Você conhece a parábola das desculpas?


Texto base Lucas 14:15-23
Um dos que estavam à mesa ouviu isso e disse para Jesus: Felizes os que irão sentar-se à mesa no Reino de Deus! Lucas.14:15

Essa parábola de Jesus de fato é um confrontamento com o povo Judeu. Jesus de certa forma estava mostrando para os Judeus que eles estavam em uma condição especial e privilegiada, por terem sido os primeiros a serem convidados à festa, mas ao mesmo tempo eles declaradamente rejeitavam tal convite, com suas desculpas.

Como era de costume Jesus usava de ilustração (Parábolas) para que fosse melhor compreendido, mas muitas das vezes os Judeus, até mesmo os seus discípulos, tinham dificuldades enorme em captar o que o Mestre ensinava.
Existe algo interessante na cultura judaica, que quando alguém era convidado para uma festa, ela recebia dois convites. O primeiro era uma espécie de escolha, o Judeu que recebesse esse primeiro convite ficava entusiasmado, pois, de certa forma, ele tinha sido escolhido e isso era um motivo especial para ele. O segundo convite era como se fosse uma confirmação, se ele de fato estaria naquela festa.

Possivelmente aqueles convidados para o banquete da parábola tenham sido convidados duas vezes. A princípio todos balançaram a cabeça e diziam: Pode deixar que eu estarei lá… Mas na confirmação, diz o texto claramente que, um por um deram suas desculpas para não irem ao banquete. (Lucas 15:17-18)

Literalmente Jesus mostrava aos Judeus que eles estavam rejeitando a Salvação através de suas desculpas.

Para nossa reflexão e aplicação pessoal*
O Senhor daquela parábola é o próprio Deus. Ao contar essa parábola, Jesus nos lembra que o Pai deseja que os seus convidados participem do banquete de amor e alegria que Ele vem preparando há muito tempo. Esse banquete nada mais é do que o “…Reino de Deus que está preparado desde a criação do mundo” (Mateus 25:34) e que agora, “…na plenitude do tempo” (Gálatas 4:4), o Senhor convida todos a aproveitarem essa festa ao Seu lado! É o melhor de todos os convites!

Porém, aqueles que foram convidados primeiro, não mostraram o menor interesse em se assentar à mesa com o Senhor. Fizeram pouco caso, preferiram cuidar dos seus interesses do que cear com Ele. A parábola mostra como os escribas e fariseus, apesar de suas palavras, desvalorizavam o Reino de Deus.

Deus então, manda chamar “os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos” para ocupar os lugares em Sua mesa. Sabe quem são essas pessoas? Você e eu! Nós não éramos dignos de estarmos na presença do Senhor, mas mesmo assim, Ele escolheu nos convidar para a Sua grande festa, para o Seu Reino.

O convite está lançado o que você fará com ele? Virá participar dessa festa? Ou usará de desculpas para não participar desse banquete? Deus nos envia convites para a Sua festa todos os dias, com a esperança de receber uma resposta positiva de nossa parte. Pense nisso!

Por Josiel Dias / *Pr Antônio Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...