Artefatos maias datam o fim de uma era e o retorno de um deus, diz estudo

De acordo com arqueólogos os achados não datam
o final do mundo, mas o início de uma nova era
Na última quarta-feira, 30, o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México divulgou a nova interpretação das previsões maias. E segundo eles as peças encontradas não datam o fim do mundo para dezembro de 2012 e sim o retorno do deus Bolon Yokte.
 
Os especialistas Sven Gronemeyer e Barbara Macleod, da Universidade da Trobe, da Austrália, entenderam que os maias criaram um calendário com base em um período de 400 anos, denominado Baktun. Cada era é composta por 13 ciclos de 400 anos, que somavam 5.125 anos, e, segundo a conta, a era atual concluiria em dezembro de 2012.
 
Então as peças encontradas não datavam o final do mundo, previsão que já havia sido rejeitada pelos arqueólogos, e sim o fim de uma era. Sobre o retorno do deus Bolon Yokte eles chegaram a conclusão de que os maias acreditavam que no final de um ciclo se começa outro e no dia 21 de dezembro começaria a investida dessa deidade.
 
Esse deus está ligado à criação à guerra. De acordo com Gronemeyer ele teria participado do começo da atual era, iniciada em 13 de agosto do ano 3.114 a.C. O epigrafista alemão indicou que essa inscrição está ligada à história da cidade maia de Tortuguero, na qual se cita o governante Bahlam Ajaw (612-679 d.C.) como futuro participante de um evento do final da era atual.
 
“A aritmética do calendário maia demonstra que o término do 13º Baktun representa simplesmente o fim de um período e a transição para um ciclo novo, embora essa data seja carregada de um valor simbólico, como a reflexão sobre o dia da criação”, comentou Gronemeyer.

Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...