Especialistas recriam 'rosto de Jesus' a partir do Santo Sudário


Rosto foi recriado em 3D por cientistas e especialistas em computação gráfica nos EUA.
Os artistas tiveram acesso ao Santo Sudário, uma peça de linho que muitos cristãos acreditam ter sido usada para cobrir o corpo de Jesus após a crucificação. Sua autenticidade é debatida há anos por cientistas. O tecido traz uma imagem fantasmagórica do corpo de um homem que foi crucificado. O artista de computação gráfica Ray Downing, que participou do projeto, é o mesmo que recriou em 3D o rosto do ex-presidente americano Abraham Lincoln, usando mais de cem fotos. De acordo com Downing e com John Jackson, físico da universidade americana do Colorado que estuda o Santo Sudário desde 1978, a relíquia é singular, pois ela contém dados em três dimensões sobre o corpo da pessoa que foi enterrada. Isso acontece porque o Santo Sudário foi enrolado em todo o corpo, em vez de apenas cobrir a face.
"A presença de dados em três dimensões é bastante inesperada e também é única", diz Downing. "É como se a imagem contivesse um manual de instruções sobre como se construir uma escultura."
O Santo Sudário, que pertence ao Vaticano, fica guardado na Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real de Turim, na Itália. Entre os dias 10 de abril e 23 de maio, a Catedral de São João Batista, em Turim, fará uma rara exibição pública da relíquia, que, acredita-se, deve atrair milhões de pessoas.
O papa Bento XVI fará uma visita ao local no dia 2 de maio. A última exibição pública do Santo Sudário foi há dez anos.




Fonte
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1553513-5603,00-ESPECIALISTAS+RECRIAM+ROSTO+DE+JESUS+A+PARTIR+DO+SANTO+SUDARIO.html

Por Josiel Dias

Um comentário:

  1. Paz Josiel! Que excelente trabalho vc faz aqui! Vim retribuir sua visita e adorei!! Parabéns pelo conteudo!! Superinteressante!! =D Estou levando seu selinho da parceria ok!
    http://moverparadeus.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...