Parece mal aos teus olhos eu ser bom?

Mateus 20:1-16
Esta semana aconteceu algo, em meu trabalho, que me fez refletir como, às vezes, o homem age mal e não se conforma quando o outro é beneficiado. Todos tomaram conhecimento através da mídia, o que as chuvas causaram no grande Rio de Janeiro, e o caos que a cidade ficou. 

Empresas fechadas, inundadas pelas águas, empresas que não funcionaram pela falta de seus funcionários. A empresa a qual trabalho tomou a atitude de abonar as faltas dos funcionários que foram prejudicados, de alguma forma, pela inundação. 

Os outros funcionários que sofreram, mas que chegaram ao local de trabalho, foram abonados apenas as horas de atraso, ou minutos. Quando estes funcionários que não faltaram souberam que os faltosos não seriam descontados, começaram a reclamar dizendo: Se eu soubesse que faltar neste dia de Caos não fosse descontado em meu pagamento eu teria ficado em casa. 

Diziam eles: Sofremos com as águas nas ruas, nos molhamos, passamos horas dentro do ônibus e nada disto adiantou, antes tivéssemos faltado. Vejam amados como o homem age quando o outro, segundo ele, não tão merecedores, recebem o mesmo prêmio que ele. Há uma insatisfação total porque para eles trabalharam mais do que os outros, portanto merecem um beneficio maior. Parece mal a estes atrasados, a Empresa abonar o dia dos faltosos.

Lemos uma historia parecida no evangelho de Mateus 20:1-16. O capitulo 20 nos conta uma parábola muito linda, onde tiramos muitas lições para aplicarmos em nossa vida cotidiana e social. Esta parábola nos mostra um proprietário de uma vinha contratando alguns trabalhadores para a colheita e ajustando o valor do serviço para tal tarefa. 

É certo que alguns trabalhadores começaram o dia bem sedo, outros chegaram um pouco depois e outros trabalhadores chegaram quase no final da empreitada. Mas o que ocorreu com estes trabalhadores que começaram a tarefa no primeiro horário? Deveriam eles ter algum benefício a mais do que o combinado? Deveriam eles ganhar mais do que os outros trabalhadores, que trabalharam apenas no final da tarefa? Não foi ajustado o preço da tarefa antes da colheita? Reclamar de que? Não receberiam o valor combinado com o dono da vinha? Veja o que nos diz o texto:

Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um. E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família, Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Mateus 20:10-15. E conclui Jesus a parábola dizendo: Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Eu fico olhando para aquele ladrão da cruz, que nada fez, nada trabalhou, nem membro foi de nenhuma igreja até mesmo por que não existia ainda a igreja, e no final de sua vida, ganhou a salvação igualmente a outro que serviu a Deus durante década. 

Seria Deus injusto, não lembrar do trabalho destes que vivem em prol do Reino? Claro que não! Teremos nossos galardões segundo a nossa obra e serviço, mas isto não depende de quem corre, ou de quem faz. Mas de Deus em sua infinita misericórdia. Isto é Graça, favor imerecido. Eu não mereço nada, mas Ele me deu a salvação gratuitamente através da fé em Cristo. Somos diante dele iguais, ele morreu por todos; João 3:16.

Às vezes quando um irmão é honrado abençoado com uma promoção, ou compra um carro novo, logo surge este sentimento maligno de inveja. Porque eu não posso comprar também um carro assim, ou ter a benção dele? É como esta pessoa dissesse assim pra Deus: Se o Senhor não me abençoar, não abençoa também o outro irmão. 

Infelizmente alguns ainda sentem este sentimento de inveja e raiva pela alegria do outro. Em Romanos vemos um texto que o apostolo Paulo orienta o seguinte: Se um membro chora devemos chorar com ele, se outro membro é honrado devemos se alegrar por isso. Chorar com os que choram, alegrar-se com os que se alegram. Romanos 12.15.

Já para igreja de Corintios escreve o seguinte: I Coríntios 12:26: "De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele."

A tua vitória meu irmão é a minha vitória as tuas lágrimas, também faz parte dos meus olhos. Bem que deveria ser desta forma.

Oremos ao Senhor, cabeça do corpo que nos ajude a praticar realmente o que a palavra nos manda.

Deus abençoe a sua igreja.

Por Josiel Dias

3 comentários:

  1. Juntos na alegria ou na tristeza. Assim seremos um só espírito. Enquanto que no contrário somos apenas ponto de vista, opinião diversas.

    Luiz

    ResponderExcluir
  2. muito boa essa mensagem.. gostei..
    A paz..

    http://josieinletters.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amado irmão Josiel, graça e paz!

    Fiquei feliz com sua visita e seu comentário. Estou seguindo o seu blog, que por sinal é maravilhoso. Que o Senhor continue a abençoá-lo.

    Em Cristo, pr. Ronaldo P mendes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...