Jovem compõe música sobre a guerra em Aleppo: “Este é meu clamor cantado”


Foi em meados de 2012 que a guerra teve início, juntamente com a guerra civil Síria. (Foto: Reprodução/YouTube).


Após ver sua mãe lendo um artigo sobre os conflitos em Aleppo, Gabriel ficou sensibilizado com o assunto e foi para seu quarto orar. Lá ele recebeu do Espírito Santo a letra da canção que leva esperança para os que sofrem na região conflituosa.

Um dos assuntos que tem ganhado a internet, nos últimos dias, é o caos em Aleppo, a maior cidade da Síria. Diariamente a mídia tem mostrado o sofrimento de milhares que estão tentando sobreviver à guerra e conflitos na região. Os civis que possuem acesso a internet publicaram vídeos onde eles se despedem das pessoas, além de pedir ajuda e procurar alertar o mundo sobre o sofrimento deles.

E foi observando isso que o jovem Gabriel Rodrigues resolveu transformar sua indignação em arte. Ele escreveu uma música para homenagear e propagar a mensagem de esperança sobre os que sofrem em Aleppo. A oração em forma de música ganhou um videoclipe no YouTube.

“Eu fiquei sabendo da situação de Aleppo através da minha mãe. Ela estava olhando o Facebook dela e viu um artigo a respeito das crianças que perderam os pais em Aleppo. Aí do nada ela falou: ‘vamos orar’, e começou a orar sem eu saber o que era. Isso me assustou”, disse Gabriel.

“Então, ela me explicou a situação e eu me compadeci. Fui para o quarto, deitei um pouco e fiquei pensando no que eu poderia fazer para ajudar sem ter condições de ir até lá. Peguei meu violão e comecei a tocar e orar um pouco em línguas”, relatou.

Gabriel disse que no início, quando a letra foi se formando, ele não sabia que seria direcionada para a guerra em Aleppo. “Uma letra começou a surgir. A princípio eu não sabia que era a respeito de Aleppo. A letra só estava saindo. À medida que as letras foram saindo, me dei conta de que publicar uma canção em homenagem a Aleppo era, para mim, a melhor forma de divulgar o que estava acontecendo”, contou.

Construção

O autor contou como recebeu a primeira e a segunda parte do refrão. “O Espírito Santo estava me conduzindo e me inspirando a fazer uma letra sem eu perceber. Pouco depois, o refrão surgiu: ‘Aleppo… Aleppo, não esqueça de olhar para o alto onde a esperança não deixou de existir…’”, ressalta.

“Eu comecei a pensar na segunda parte do refrão, e eu estava com um pouco de dificuldade. Então, o Espírito Santo me inspirou a falar que eles não deveriam temer a realidade que eles estavam vivendo. Foi quando saiu a segunda parte: ‘não se curve à incerteza (medo) da existência (realidade), pois a criança (o legado de Aleppo) que há em ti ainda vai crescer (o legado não morreu)’”, ele explica. "Assim surgiu meu clamor cantado", pontuou.

Situação

Foi em meados de 2012 que a guerra teve início, juntamente com a guerra civil Síria, provocada pelo grande movimento da Primavera Árabe. Rebeldes da Coalizão Nacional, que se dizem representantes do povo sírio, lutam contra o governo de Bashar al-Assad. Aleppo é uma cidade disputada pelas duas frentes pelo fato dela ser a maior cidade do país. A região é de grande importância econômica e estratégica. Ou seja, aquele que dominar a cidade pode ter o controle efetivo do país.

No ano de 2015, uma grande ofensiva terrestre que matou centenas de civis foi orquestrada por Assad. Já em 2016, o governo sírio mobilizou uma enorme operação militar para retomada da cidade. De acordo com jornalistas, a guerra teve apoio do governo Russo que lançou ofensivas vindo do ar que atingiram também civis inocentes.

O governo sírio retomou grande parte do leste da cidade e os rebeldes têm buscado reaver territórios perdidos. A guerra já matou mais de 400 mil pessoas e obrigou cerca de 4,5 milhões a fugirem. Estima-se que 50 mil ainda permaneciam na cidade em busca de socorro e refúgio. Sabe-se que a ONU conseguiu retirar civis que se refugiavam na parte oriental de Aleppo.

Confira o vídeo da canção:

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...