Ateísmo ganha monumento em cidade dos Estados Unidos

O grupo Ateus Americanos conseguiu um acordo
na justiça para ter espaço público igual aos cristãos.
A cidade de Starke, na Flórida (Estados Unidos), será a primeira a recebeu um monumento dedicado ao ateísmo. O projeto é da organização “Ateus Americanos” que reivindica um espaço junto a monumentos cristãos.

Uma estrutura de 4 metros de altura será uma perna para um banco colocado de frente ao prédio da Justiça, ficando a cinco metros de um monumento que descreve os Dez Mandamentos bíblicos.

Ao falar sobre o projeto, Ken Loukinen, diretor dos Ateus Americanos, disse que o ideal seria que nenhuma religião tivesse espaço em área pública, mas como isso não acontece o jeito foi pedir igualdade aos ateus.

Com o argumento do Estado laico, os ateus pediam a demolição do monumento cristão na justiça, até que um acordo judicial foi firmado autorizando a construção da estrutura ateísta.

O custo da construção do monumento foi arcado pela Fundação Freethought Stiefel, do ateu Todd Stiefel, que gastou US$6.000 (aproximadamente R$ 12 mil) com a obra. Citações como a do Tratado de Tripoli (1796) que diz: “O governo dos Estados Unidos não está em nenhum sentido fundado na religião cristã” foram escritas na pedra. Frases de Benjamin Franklin e Thomas Jefferson sobre o secularismo também foram escritas.

Para criticar o cristianismo, o grupo escolheu a passagem de Deuteronômio 13:10 para afirmar que o Livro Sagrado dos cristãos promove a violência.

Com informações Paulo Lopes.
GP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...