Associação religiosa prepara guia para seleções muçulmanas da Copa

Manual aborda sobre cultura, costumes e locais para oração no Brasil. Guia vai ajudar a seleção da Argélia, que vai se hospedar em Sorocaba.

A comunidade muçulmana está ansiosa com a Copa do Mundo no Brasil. Das 32 seleções que irão participar do torneio, três representam países de maioria islâmica: Argélia, Bósnia e Irã. Além disso, a Costa do Marfim e em Camarões também têm boa parte da população muçulmana.

A Argélia escolheu Sorocaba (SP), localizada a 100 km de São Paulo, como sede para o seu Centro de Treinamento. Jogadores e comissão técnica devem chegar na cidade na primeira semana de junho. Assim que a equipe chegar a Sorocaba vai ganhar tapetes e uma bússola para fazer as orações diárias.

Mas o apoio aos turistas internacionais não para por aí. Para recepcionar os seguidores da religião, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil preparou um guia com informações detalhadas sobre a cultura brasileira, os costumes, os locais de oração e até as orientações sobre como se vestir.

Os torcedores muçulmanos que vierem para Sorocaba acompanhar a seleção argelina podem visitar em Jundiaí, a pouco mais de 100 quilômetros de Sorocaba, uma das 115 mesquitas e centros islâmicos espalhados pelo país.

Segundo o vice-presidente das Associações Muçulmanas do Brasil, Ali Hussein El Zoghbi, as diferenças culturais não atrapalham em nada o ritual de orações dos muçulmanos, que se repete cinco vezes ao dia sempre na mesma direção, a cidade de meca, na Arábia Saudita, considerada sagrada pelos muçulmanos.

"O guia faz menção do que o muçulmano pode encontrar no Brasil e de que maneira ele pode se portar, por exemplo, ao lidar com determinada situação, como um hotel com bebida alcoólica e carne de porco. As pessoas que querem consumir e que podem se alimentar disso que façam isso sem constrangimento, sem maiores problemas" afirma Ali Hussein El Zoghbi.

A religião islâmica tem em todo o mundo cerca de 1,3 bilhão de fiéis. Só no Brasil, a estimativa é de 1,5 milhão de seguidores.

Tudo o que os turistas vão encontrar no guia, distribuído de graça nos hotéis, centro de treinamentos e nas sedes das seleções, também estará disponível em um aplicativo para celulares.

informação G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...