Depressão: demônio ou doença?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) até 2030, a depressão será a maior causadora de perda de qualidade de vida no mundo, hoje, a depressão está relacionada direta ou indiretamente com a morte de 850 mil pessoas por ano, estima-se que só no Brasil sejam 20 milhões o número de pessoas com depressão.
Num primeiro momento poderíamos pensar que depressão é coisa de psiquiatra, e que o tratamento deve ser por meio de remédios (antidepressivos), o que não é um equívoco em sua complexidade, é verdade, a depressão neurológica só pode ser tratada de maneira medicamentosa, porém, a depressão de causa emocional, majoritariamente o caso mais comum, necessita de atendimento psicoterápico, simultâneo ao atendimento farmacológico.

Embora haja evidencias científicas de sua natureza patológica, alguns religiosos insistem em exorcizar o depressivo, há quem até identifique até um espírito chamado de “espírito de depressão”. Diante desta visão simplista fico a indagar: o que será de nossos irmãos em Cristo que sofrem de depressão? Estão eles endemoninhados? E quando falamos de pastor com depressão? Estaria ele possuído?

Permita-me compartilhar uma experiência pessoal, presido uma Ong (www.god.org.br)
que se destina a oferecer atendimento psicológico gratuito, para tanto, utilizamos um anexo de nossa igreja (Comunidade Cristã do Tatuapé). Tal atendimento psicológico é aberto a toda a comunidade de nosso bairro e adjacências, porém, para a minha surpresa 99% dos nossos pacientes são irmãos em Cristo de várias igrejas evangélicas, atendemos pastores, missionários, membros da diretoria da igreja, enfim, irmãos que estão adoecendo emocionalmente dentro das igrejas.

Dentro da atividade psicoterápica, buscando as causas do adoecimento emocional, não me parece que estejam “endemoninhados”, ao contrário há causas bastante claras e justificáveis para o sofrimento vivenciado por eles, problemas conjugais, familiares, profissionais, perdas, frustrações, traições... um número indizível de razões que os levaram a desenvolver um comportamento depressivo.

[b]Pergunta: Por que procuraram atendimento psicológico?[/b]

Por uma simples razão, estão cansados de serem exorcizados em suas igrejas sem qualquer resultado concreto. Pessoas precisam de oração, mas acima de tudo de atenção, de amor e compreensão. Não podemos continuar fazendo igreja no “atacado”, onde as pessoas se tornaram um número em nossa relação de membros, mas alguns irmãos precisam ser individualizados, como uma ovelha que não consegue acompanhar o passo das demais, e por isso, precisa ser tratada de forma individual.

Acredito que demônios possam atuar agravando o estado de sofrimento de pessoas, e diante desta atuação apenas a oração no nome de Jesus possa curá-los, no entanto, quando pensamos em “depressão” acredito que o caso é muito mais complexo que o mero exorcismo. Lembre-se, somos “crentes”, mas continuamos sendo seres humanos, e ser humano se perfaz pela necessidade de amar e sentir-se amado. Acredito que podemos como igreja fazer mais do que orar por essas pessoas.

Por Adriano Chagas
Adriano Chagas é pastor da Comunidade Cristã do Tatuapé, Mestre em Teologia com especialização em Psicologia e Religião pela Pontífice Universidade Católica (PUC/SP); Diretor do Instituto de Saúde e Espiritualidade Doxa Brasil; possui também especializações em Prevenção a Drogas e Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Presidente da Organização GOD (Grupo de Orientação a Depedentes).

8 comentários:

  1. Caro Josiel,
    Fiquei muito feliz com sua msg em meu blog.
    O espaço está aberto para vc,se quiser me trazer um milagre ou milagres.
    Abraço fraterno,
    Rita Almeida
    http://milagresim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Paz amado.
    Vim agradecer a visita em meu blog e também vou seguí-lo, pois encontrei matérias maravilhosas aqui.
    Parabéns pelo seu blog além das matérias edificantes, é muito lindo também.
    Deus o abençoe.
    http://sheilapassuello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita não sei se estão começando agora como blogueiros, mas conte comigo.

    Nos siga mantenha contato e o que pudermosfazer para ajudá-los faremos .

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este espaço. Deus te abençoe!

    Mônica Sampaio
    www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com
    monica.sampaio1@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Paz seja contigo

    Nos dias atuais é comum a demonização dos problemas e crises na mente das pessoas.

    Particularmente reconheço nos ensinamentos de Cristo tudo o que é necessário para se lidar com as crises, depressões e ansiedades. Então mesmo não considerando essencial a ação de um psicologo, reconheço que a atuação dele é igualmente útil como a de um médico. Pois tem capacidade de diagnosticar certos ti´pos de patologias que muitas vezes são contoladas com medicamentos (os quais não são receitadas pelo psicologo, mas que pode sim encaminhar a um psiquiatra, por exemplo ou outro tipo de especialista).

    O que tambem exalto na sua observação é a quebra do estigam de que tudo quanto é problema ou dá errado tem a ação de um demônio. Muitas vezes o fracasso e a infelicidade simplesmente são frutos de escolhas erradas ou não pesadas à luz da razão.

    Fé e razão não se contradizem.

    Permaneça na Graça e nela frutifique

    Seja bem vinda em meu blog e que possa ser edificado na Palavra

    atalaiadooastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir
  6. Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.

    Estou agradecido pela visita e comentários dos irmãos. Deus abençoe a todos.
    Irmã Rita Deus te abençoe,sempre teremos um milágre para compartilharmos.Irmã Sheila obrigado pelas palavras.Meu querido Marcos obrigado pela disponibilidade em nos ajudar, Deus te recompense.Querida irmã Mônica obrigado pela visita e de ter nos seguido. E vc meu querido Nicodemos, sem palavras ao seu omentário.
    Por isso que digo: Aprendendo uns como os outros crescemos na graça e conhecimento.
    Deus abençoe....

    Josiel Dias

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito dessa postagem, pois vem de encontro a minha própria opinião sobre o tema (escrevi um monólogo para ser encenado pelo ministério teatral da minha igreja sobre esse tema). Como disse Nicodemos, as pessoas dão tanta importância ao diabo que parece que é ele quem dirige suas vidas e não o Senhor. Vejo a depressão como uma falha no organismo que impede a reação às adversidades. Assim como eu tomo remédios para a hipertensão, o depressivo precisa tomar remédio para a depressão, mas é preciso tomar um cuidado redobrado, pois é nesse momento, de queda, que o inimigo de nossas almas se aproveita, aí sim, passa a ser um problema espiritual. Bem... Essa é a minha humilde opinião. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  8. Olá irmã Claudia, Graça e Paz.

    Verdade o que a irmã respondeu, não podemos culpar o diabo por tudo. Muitas vezes colhemos frutos de nossas escolhas.
    Oremos ao Senhor pedindo-lhe sabedoria e conhecimento. É isto que a igreja precisa; Conhecimento e sabedoria.
    Deus te abençoe e obrigado por nos visitar, volte mais vezes.
    Josiel Dias

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...