O Cristão e a Política.


Provérbios 29:2

É recomendável o Cristão exercer alguns cargos ou funções em nosso mundo secular? É possível ser cristão e político ao mesmo tempo? É possível ser Cristão e policial ao mesmo tempo, sem ferir nem macular a fé e dar um bom testemunho?
Há quem defenda que política não é coisa de Deus, e ainda cargos como ser policial, juiz, advogado criminalista não é coisa de Cristão, pois está sujeito a se corromper.
Uma certa denominação pentecostal é tão radical que em seu rol de membros são excluídos serviços como: Ser policial, jogador de futebol ou participar de qualquer cargo político, pois isso “segundo esta denominação” não é do agrado de Deus, e é pecado.
O que a bíblia diz a respeito? Podemos ser políticos sem ferir a ética Cristã? Podemos participar no meio secular seja onde for, sem contaminar-se com os manjares oferecido pelo mundo?
Por muito tempo fui extremista e radical neste assunto, pois pensava eu que na política não havia seriedade, não havia “um” que fosse imune a corrupção, não havia um que honrasse o nome do Senhor, sem que se envolvesse com as corrupções ou escândalos. Mas não demorei muito a perceber, que em todos os âmbitos sociais e seculares, existem escândalos, e corrupções. Não generalizando, existem também aqueles que honram seus mandatos e suas denominações como cristãos. Seja na política, no futebol, e na religião. O descontentamento em nosso meio é grande, pois temos a marca de ser diferente, mas mesmo assim existem alguns que agem erradamente, pois deveriam dar exemplos e defender o povo, mas simplesmente além de esquecerem do povo, ainda cometem atos ilícitos escandalizando não só a sociedade mais também o nome do Senhor e a denominação que eles pertencem.
Falando de política, creio que todos nós temos um pouco de político em nossas atitudes, ou seja, temos muitas vezes de ser políticos em casa, na rua, no trabalho. Lembra da famosa frase “política de boa vizinhança?” Eu diria que seria impossível viver sem praticar uma boa e saudável política. Não devemos esquecer que ser Servos de Deus, não é se ausentar do mundo e das responsabilidades sociais e fingir que não é coisa de crente, ser cristão é ser representante de Cristo em todas as áreas de nossas vidas, mas devemos também perceber que agir como cristão não é como colocar uma capa, e retirarmos quando nós acharmos necessário, mas sermos verdadeiros dentro e fora da igreja.
Conhecemos alguns Governadores, Prefeitos, Deputados, Vereadores, e Senadores que dizem serem cristãos, mas alguns agem como se pudesse retirar a capa do cristianismo ao entrarem em seus gabinetes, pois lá dentro, vão governar para todos e vão tratar de assuntos que desagrada e muito o nosso Senhor.
A bíblia mostra que é possível participar, seja na política ou em cargos públicos sem envolver-se em escândalos nem envergonhar a sociedade. Vemos no antigo testamento a histórias de homens envolvidos em assuntos de estado sem negar a seu Deus nem a fé. O mais conhecido entre todos estes exemplos, é um Político verdadeiro servo de Deus, que estava envolvidos nos trabalhos sociais mais em momento algum, se contaminou com as corrupções mundanas. Aliás, ele como governador e seus amigos funcionários públicos não quiseram, se quer comer dos alimentos servidos, para não se contaminarem com as poções do Rei. Veja Daniel 1:8
Imagine meu querido irmão se não tivermos representantes dentro da política? O que vai acontecer em relação a certas leis que são criadas pelos ímpios? Vemos muitos projetos no Congresso Nacional que prejudicam a nós evangélicos, sendo infiltrado aos poucos sem percebermos, e quando forem aprovados simplesmente teremos que pagar o preço, por não terem sido vetados pelos nossos representantes, a exemplo este projeto de Lei 122/06. A própria palavra de Deus nos diz: que quando o ímpio governa o povo sofre, e geme, mas quando o justo governa o povo folga, regozija. Provérbios 29:2.
Precisamos sim de servos que não negam seu Senhor, dentro da política ou em qualquer outra atividade secular. Como conhecerão a luz o que estão em trevas, se a luz não estiver presente? Como o povo conhecerá as obras dos justos se eles não governarem? Creio que seja da vontade de Deus, enviar homens com compromissos de trabalhar pelo povo mostrando toda justiça. Verdadeiramente um servo de Deus com compromisso com o seu Senhor, faz toda diferença, seja onde for. O rei Nabucodonosor viu em Daniel e em seus amigos algo diferente, conhecendo através das atitudes o Deus de Daniel, o Deus de Israel.
Daniel 2:48 Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes dons e o pôs por governador de toda a província de Babilônia e a Sadraque, Mesaque e Abdenego; mas Daniel estava às portas do rei.
Mas o inimigo não fica satisfeito com atitudes honestas destes homens, e arma armadilhas para pegá-los. Assim como Daniel, muitos que honram o Senhor, são vitimas de falsas acusações e difamam o nome deles, tentando jogar na mídia o povo contra eles. Mas o povo sabe quem são os verdadeiros servos do Senhor, e conhecem muito bem, as covas abertas e decretos maldosos para incriminar tais servos, mas glória a Deus, lá estará o anjo do Senhor para fechar a boca do leão. Eu louvo a Deus por estes homens que estão prontos para serem lançados nas covas dos leões, pois eles sabem que Deus é poderoso para reverter à situação e fechar a boca do nosso inimigo e leão.
Que possamos orar pelas autoridades constituídas para que Deus dê graça e conhecimento e toda justiça, pois assim o povo se alegrará. .
Diante de todo este contexto, digo e afirmo que é possível sim exercer cargos públicos e políticos sem negar a Cristo com atitudes dignas. É possível sim, pois temos a responsabilidade de fazermos a diferença em meio a corrupção. É possível sim, pois somos luz e a finalidade da luz é iluminar a escuridão.
O que eu não concordo é com a politicagem praticada dentro do templo em horário do culto. Fora do templo ou em eventos no anexo, pode e até é tolerável, mas no culto não! Neste ponto continuo sendo extremista e radical.
Este ano é ano de eleição, aliás, a maior de todas, pois teremos a responsabilidade de votar em Deputados estaduais, Deputados Federais, Governadores, Senadores e Presidente da República, nós, como igreja de Cristo, desde já vamos pedir a orientação ao Senhor, para escolhermos homens e mulheres comprometidos com a sociedade e o Reio de Deus.



“Quando o justo governa, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme". Provérbios 29:2





Josiel Dias
IEC Alcântara
São Gonçalo.
Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...