Sessão solene na Câmara de SP celebra 500 Anos da Reforma

Lideranças evangélicas e políticas se reúnem para celebrar na próxima segunda, dia 30
A Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab), realiza na próxima segunda-feira, 30 de outubro, sessão solene em celebração aos 500 Anos da Reforma Protestante, movimento que começou na igreja e mudou a história do mundo.

O evento será no Plenário 1º de Maio, no 1º andar da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista), a partir das 19h00. A solenidade, uma iniciativa do vereador Eduardo Tuma, terá como oradores lideranças religiosas, entre as quais o bispo Robson Rodovalho, presidente da Concepab e da Igreja Sara Nossa Terra, e o pastor José Wellington Bezerra, presidente da Assembleia de Deus Ministério Belém.

Entre as lideranças políticas convidadas estão o governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o prefeito da cidade, João Doria. A presença das autoridades deve ser confirmada com as respectivas assessorias.

Na solenidade, a Concepab irá lançar uma publicação especial que resgata a história da Reforma, seu impacto sobre o mundo de então e reflexos até os dias de hoje – a revista 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE – Conheça o movimento da Igreja que mudou o mundo.

Para Rodovalho, representante de ministérios cristãos evangélicos, a data deve ser celebrada pelos brasileiros como um momento de reflexão, sobre seus valores, deveres e direitos como cidadãos.

“Precisamos reavivar a mensagem da Reforma, que foi apenas o começo, a semente que fez nascer um novo homem, 500 anos atrás. O movimento reformista, ao revelar que a salvação vem pela fé e não por penitências, privações ou sofrimentos, deu ao homem a confiança necessária para assumir que nada, nenhum sistema é absoluto, que é possível questionar e mudar tudo aquilo que não sirva ao bem-estar das pessoas”, diz o bispo, também presidente e fundador da Igreja Sara Nossa Terra.

“O homem precisa ter dentro dele o sentimento de que a miséria não é um castigo de Deus, que não é uma coisa natural. É preciso enfrentar a miséria como uma maldição, que precisamos lutar contra ela de todas as formas. Então, na responsabilidade que todos nós devemos ter, além dos nossos deveres, temos o direito de cobrar dos governos políticas públicas de Estado para combater a pobreza, a desigualdade, as privações.”

Lançamento
Em 31 de outubro de 1517, exatos 500 anos atrás, ao divulgar 95 teses que questionavam os dogmas ditados pela igreja católica a partir de Roma, o monge agostiniano alemão Martinho Lutero desencadeou um movimento reformista que levou ao cisma dos cristãos, com o surgimento do protestantismo, ao reconhecimento de uma nova relação entre o homem e Deus e do homem como cidadão, com direitos e deveres.

A revista produzida pela Concepab recupera essa história e traz a análise de especialistas sobre a importância da religião para a construção dos valores de uma sociedade. Entre outros, colaboraram com o trabalho o professor titular de Filosofia da Unicamp Roberto Romano e o chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Davi Gomes.

* Com colaboração de Andrea Michael

GospelPrime

Um comentário:

  1. Só pelos nomes dos oradores citados afirmo que não ha o que comemorar, há sim, e muito o que reformar de novo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...