“A Oração que Deus reprova! ”

Se eu orar no monte Deus me ouve? Eu devo orar de Joelhos ou em pé? Eu devo orar de olhos fechados ou abertos? Eu devo orar em alta voz ou apenas sussurrando? 

Falar com Deus não é tão complicado assim, é a coisa mais simples do mundo. O próprio Jesus orientou seus discípulos em respeito a oração, mas algumas pessoas parecem desconhecer o que Jesus explicou sobre oração. Algumas defendem que para que haja uma eficácia na oração elas devem subir aos montes, pois ficariam mais “perto de Deus”. 

Outras afirmam que a oração tem que ser em voz alta para que o “inferno ouça quando elas estiverem falando com Deus” (Risos). Desculpe a minha risada, é que eu não quero que o inferno ouça a minha oração, afinal de contas minha oração está dirigida pra Deus “os céus”. 

A Bíblia mostra que o povo erra por falta de conhecimento e de fato muitas pessoas estão equivocadas sobre oração, adoração e criam suas próprias regras e macetes para serem ouvidas e serem respondidas. (Oséias 4:6)

Jesus mostra que é muito simples Orar, veja:

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. Mateus 6:6

Se tem algum lugar que Jesus aponta como especial para uma comunhão ou um momento de oração a sós com Deus, esse lugar é o nosso quarto. Sem esquecer de fechar a porta. Se tem um volume para nossa oração Jesus aponta como em secreto, ou seja, apenas em pensamento...

Viu só! Bem diferente como estamos acostumados a ver nos dias atuais. Pessoas que fazem questão de serem vistas orando. Algumas falam palavras bonitas e até desconhecidas para sobressair sobre as demais. (Lucas 18:9-14)

O texto de Mateus 6:6 e o seu contexto, atingem diretamente os fariseus hipócritas que adoravam orar em praça pública, aos berros, “gritando muito alto” para serem vistos. 

Se eu orar no monte Deus me ouve?

Eu não sou contra a orações em montes, pois já fui algumas vezes, o que sou contra é quando achamos que o segredo está no monte, na realidade Deus te ouve no monte, Deus te ouve em casa, no trabalho, Deus te ouve quando lavas a louça, Deus te ouve quando varre a casa, quando diriges o teu carro, Deus procura os verdadeiros adoradores. Aonde você estiver, se tua oração, se tua adoração for sincera diante de teu DEUS, Ele receberá, Ele te ouvirá, Ele te responderá. 

A mulher Samaritana também tinha essa dúvida onde adorar o Senhor, se no monte ou no templo. Veja o que Jesus mostrou a mulher em João 4:20-24.

Eu devo orar de Joelhos ou em pé?

Há um louvor antigo cantado por Luiz de Carvalho, que a letra diz: “De joelho é melhor! De joelho é melhor! Na alegria ou na dor, sempre orando ao Senhor
De joelho é melhor! ” Mas, se buscarmos na Bíblia algum texto que diga que a oração deva ser de joelhos, não encontraremos. É verdade que muitos textos mostram servos com seus joelhos dobrados em oração. O que a Bíblia mostra claramente é a comunhão e sinceridade e que devemos orar diariamente a Deus.

A pergunta é: “de joelhos ou em pé”? Eu diria se você pode dobrar seus joelhos faça isso agora! Mas se o lugar não é propício a orar de joelhos, ore em pé mesmo, garanto a você, se for sincera sua oração, Deus receberá e te responderá.

Eu devo orar de olhos fechados ou abertos?

Porque fechamos os olhos? Se Jesus olhava aos céus, quando levantava sua voz em oração? (João 11:41, João 17:1) 

É verdade que vemos alguns textos que Jesus não fechava os seus olhos em oração. Mas porque temos que fechar os meus olhos quando oramos? Mais uma vez eu repito o que falei sobre oração de joelhos, se você pode fechar os olhos porque não fazer? Fechamos os olhos para que nada nos distraia enquanto estamos em oração, mas há situações que não podemos fechar os olhos. Exemplo: O motorista em uma estrada resolve orar, como ele vai fechar os olhos? O simples fato de fechar os olhos, é que nada tire nossa atenção... 

Outro dia resolvi aplicar-me em oração todos os dias quando ia pegar o ônibus no ponto. Muitas vezes eu saia de estrada a fora falando com Deus. Claro eu andava de olhos abertos, mas orando.... Creio que a maior motivação da oração tenha que vir de nosso interior. Nestes momentos quando não se pode fechar literalmente os olhos aplicamos o texto de Mateus 26:41: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”. 

Eu devo orar em alta voz ou apenas sussurrando?

Se eu estiver a sós com Deus dentro de meu quarto, dentro do que JESUS ensinou em Mateus 6:6 não há motivo algum para orar em voz alta. Mas se alguém pede que oremos por ela, ou fomos direcionados a orarmos em coletivo, o fazemos sem nenhum constrangimento. Mais uma vez repito a oração que Deus ouve é aquela que vem da alma, em espirito e em verdade...

Qual o interesse de mostrarmos que somos homens, mulheres de oração?

Já vi diversas fotos de pessoas que faz “selfie” enquanto estão orando, eu pergunto: Para que essas fotos? Porque mostrar isso? Qual o motivo de publicarmos essas fotos? A resposta é uma só: Ser notado, ser visto pelos homens!! Sabia que JESUS proíbe essa prática? Em Mateus 6:5 diz: “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. ” 

A Bíblia nos instrui a orarmos sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17). Não importa onde você esteja, ore sempre. Se podes ajoelhares, ajoelhe-se, se não, ore em pé mesmo; se podes fechar os teus olhos, fecha os teus olhos, se não, ore de olhos abertos mesmos; se podes ficar a sós em um monte em oração com DEUS faça isso, mas se não podes subir em um monte, ore em seu quarto mesmo. Mas por favor, ORE!

“A Oração que Deus reprova! ” (Lucas 18:9-14)

A oração que Deus reprova, é aquela que eu uso de hipocrisia, quando quero aparecer, quando mostro uma espiritualidade superior aos demais. Quando o meu eu, aparece. A oração que Deus reprova é aquela que se assemelha ao texto de Lucas 18:9-14 Veja: E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Deus abençoe sua vida

Por Josiel Dias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...