Com temperaturas de quase 50°, "número de mortos por onda de calor na Índia supera 850"

Autoridades fazem apelos por distribuição de água em centros locais
Com uma onda de calor que chegou a praticamente 50° C nos últimos dias, a quantia de mortos chegou a mais de 852 na Índia. 

Principalmente nos estados sulistas de Telangana e Andhra Pradesh pelo menos 750 morreram, e a cifra é acrescida de mais pelo menos 25 em Bengala Ocidental e Orissa. Em plena seca, a população aguarda a chegada das chuvas de monções.

Pelo menos 300 vítimas fatais sofreram ataque cardíaco por conta do calor. Em Andhra Pradesh, 551 morreram nos últimos dias, e as temperaturas chegaram a 47° na segunda-feira.

— Estamos apelando para que a população nas saia às ruas sem um boné, que bebam água e tomem cuidado. 

Também pedimos a ONGs e sedes de governo que cedam água em postos especiais — disse à AFP P Tulsi Rani, comissário especial de manutenção de desastre.

Nova Délhi viu os termômetros chegarem a 45,5° na segunda-feira. O calor é tanto que as ruas em algumas vilas estão vazias, e trabalhadores se recusam a atuar em horários de pico.

As autoridades locais do Sul anunciaram um dia antes uma indenização de U$S 1,5 mil para parentes dos mortos. A previsão é que a onda de calor continue até o fim do mês, quando chegam as monções.

Na cidade de Calcutá, no Leste, taxistas se recusaram a trabalhar entre 11h e 16h depois de um motorista ter morrido no táxi.

A monção, prevista para atingir a costa sul da Índia em 31 de maio, vai trazer alívio para as altas temperaturas, mas não deve chegar ao Norte do país ainda dentro de várias semanas.

Agências Internacionais/OGlobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...