepção de pessoas.

Creio que patrões agindo desta forma e funcionários também dentro deste texto, fazendo sua parte, sendo leais, seria uma bela união. Ambos ganhariam e o nome do Senhor seria honrado.

Nós, servos ou senhores, devemos proceder conforme nos orienta as escrituras, sendo verdadeiros e crentes fieis tanto na igreja, como no trabalho. Fazendo a nossa parte e dando um bom testemunho para que os que estão de fora vejam nosso proceder.

Talvez você diga: Ah! Esta história de servo e senhor é coisa do passado, pois não existem mais escravos no Brasil. Eu te digo, que quem pensa desta forma está enganado, pois conheço histórias que em pleno século 21, muitos patrões tratam seus funcionários como se fosse um “escravo” e sem direito algum. É de se admirar, mas ainda vemos isto entre irmãos de fé. “Só a misericórdia”.

De contra partida vemos muitos funcionários que se denominam cristãos agindo de uma forma arbitrária dentro das empresas, onde deveriam dar um bom testemunho de fé, para ganharem muitos para Cristo.

Que possamos agir, com toda lealdade para com a empresa que trabalhamos, pois tem um “Senhor” que não faz acepção de pessoas que está vendo os nossos procedimentos, mesmos quando estamos ausente de nossos patrões ou gerentes.

Deus abençoe hoje e sempre Amém.
Por Josiel Dias
IEC Alcântara

2 comentários:

  1. Josiel a Paz!

    Passei para agradecer seu carinho e visitas.

    Mesmo não te conhecendo - fisicamente - já nutro um sentimento de amor cristão por você.

    Em breve eu estarei entrando em contato com o pastor Marcelo de Oliveira do blog: A Supremacia das Escrituras e pedirei a ele que lhe envie um livro, um presente meu para você. Assim que falar com ele te notifico e depois você acerta o endereço de entrega com ele.

    Deus lhe Abençoe!

    ResponderExcluir
  2. A Paz Pr, Maxmiler.
    Muito obrigado pelo carinho, Deus te abençoe. Eu te agradeço por me adotar nesta escola que não acaba nunca. O brigado pelo livro, estarei orando por seu ministério e família.
    Seu irmão em Cristo e aluno de hermenêutica.
    Josiel Dias
    IEC Alcântara SG RJ.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...