Dois "Leptos" de qualidade

Lucas 21:1-4
Certa ocasião Jesus colocou-se entre o altar e o gazofilácio no templo em Jerusalém para observar os chamados adoradores ofertantes. Jesus via, naqueles chamados “adoradores”, suas ofertas, via suas quantidades, como também a intenção em ofertar as sobras na casa de Deus. Diz o texto em Lucas 21: 1-4 que vinham os grandes ofertantes com  quantidades de dinheiro e ali depositavam suas magníficas sobras. Mas suas ofertas não ultrapassavam em qualidade a oferta da pobre viúva, que só tinha alguns centavos. Segundo Jesus, a oferta daquela pobre mulher superava toda a grana depositada ali, pois ela deu tudo o que tinha. Talvez a classificação dos administradores do templo, como nos dias de hoje, classificariam aquela pobre viúva e sua oferta como insignificante.
Eu fico imaginando quando o tesoureiro abria o gazofilácio e se surpreendia diante das grandes quantidades, esquecendo-se no fundo do gazofilácio as humildes moedinhas deixadas pelos pobres e desprovidos.
Atenção adoradores e ofertantes, Deus não se surpreende com quantidades elevadas, nem sobras de ofertas que levas para igreja. Nem tão pouco terás créditos porque o teu dízimo é o maior da igreja. Deus olha para tua intenção, motivação, obediência e acima de tudo o teu coração, mesmo pouca que seja a oferta Ele recebe maravilhado de seu ato. Caso contrario a tua oferta apenas alegrará os olhos dos administradores do templo e do tesoureiro.
Aquela mulher conseguiu chamar a tenção de Jesus com seu ato, com seu intimo doando tudo que tinha, voluntariamente como primícias.
Este “ tudo que tinha” Não é como se pregam em algumas igrejas deste século: dê tudo o que você tem, até a passagem e volte a pé para casa.
Depois o ofertante sai reclamando por ter obedecido ao seu líder e que agora tenha que caminhar dois quilômetros a pé resmungando.
Lembre-se: “ Deus quer que você oferte, primeiramente, partindo do coração” não por obrigação, nem por imposição, seja de quem for. Nem tão pouco Ele está preocupado com o valor que você leva, pois ele é dono de toda prata e ouro. Lembre-se que adoração é individual ninguém pode interferir como deve ser seu ato, apenas faça de todo coração lembrando-se que entre o altar e o gazofilácio encontra-se Jesus observando sua oferta.

Jesus, levantando os olhos, viu os ricos deitarem as suas ofertas no cofre; viu também uma pobre viúva lançar ali dois leptos*; e disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos; porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para o seu sustento. Lucas 21:1-4

Deus te abençoe ricamente.
Por Josiel Dias 


*Matando a curiosidade, o que é Leptos?:
O leptoV, leptos, era a menor moeda judaica em circulação e a única desta origem citada no Novo Testamento. Valia muito pouco, cerca de 2% do valor do denário, ou seja, o pagamento de quinze minutos ou menos de trabalho. Tem o seu nome derivado do termo grego leptoV, leptos, que significa "despojado da própria pele", "desnudo", "delgado", "fino", delicado", "leve", e vem do verbo lepw, lepo, "pelar", "descascar", "desnudar". Podemos notar pelos significados que o leptos não tinha nenhuma camada externa de prata ou ouro, mas era feito de materiais menos nobres como o cobre ou bronze, extremamente fino ou delgado, portanto de pequeno peso e destituído de valor monetário, conferindo pouco poder de subsistência e compra a seu ganhador ou portador. Dois dessem pequenos leptos era toda a renda da pobre viúva de Mc 12:42. Não havia oferta menor que dois leptos. Portanto aquele viúva ofertou a menor soma, porém tudo o que possuía

2 comentários:

  1. Muito bom adorei, ajudou me muito....

    ResponderExcluir
  2. Amo exegese bíblica., amo a maravilhosa palavra vinda do coração de Deus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...