Cristãos celebram Reforma Protestante e saem às ruas para reavivar a Europa


Evangelista Ghiorghi Cazacu durante prega nas ruas do leste europeu. (Foto: Gospel Ministries International)



A Aliança Evangélica da Europa se reuniu para estudar o contexto preocupante da Europa e planejar ações de evangelismo eficientes.
A Aliança Evangélica Europeia reuniu-se para a sua Assembléia Geral anual em Praga, República Tcheca, entre os dias de 9 a 12 de outubro de 2017.

Considerando a celebração dos 500 anos da Reforma Protestante, cerca de 100 participantes se reuniram para planejar como os cristãos evangélicos em toda a Europa poderiam sair às ruas e levar a mensagem do Evangelho mais efetivamente, com uma base bíblica sólida e considerando o contexto atual da Europa: a sua cultura secular, pós-secular, pós-moderna, pós-cristandade e pós-comunista.

Neste encontro mais recente, os evangélicos foram confrontados com o cenário preocupante que impera em grande parte dos países da Europa: milhões de jovens que não têm qualquer relação com a Igreja, conflitos que duraram gerações, migrantes / refugiados que chegam do Oriente Médio e África com todo tipo de necessidade, e uma grande quantidade de crianças que não têm qualquer lugar para chamar de casa.

Segurança e Identidade em Deus
Como se Deus quisesse dar o tom do encontro, o primeiro encontro teve de ser transferido de uma sala de um auditório para uma sala consideravelmente menor, obrigando todos os membros e afiliados a se sentarem como estudantes, ansiosos para aprender coisas novas e antigas. Este tom continuou, enquanto Rosalee Velloso liderava o grupo ao considerar de novo as questões antigas, mas ainda relevantes, que Abraão teve de enfrentar em Gênesis 11 e 12.

"Ele desistiria de sua vida estável e próspera em resposta ao chamado de Deus? Qual seria a sua identidade a partir dali? Onde seria o futuro dele?", questionou. "Em tempos semelhantes de turbulência e incerteza hoje, os cristãos evangélicos devem decidir se seguem a tendência da sociedade para as discussões motivadas por emoção, medo, insegurança, construindo muros e barreiras para proteger sua identidade ou para encontrar sua segurança e identidade em Deus, abraçando totalmente seu chamado bíblico".

Ser cristão hoje
Durante o encontro, alguns professores evangélicos de teologia forneceram contribuições de especialistas sobre estas situações contemporâneas. Evert Van de Poll apresentou uma ampla e bem pesquisada descrição dos desafios enfrentados pelos cristãos na Europa.

Thomas K. Johnson discutiu as relações entre evangélicos e católicos romanas e suas implicações para a evangelização.

Johannes Reimer abordou casos atuais de conflito social e descreveu as novas iniciativas da Rede de Paz e Reconciliação do Aliança Evangélica da Europa.

Já David Patty apresentou os esforços diretos de Josiah Venture sobre a evangelização, dirigidos a jovens que tiveram pouco ou nenhum contato prévio com as igrejas.

Premiado durante o evento por seus projetos de evangelismo e ação no Reino Unido, com o projeto "Home For Good" - cuidando de crianças órfãs e respondendo à necessidade dos refugiados - o Dr. Krish Kandiah confrontou o público para perguntar às suas igrejas se eles simplesmente querem continuar servindo as pessoas que sofrem devido aos sintomas de problemas sociais ou se elas estão preparadas para resolver as origens desses problemas.

"Frios na fé"
Ao reconhecer a necessidade de divulgar o Evangelho entre os chamados "membros nominais" - pessoas que são oficialmente membros de uma igreja, mas que não participam (nem mesmo frequentam os cultos) e que não parecem ter uma fé pessoal em Jesus Cristo - os participantes do encontro foram também encorajado a evitar promover qualquer tipo de "competição" com outras igrejas, mas sim buscar trabalhar em unidade para estimular também estas pessoas a crescerem na fé.

Observou-se que as igrejas evangélicas também têm sua própria "periferia nominal". Esta situação exige cuidados pastorais e mais pesquisas sobre por que alguns membros de igrejas evangélicas pararam de frequentar a igreja ou não confessam abertamente sua fé.


Cristãos comprometidos
À medida que os participantes da Assembléia Geral do Aliança Evangélica da Europa deixavam Praga para retornar aos seus países de origem em todo o contineneto, todos voltaram com propósitos estabelecidos:

- envolver-se em esforços para compartilhar as boas novas de Jesus Cristo no evangelismo para pessoas de todos os setores da sociedade em toda a Europa;

- Mostrar o amor de Jesus Cristo de maneiras práticas às pessoas necessitadas em toda a Europa, não somente lidando com os sintomas, mas também abordando as causas profundas desses problemas;

- Se empenhar no estudo sério das necessidades de seus vizinhos e deixar suas zonas de conforto em benefício do próximo.

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...