Aprendendo a conversar....

A conversa é o meio de comunicação mais antigo que existe e o mais usado até hoje. Através da conversa podem-se estabelecer grandes impérios ou até mesmo destruí-los. Uma boa conversa poderá ser a solução de sérios problemas cessando conflitos de anos afinco. Entretanto, na bíblia está escrito que “as más
conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15:33), daí entende-se que as conversas
maldosas e ou as más influências corromperão as boas iniciativas, as boas condutas e os bons costumes.

Quando a conversa não edifica, logo não é proveitosa e conseqüentemente não deve ter o envolvimento do crente, pois “Bem-aventurado o homem (ser humano) que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. (Salmos 1:1). Mesmo não tendo participação ativa na conversa, está permitindo que os seus ouvidos ouçam o que é mal é o mesmo que ser conivente, então o escritor de Provérbios declara que isso é atitude de ímpio: “O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna” (Provérbios. 17:4).

É preciso tomar muito cuidado com a língua, pois “a língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossavida em chamas” (Tiago 3:6 NTLH), sem esquecer também que “a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34). Se o coração, que é de onde procede os desígnios (Mateus 15:19), for
bom, as conversas serão boas, mas, se não, só Deus para ter misericórdia.

Todo cuidado é pouco com o que se conversa, até mesmo a má interpretação ou a maneira com se expressa, poderá abrir fendas enormes provocando dissensões e com isso abalar as estruturas da comunidade inteira. Portanto é importante aproximar-se, tirar as dúvidas, esclarecer as verdadeiras intenções e então ter tranqüilidade quanto ao assunto. Mas quando se dissemina as impressões pessoais,
baseado no “achômetro”, esse tal é agente da maldade; “As suas mentes perversas estão sempre planejando o mal, e eles espalham confusão por toda parte” (Provérbios 6:14 NTLH).

Só o Senhor para ajudar, a fim de que as conversas sejam sadias, tragam edificação, sejam suaves aos ouvidos, e quando necessário, exorte, corrija e repreenda em amor, afinal se a PALAVRA de Deus estiver no coração, sendo o verdadeiro tesouro, certamente não faltará a boa conversa, “pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações” (II Timóteo 3:16-17NTLH).

Deus vos abençoe e  “cuidado boquinha no que fala”!
 
Pr. Ialan Jay de Sá Cavalcante

E-mail: pastorialan@yahoo.com.br

5 comentários:

  1. REALMENTE É ASSIM QUE DEVEMOS AGIR IRMAO. QUE O SENHOR CONTINUE TE USANDO COM VASO EM SUAS MAOS..COM CARINHO,FICA NA PAZ!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto.
    E concordo que todo cuidado é pouco.. tem que vigiar muito o que diz, muito!
    Fique em paz.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi Irmão Josiel,

    Passei para deixar meu abraço, e cumprimentar pelo Blog.

    Um abraço do irmão João Cruzué.

    ResponderExcluir
  5. Olá meu irmão, tudo bem? Obrigado pela benção que está sendo este blog, que Deus continue te abençoando e parabéns pelas mensagens. Mandei um e-mail para o irmão, espero que me responda. "DEUS ABENÇOE"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...