Jesus veio buscar você para casa. Vai esconder-se dele?

O Filho do Homem veio buscar e salvar o
que estava perdido (Lc 19.10).
A Bíblia afirma que “Não há ninguém que faça o bem [ou: nenhum justo], nem um sequer" Sl 14.3). Ou seja: "todos pecaram" (Rm 3.23). Apesar disso, na sociedade judaica do tempo de Jesus, dividida nas seitas dos fariseus e dos saduceus, além de outras mais, todos se tinham como bons religiosos e estavam convencidos da sua própria justiça.
 
Lucas compreendeu isso e registra no 15° capítulo do seu evangelho três parábolas (histórias ilustrativas) contadas por Jesus, a primeira das quais (a da ovelha perdida), você acabou de ler. Convém ler também o restante do capítulo, sobre a moeda perdida e o filho perdido.
 
Pela parábola da ovelha perdida, Jesus ensina que não só a ovelha separada do rebanho estava perdida, mas as outras noventa e nove que voltaram ao curral igualmente dependiam do cuidado do pastor por elas. A parábola da moeda perdida mostra que mesmo a pessoa religiosa (em casa) pode estar perdida.

Finalmente, com o exemplo do pai e seus dois filhos, não só o mais novo, que torrou a sua herança vivendo no pecado (longe do pai e em rebeldia contra ele), estava perdido, mas o mais velho, que se considerava corretíssimo, na realidade também estava nessa situação porque não mantinha nenhum relacionamento de amor com o pai. Todos pecaram e não há nem um justo sequer. Mas há os justificados.

E quem são estes? São os que reconhecem o seu estado pecaminoso, como o filho mais novo da parábola acabou fazendo e confessando: "Pai, pequei contra o céu e contra ti". Pv 28.13 declara."Quem esconde os seus pecados não prosperará, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia."
 
É disso que dependemos, e foi para isso que Jesus veio: para procurar e resgatar cada um de nós, como o pastor a ovelha, a mulher a moeda e o pai o seu filho. Que tal dizer-lhe agora que você aceita seu convite? - HM

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...