Será que vale a pena Eutanásia?

Britânico paralisado ganha direito de
pedir à Justiça para morrer

O britânico Tony Nicklinson, que está completamente paralisado e se comunica apenas através de movimentos dos olhos, ganhou nesta segunda-feira (12) o direito de pedir à Justiça o suicídio assistido.

Um derrame em 2005 deixou Nicklinson, de 58 anos, com a chamada "síndrome de encarceramento", incapaz de realizar qualquer movimento à exceção dos olhos --e incapaz de se suicidar sem ajuda. Ele quer que a Justiça britânica dê proteção legal a algum médico que o ajude a encerrar sua vida.

O Ministério da Justiça argumenta que uma decisão favorável a Nicklinson significaria mudar as leis em relação aos assassinatos.

A decisão da Suprema Corte significa que Nicklinson poderá levar seu caso adiante e que a Justiça poderá analisar em audiência as evidências médicas em relação ao seu caso.

A "síndrome do encarceramento" deixa as pessoas com corpos paralisados, mas mantém o funcionamento do cérebro e a capacidade de raciocínio intactos.

Atitudes do século 20

Após a decisão da Justiça nesta segunda-feira, a mulher de Nicklinson, Jane, leu à BBC um comunicado de seu marido.

"Estou satisfeito com o fato de que as questões relacionadas à morte assistida possam ser discutidas no tribunal. Os políticos e outros não podem reclamar de os tribunais serem fóruns de debate se os políticos continuarem a ignorar uma das mais importantes questões que a nossa sociedade enfrenta hoje", afirmou.

"Não é mais aceitável que a medicina do século 21 seja governada pelas atitudes do século 20 em relação à morte", completou.

Nicklinson, que se comunica por meio do movimento dos olhos, com a ajuda de um quadro eletrônico ou de um computador especial, afirmou anteriormente que sua vida era "sombria, miserável, humilhante, indigna e intolerável".

Sua mulher afirmou que o marido "somente quer saber que, quando o momento chegar, ele tem uma saída". "Se vocês soubessem o tipo de pessoa que ele era antes, saberiam que a vida assim é insuportável para ele", disse.

Ela afirmou ainda não saber quando o marido quer realmente morrer. "Suponho que seja quando ele não suportar mais", comentou.

Informações Uol.com

2 comentários:

  1. Só quei pode tira ou da vd e Deus não
    Concordo com eutanazia

    ResponderExcluir
  2. Quem pratica o suicídio e pq não encontra saída e não adianta pedir socorro Tudo que vão lhe dizer não fara sentido algum O suicida não quer se matar na verdade ele faz de tudo p evitar isso ..mesmo pq ele sabe que não tem volta Mas o suicídio na cabeça de um suicida funciona como ondas do mar Vc vai se aprofundando com fatores da vida q cada vez que vc avança o mar mais forte são as batidas das ondas e uma hora elas vão te derrubar Um verdadeiro suicida não avisa ninguém ,não da sinais que levantem suspeitas Quando vc souber ele ja se matou Eu mesma tentei varias vezes ..tenho 7 pinos no calcanhar,costelas quebradas,cortes no queixo cheguei ao desmaio perto da morte mas estou viva só contei isso pros amigos depois que fiz kkkkk Hj me controlo estou esperando o momento certo pq nessas tentativas aprendi como morrer sem dor Sei que só poderei fazer isso uma vez Então tenho q pensar mt

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...