Número de mortos em atentado na Turquia já passa de 90; Veja vídeo da explosão

Governo diz que atentado pode ter sido provocado por um homem-bomba
Um vídeo que mostra o momento da explosão durante uma marcha pela paz na capital da Turquia, Ancara, foi publicado na internet neste sábado (10). De acordo com declarações do ministro da Saúde do país, 

Mehmet Muezinoglu, 62 pessoas morreram no local do acidente e outras 24 no hospital, totalizando 86 mortes até o momento. O número de mortos aumentou e, segundo o Partido Democrático do Povo, passa de 90. 

O atentado ocorreu esta manhã e deixou pelo menos 186 feridos, ainda segundo o ministro da Saúde. As explosões ocorreram perto da estação de trem central da cidade, enquanto manifestantes se concentravam para um protesto organizado por grupos de esquerda.

O comício reunia centenas de ativistas esquerdistas e pró-curdos nos arredores da principal estação de trem de Ancara. O governo descreveu o incidente como um ataque terrorista, perpetrado semanas antes da eleição nacional.

Um repórter da Reuters viu corpos cobertos por bandeiras e cartazes, incluindo aqueles da legenda pró-curda Partido Democrático do Povo (HDP, na sigla em turco), e manchas de sangue e partes de corpos espalhadas pela rua.

Testemunhas relataram que as duas detonações aconteceram com segundos de diferença pouco depois das 10h, no horário local, quando a multidão se reunia para uma marcha em protesto pelo conflito entre forças de segurança turcas e militantes curdos no sudeste do país.

Ninguém assumiu a autoria do atentado, mas o país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está em alerta intensificado de segurança desde o início de uma “guerra sincronizada ao terror” em julho, que inclui ataques aéreos aos combatentes do Estado Islâmico na Síria e a bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo) no norte do Iraque. A Turquia também apreendeu centenas de supostos militantes curdos e islâmicos em seu território.

As autoridades estão investigando as alegações de que o atentado deste sábado foi realizado por homens-bomba, afirmaram à Reuters dois funcionários do governo. O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, cancelou seus próximos três dias de campanha para a eleição e deve fazer uma reunião de emergência com os chefes da polícia e das agências de inteligência e outras autoridades de primeiro escalão, informou seu escritório.

A retomada do conflito no sudeste desperta dúvidas sobre a capacidade da Turquia para realizar uma votação justa e livre em áreas dominadas pela violência, mas até agora o governo insiste que o pleito irá ocorrer.

As imagens publicadas na internet mostram os manifestantes cantando e dançando, quando uma forte explosão acompanhada de uma bola de fogo surge logo atrás dos ativistas.

O governo do país alertou que o atentado pode ter sido um ataque terrorista provocado por um homem-bomba.

Veja o vídeo abaixo:



Do R7, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...