Estamos sendo testados.

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma. Tiago 1:2-4

Existem inúmeros vídeos disponíveis na internet de testes de turbinas de aeronaves. Por gostar bastante de aviação, por esses dias, assisti como se fabrica uma turbina para aeronaves. Assisti vários vídeos e enquanto assistia via aquelas turbinas sendo testadas até a sua exaustão, Deus me trouxe uma reflexão sobre tal teste.

Eu comecei a perceber que embora aquelas máquinas estivessem sendo testada além talvez do que podiam suportar, quem a testava não fazia isso por querer destruí-la, tendo em vista o valor daquelas turbinas, pois custam milhões. Engenheiros aplicavam testes que ao meu ver era o fim daquela turbina. 

Os testes se intensificaram, cada vez mais aumentava a força de oposição e o desgaste era visível na turbina. Quando chegavam ao final do teste ela recebia o selo de segurança. Testado e aprovado.

Imagina entrarmos em uma aeronave e ouvir dos comissários a seguinte informação: Senhores passageiros sejam todos bem vindo ao voo teste desta aeronave. Gostaríamos de informar que estamos em um voo teste onde os dois motores deste avião estão sendo colocado pela primeira vez em seu uso.... Eu poderia até imaginar o que ia ocorrer naquele voo: todos desceriam imediatamente daquele avião.

O resultado final é a perfeição

Somos como aquelas turbinas, muitas vezes somos provados até a exaustão, pensamos que não vamos suportar tamanha prova. As vezes até pensamos o porquê Deus permite tais provações, as vezes duvidamos que sairemos ileso destes testes.  Parece loucura mas devemos nos regozijar por esses testes, pois no final somos aperfeiçoados e aprovados. 1 Pedro 1:7-8.

Deus jamais permitirá que você seja testado, provado além do que você poça suportar, creia o propósito de tal teste, é reparar o que possivelmente esteja errado, sempre no final o resultado é pra glória de Deus.  Lembra do processo para a produção de metais preciosos? Lembra como o ouro passa por todo processo, até que toda impureza que comprometa a pureza desse precioso metal seja retirado? Tanto o ouro como a Prata passam pelo fogo, até sua aprovação. Quando isso acontece ambos metais saem com brilho.

O fogo não destrói o ouro, mas queima as escórias e faz com que ele brilhe mais! O crisol não destrói a prata, mas faz com que o metal seja revelado mesmo como prata. O mesmo acontece com o crente. Quando provado, o seu caráter brilha e ele manifesta a glória de Deus (Pv 17,3; Pv 27.21; Mt 5.16).  A fé honra a Deus e Deus honra a fé!

O apóstolo Paulo em 2 Coríntios 1:8 chega até comentar tais testes, e provações, Paulo até pensa que não vai suportar as adversidades, e se desespera de sua vida. Até que quando ele pensa que já era, ele percebe em quem devia confiar, o Deus que até os mortos tem o poder de ressuscitar.

Fique tranquilo Deus está no controle desse teste. Fique tranquilo que Deus não permitirá algo pelo qual você não possa suportar, creia que até aqui, mesmo que não percebas, Deus está no controle e está ao teu lado, no momento certo Ele agirá se preciso for.... 
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:13

O Salmista Davi no Salmo 119:71 Afirma: Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Aflição, adversidades, provas muitas vezes tem uma conotação de coisas ruins. As vezes chegamos até dizer: Por que Deus permite tais provas? O salmista afirma: “Foi-me bom” passar por esses testes, pois o final foi proveitoso, ele aprendeu, observar os decretos de Deus, ou seja chegou a maturidade.

Jó foi a maior prova, o maior exemplo que no final do teste, da provação vem a perfeição, o selo de aprovação. Jó foi testado além talvez do que eu ou você pudesse imaginar. Mas Deus não permitiu que Jó fosse destruído nesse teste. Sabe como Jó saiu? Veja o que o próprio Jó diz: De fato, meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito; contudo, agora os meus olhos te contemplaram! Jó 42:5

“Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó”. 
Salmos 103:14

Nós temos um valor incalculável pra Deus, não pense que Deus quer nos destruir, pois Ele sabe que somos frágeis como barro, Ele conhece nossa estrutura. Deus permite tais provas, mas garante sua presença o tempo todo conosco para sairmos aprovados como aquelas turbinas. Ventos contrários, temporais, objetos indesejáveis que vem em nossa direção nos faz cada vez mais resistentes a tais invasores....

Fique tranquilo! DEUS ESTÁ NO CONTROLE!


Pb Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...