A Urgência de Viver

Existem certos momentos em que mais do que nunca sentimos a urgência de viver. Kollek propõe em sua autobiografia um décimo - primeiro mandamento: “Não serás paciente”. A primeira vista, tal conselho parecer ir contra uma das qualidades mais valorizadas pela humanidade - a paciência é uma virtude!
No entanto, ao reflectirmos sobre as palavras de Kollek, percebemos que elas contêm grande sabedoria. A impaciência é necessária para remediar nossa tendência tão humana de protelar. Pois a verdade é que, em muitas aéreas vitais de nossa existência, somos pacientes demais.
Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã. Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos se tivéssemos a nossa disposição um estoque inesgotável de tempo.
Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser dita, para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo. Esperamos demais para ser generosos, deixando que a demora diminua a alegria de dar espontaneamente.
Esperamos demais para ser pais de nosso filhos pequenos, esquecendo quão curto é o tempo em que eles são pequenos, quão depressa a vida os faz crescer e ir embora. Esperamos demais para dar carinho a nossos pais, irmãos e amigos. Quem sabe quão logo será tarde demais?
Esperamos demais para ler os livros, ouvir as músicas, ver os quadros que estão esperando para alargar nossa mente, enriquecer nosso espírito.
Esperamos demais para enunciar as orações que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor que talvez não seja necessário amanhã. Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenharmos no palco.
Deus também está esperando - esperando-nos para o compasso de espera. Esperando que comecemos a fazer agora tudo aquilo para o que este dia e esta vida nos foram dados. Pensem nisto, o amanhã pertence somente a Deus, hoje é um dia oportuno para receber Jesus em seu coração, arrepender-se dos seus pecados, deixar a velha vida e começar uma nova caminhada ao lado de Jesus, amanhã poderá ser muito tarde.

Por: António Magnani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...