Mais de 900 mil cristãos foram mortos por causa de sua fé, nos últimos 10 anos


Em janeiro de 2015, 21 cristãos coptas foram degolados por terroristas do Estado Islâmico em uma praia da Líbia. (Imagem: Youtube)


As informações são do Centro para o Estudo do Cristianismo Global, ligado ao Seminário Teológico Gordon-Conwell, em Massachusetts (EUA).

Mais de 900 mil cristãos foram martirizados nos últimos 10 anos, afirmou uma empresa de pesquisa cristã, afiliada ao Seminário Teológico Gordon-Conwell, em Massachusetts (EUA).

O Centro para o Estudo do Cristianismo Global de Gordon-Conwell divulgou recentemente seu relatório anual sobre a perseguição aos cristãos, que apontou que cerca de 90 mil cristãos foram assassinados por causa de sua fé no último ano.

Embora o estudo tenha sido divulgado este mês (janeiro), a descoberta de que 90.000 cristãos - ou um cristão a cada seis minutos - foram mortos em 2016 foi vazada por um proeminente sociólogo italiano chamado Massimo Introvigne, durante uma entrevista à Rádio Vaticano, em dezembro e o relatório recebeu muita atenção da mídia antes mesmo de ser lançado.

Embora a marca de 90.000 mártires cristãos possa parecer muito em um ano, a organização afirma que 90.000 cristãos morreram anualmente entre 2005 e 2015.

"Na última semana, várias organizações de notícias informaram sobre a perseguição de cristãos em todo o mundo e citou nossa figura de 90 mil mártires cristãos em 2016", disse a organização em um e-mail para os apoiantes. "O Centro para o Estudo do Cristianismo Global fez uma extensa pesquisa sobre o martírio cristão, tanto histórico como contemporâneo, estimando que entre 2005 e 2015 houve 900.000 mártires cristãos em todo o mundo - uma média de 90.000 por ano".

Aparentemente, 90.000 mártires cristãos por ano é uma estimativa muito liberal. De fato, a organização observa que apenas 30% dos 90.000 cristãos foram mortos por causa do terrorismo. 70% dos 90.000 cristãos foram realmente mortos em conflitos tribais na África, o que levanta a questão de saber se 70% dos 90.000 cristãos foram realmente mortos por causa de sua fé ou apenas vítimas de conflitos violentos".

No e-mail, o centro explicou a definição de "mártir" que usou para seu estudo. Dois dos fatores de qualificação para o "mártir" é que os cristãos mortos devem ter estado em uma "situação de testemunho" e terem sido mortos "como resultado da hostilidade".

"A 'testemunha' nessa definição não se restringe ao testemunho público sobre a crença em Jesus", explica o e-mail. "Refere-se a todo o estilo de vida do indivíduo, independentemente de ele ter ativamente proclamado sua fé no momento da morte".

O e-mail acrescenta que a definição "como resultado da hostilidade" toma "uma variedade de formas, incluindo guerras, conflitos, assassinato aleatórios e o genocídio, além de incluir atos de indivíduos ou grupos (como governos repressores)".

Na semana passada, o grupo cristão Portas Abertas (EUA) lançou a atualização para 2017 de sua lista com os 50 países de maior perseguição religiosa.

De acordo com a Portas Abertas, a perseguição cristã em todo o mundo tem aumentado constantemente nos últimos três anos e 2016 foi "o pior ano de perseguição já registrado".

O Centro para o Estudo do Cristianismo Global também descobriu que os cristãos são o grupo religioso mais perseguido em todo o mundo.

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...