Torrentes no Neguebe

“Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.”Salmo 126.4
Você sabe o que é o Neguebe a que Davi referiu no texto do Salmo 126.4? O Neguebe não é um rio, também não é nome de homem, é a denominação de uma região desértica que fica no Sul da Palestina, abaixo da linha das cidades de Belém e Hebrom. Este lugar é amplamente árido e seco.

Mas porque Davi pediu a Deus para restaurar a sua sorte como as torrentes no Neguebe? É que Davi, conhecia bem esta região, foi para ela que ele retirou-se quando estava sendo perseguido por Saul, Rei de Israel que foi reprovado por Deus. Além de conhecer bem o Neguebe, ele conhecia também as variações climáticas e os efeitos destas para o Neguebe.

Durante a estação das chuvas ocorria algo muito especial com o Neguebe. Na Palestina as chuvas caem no período que vai do mês de outubro até o mês de abril, sendo que na segunda fase da estação caem as chuvas torrenciais ou chuvas serôdias como está mencionado na Bíblia. Com estas chuvas caindo na Palestina as águas gradativamente vinham escorrendo pelos montes até atingirem o deserto do Neguebe que ficava na região mais baixa. 

As águas abundantes formavam vários riachos que regavam o deserto e em poucos dias o lugar que antes era tão feio, solitário e sem vida ganhava outro aspecto. Os campos tornavam-se lindos, úmidos e floridos, coberto pelo verde da vegetação que ali era desenvolvida. A vida do lugar era restaurada. Os animais retornavam e a paisagem do ambiente tornava-se linda.

A oração de Davi, pedindo ao Senhor para restaurar a sua sorte como as torrentes no Neguebe, acontece certamente em um momento em que ele encontra-se em aflição, ele precisava ser restaurado também. Mesmo sendo ele o Rei escolhido segundo o coração de Deus para ocupar o trono de Israel, sua situação estava complicada, mas ele sabia que tal como o Neguebe que era restaurado pelas águas da Palestina, a sua sorte também seria restaurada pelo Senhor.

Conosco não é diferente, como Davi, nós também passamos por tribulações em algum momento de nossa vida. Temos problemas dos mais diversos, lutamos contra adversidades, somos provados e experimentados, mas hoje podemos pedir ao Senhor para restaurar a nossa sorte como as torrentes no Neguebe, e certamente o Senhor vai fazer chover a chuva do Espírito sobre nós.........


webservos

6 comentários:

  1. Te felicito por tu blog, me ha gustado mucho.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita seu blog está muito lindo e cheio de bençãos estou
    te seguindo e que continuamos seguindo nosso criador abraço.

    ResponderExcluir
  3. MA.RA.VI.LHO.SO! Muito bom meu amigo em Cristo.
    É isso que precisamos, se todos pudessem pedir este "renovo" e confiar que ele (renovo) vem, tudo estaria melhor na visão daquele que espera com ardor pela vitória da parte de Deus.
    Mesmo estando em posição de destaque precisamos das águas que jorram do trono de Deus para saciar nossa sede e, com vida, nossa arvore possa produzir frutos dignos pois estamos junto ao ribeiro, e suas fontes jamais cessaram.
    Pastor Ismael - blog "Aqui eu Aprendi!"

    ResponderExcluir
  4. pai da joice..... ja fui abençoado aguardo a resposta de Deus quando chegar publico ...amem .




    ResponderExcluir
  5. Analisando o Salmo 126 a partir do versículo primeiro fala sobre o Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
    Então o autor deste salmo fala sobre o cativeiro babilônico,com certeza foi alguém que presenciou o retorno dos judeus da babilônia ou que ouviu a historia do referido cativeiro.
    Portanto este salmo não tem como ser o autor o Rei Davi, que reinou de 1010–970 AC e o cativeiro babilônico começou em 586 AC. mais de 400 anos depois.
    Gostaria de saber se procede este meu argumento.

    ResponderExcluir
  6. Davi que escreveu? Na onde tem esse respaldo com todo respeito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...