O dia em que Deus se calou

Aquele sábado foi o pior dia da história dos cristãos. Após a morte e sepultamento de Jesus a Bíblia não nos conta nada a respeito de Deus ou do próprio Jesus. Não sabemos o que ele fez nem onde estava.
 
Deus não se pronunciou, não falou com seus discípulos e não deu nenhum sinal. Alguns dizem que Jesus desceu ao inferno nesse dia, mas isso é um assunto para ser tratado em outro post. Não acredito que isso aconteceu, assim mesmo, o assunto em questão é o silêncio de Deus nesse dia.
 
Pouco é relatado nos evangelhos sobre esse dia, temos apenas duas passagens sobre o que aconteceu no dia entre a morte e ressurreição de Cristo. Em Lucas 23:56 a Bíblia nos conta apenas que os discípulos cumpriram o costume de descansarem no sábado.
 
Já em Mateus 27:62-66 lemos sobre a preocupação dos fariseus e sacerdotes a respeito do roubo do corpo de Jesus para forjar o cumprimento da profecia da ressurreição. Fora isso temos o silêncio de Deus. O que isso tem a ver com nossa vida? Por que esse dia triste precisa também ser lembrado?

Pense nesse dia na visão de todos os discípulos de Jesus. A experiência de vida deles pode em muito servir de exemplo para a sua vida. Situações semelhantes em menor escala podem estar acontecendo com vocês. A primeira coisa a se dizer é que Deus não deixou seus filhos no escuro. Eles tinham uma esperança, eles aguardavam o domingo. Jesus deixou a promessa de ressurreição ao terceiro dia! (Lucas 18:33/ Mateus 20:19).
 
Essa verdade simples é maravilhosa e deve ser levada para nossas vidas hoje. Mesmo durante o silêncio Deus não deixa de ser bom e amoroso. Sempre teremos a esperança da promessa. Da sua promessa de salvação, perseverança e da promessa de sua volta. (João 6:39). Nós cristãos já temos o melhor que podemos ter e precisamos agir com fé nos dias de nossa vida terrena.
 
Aquele sábado sombrio representou isso para os cristãos primitivos. A fé deles estava sobre a maior prova e Deus estava calado. Pensou em algum momento da sua vida parecido? Pense, talvez você esteja nessa situação agora.

Imagine por um segundo a situação do cristãos daquela época e compare com a sua. Era sábado e eles não trabalhavam. Estavam possivelmente escondidos em suas casas ou refugiados em algum lugar distante. Os apóstolos deveriam estar juntos em algum local. Foi assim que Jesus os encontrou após a ressurreição. O Rei dos reis e Senhor dos senhores estava morto.
 
O messias estava num túmulo vigiado por soldados romanos. Não restava mais nada além da fé e comunhão dos outros discípulos. Apenas um dia os separava da confirmação da promessa ou da descoberta de que tudo não passava de uma mentira. Homens e mulheres que deixaram tudo para seguir a Jesus e sua mensagem estavam prestes a descobrir a veracidade dos fatos.
 
Talvez muitos tenham apostatado, outros fugiram, mas o remanescente permaneceu. Para a glória de Deus eles permaneceram.

Se identifica? Agora use a vida deles como exemplo! Um das provas de que eles permaneceram crendo é exatamente o fato de continuarem a cumprir a lei do sábado. Eles continuaram obedecendo a palavra que receberam de Deus e Jesus, mesmo Ele estando morto.
 
Prova ainda maior é que eles estavam juntos. A verdadeira Igreja, composta pelos verdadeiros crentes permaneceu unida. Imagino que estavam orando ao longo do dia, chorando com os que choravam e consolando uns aos outros. Imagino que estavam lendo os livro da lei (antigo testamento) e lembrando das promessas feitas. Deus estava em silêncio, mas seu povo estava alimentando sua fé. Jesus estava “morto” mas sua igreja continuou viva! Que belo exemplo.
 
Fico com os olhos cheios de lágrimas quando penso nos cristãos naquele dia. Como tem sido a sua vida nos dias de silêncio de Deus? Cheia esperança, fé e obediência ou cheia de revolta, ódio e incredulidade? Pense e reflita sobre a vida daqueles cristão que viveram aquele sábado.

Os olhos que se enchem de lágrimas pela tristeza desse sábado são os mesmos olhos que as derramam de alegria pela glória do dia seguinte. Deus se calou durante um dia para dar o maior brado de vitória no outro.
 
Deus fica em silêncio hoje para vencer amanhã. Tenho visto isso na vida de quem sabe continuar crendo e obedecendo no período de silêncio. Esse é o paradoxo maravilhoso do evangelho. Deus é tão poderoso que vence através da derrota, que fortalece nossa fé através do silêncio, Deus é fiel mesmo estando calado. Creia! 

Soli deo gloria
@pedromcp
Fonte Renascer Prime

Um comentário:

  1. é dificil quando ele se cala pois ele é meu guia , mais é assim tem q continuar , se ja cheguei ate aqui não posso desistir !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...