Maior exemplar de Alcorão do mundo é apresentado no Afeganistão

Medindo mais de dois metros, cada folha necessita de duas pessoas para virá-las
O Afeganistão quase sempre ocupa as manchetes por causa da guerra que trava a um década com os Estados Unidos. Mas Mohammad Saber Yaqoti Hussaini Khedri, um calígrafo afegão apresentou ao mundo um livro gigante, que ele e sua equipe demoraram cerca de cinco anos para terminar.

Em uma cerimônia na Biblioteca Naser Khusro Balkhi, na capital Cabul, dia 12, Mohammad mostrou o exemplar diante de importantes figuras religiosas, clérigos, estudiosos e autoridades do governo. O evento marcou a abertura do Centro Cultural e exposição de artes Hakim Nasir Khusraw Balkhi.

O livro foi totalmente feito a mão por uma equipe de nove pessoas. Idealizado e patrocinado por Alhaj Sayed Mansoor Nadri, conhecido líder muçulmano xiita do Afeganistão.

Cada uma de suas 218 páginas tem 2,28 metros de altura e 3, 10 de largura, por isso necessitam de duas pessoas para virá-las. Ao total, são 30 diferentes tipos de caligrafia que compõe a obra.

Falando durante a cerimônia, Mansoor Naderi descreveu a conclusão do livro como uma grande conquista para a nação afegã e todos os muçulmanos ao redor do mundo. Os responsáveis pelo projeto receberam “cartas de apreciação” do orador do Senado afegão, Fazal Hadi Muslimyar.

O Alcorão ou Corão é o livro sagrado do islamismo, que seria o registro das palavras exatas reveladas por Deus a Maomé através do Anjo Gabriel. Está dividido em 114 suras, que são como poemas. Os muçulmanos acreditam que essa revelação foi dada periodicamente ao longo dos 23 anos antes de sua morte, aos 40, no ano de 632.

Para efeitos de comparação, a maior Bíblia manuscrita do mundo foi criada pelo católico Sunil Joseph, na Índia. Ela demorou quatro meses para ser feita e pesa 61 quilos. Servidor público do governo central da Índia, Sunil escreveu 7957 versículos à mão.

Traduzido e adaptado Daily Mail
Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...