Mentir ou Omitir?

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.(Mateus 5:37)”
É o terceiro capítulo que Homer e eu escrevemos nesse livro de Gênesis e, pela terceira vez, Abraão já começa demonstrando falta de confiança na palavra de Deus.
Logo depois da destruição de Sodoma e Gomorra, Ele se mudou com sua esposa para uma região próxima à fronteira do Egito. A cidade-estado de Gerar era, então, governada por um filisteu chamado Abimeleque. Abraão temeu que fosse morto por causa de sua esposa, pois achava que aquele povo não temia a Deus. Por isso, ele deu uma enganada no pessoal. Falou que Sara era sua irmã (e na verdade era mesmo meio-irmã), e por isso Abimeleque a tomou (costume da época). Ele inventou uma mentirinha, porque não confiou que Deus tomaria conta da situação. Óbvio que isso não daria certo.
Em sua cabeça, ele estava tentando justificar sua mentira, dizendo que Sara era mesmo meio-irmã. Será que, por causa disso, ele estava “menos errado”? Quantas vezes não fazemos isso? Omitir é uma ação natural do ser humano, que faz a besteira, mas tenta justificar de alguma maneira. É fingir que não pecou. Aos olhos de Deus, não falar a verdade é a mesma coisa que mentir. E quantas vezes fazemos a mesma coisa que Abraão. Pode ser que agora mesmo você esteja fazendo isso com Deus, ou com alguém.
A mentira e o pecado trazem problemas a todos em nossa volta. Veja todos os problemas que poderiam ter acontecido a Abimeleque se ele não tivesse ouvido a voz de Deus. Sejamos verdadeiros. Sejamos sinceros.

Abraços! (Rapha e Homer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...