Mentira, mentirinha e mentirão. Pecado, pecadinho e pecadão.

O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. Provérbios 12:22
Hoje, 1º Abril, é comemorado o dia da mentira, pois é, parece cômico pensarmos que foi criado um dia especial para os mentirosos. Alguns até por brincadeira inventam mentiras neste dia para entrar no clima, pois neste dia acredita-se que pode mentir. Mesmo por brincadeira Deus não se agrada de quem mente. Basta perceber o que a Bíblia diz sobre mentira. João 8:44, Efésios 4:25, Colossenses 3:9-10, Apocalipse 22:15
Mentir é tão natural que, se não vigiarmos, entramos neste caminho desapercebidamente. Se mente querendo, se mente sem querer, se mente sem perceber. Existe até aqueles que chamam de mentirinha santa. “Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra”, justificam os mentirosos. Esse “Atire a primeira pedra” refere-se à frase de Jesus para a mulher adúltera que os Santarrões queriam apedrejar pelo fato dela ter sido pega em pleno adultério. João 8:9-11

Em relação a uma mentirinha a frase “Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra” é até sugestiva, mas devemos aproveitar o mesmo texto e dizer que Jesus conclui aquela frase dizendo: “Vai e não peques mais”. É claro ninguém pode te condenar por você ter dito alguma mentira, mas vai o texto de Cristo para nós: Vai e não peques mais. Portanto, não podemos mentir, nem tampouco viver na prática da mentira, caso aconteça conosco devemos nos esforçar a não cometer novamente.

Como é triste conviver com pessoas mentirosas não é mesmo? Por certo você conhece alguém bem perto de você que mente muito. Até quando esta pessoa fala a verdade, ninguém acredita nela, justamente pela prática de mentiras que elas cometem.

Queridos, para Deus mentira é mentira, mentira é pecado e a Bíblia nos aconselha para não mentirmos. “Mentirinha” não é menos ofensivo que um “mentirão”, nem tampouco pecadinho é menor que “pecadão”, ambos são abominação. Deus não se impressiona com pecados jogados no diminutivo, achando que assim é menos danoso. Para Deus existe uma palavra: Mentira seja premeditada, sem querer, sem perceber. Devemos vigiar para não cometer. Veja o que Jesus disse aos mentirosos de plantão:

Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. João 8:44

Quem vive em uma prática de mentiras a Bíblia mostra que tem como pai o “Diabo”. Por tanto, amados, devemos falar a verdade, doa ou deixe de doer. Fale a verdade custe o que custar. Peça a Deus sabedoria naquilo que precisas dizer. Seja a minha e sua palavra: Se Sim, Sim! Se Não, Não!

Deus tenha misericórdia de nós, chamados discípulos.

Pb Josiel Dias
IEC Alcântara

2 comentários:

  1. E se vc deseja fazer uma festa surpresa para demonstrar carinho a alguém? Msm assim a mentira entra nesses padrões? Pq não é uma mentira para causar dano ou se promover salvar a si e sim para revelar futuramente de uma forma carinhosa.

    ResponderExcluir
  2. E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) 6 De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo? 7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador? 8 E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa. logico que esse contexto não esta falando exatamente isso mas pegue como base

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...