Estado Islâmico controla 50% do território sírio após tomada de Palmira, diz ONG

Tropas do regime sírio se retiraram de suas posições na periferia da cidade histórica, declarada patrimônio mundial pela Unesco

— O Estado Islâmico (EI) controla agora metade do território sírio após a tomada de Palmira,, declarada patrimônio da humanidade, informou nesta quinta-feira a ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

O OSDH, grupo de monitoramento com sede em Londres, e combatentes na região afirmaram à agência France Presse que as tropas do regime sírio se retiraram de suas posições na periferia da cidade histórica, situada no deserto.

— Os combatentes do EI estão em todos os lados em Tadmor (nome árabe de Palmira) e também junto ao sítio arqueológico situado no sudoeste da cidade — disse Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

— As tropas do regime entraram em colapso e se retiraram de todas as posições sem luta — explicou Mohamad Hasan al Homsi, um militante originário de Palmira.

Segundo o OSDH, as tropas do regime sírio abandonaram postos militares, o aeroporto militar e a prisão em que os extremistas entraram à noite.

A queda desta cidade de 2 mil anos nas mãos do EI faz temer por suas célebres ruínas, consideradas patrimônio mundial da humanidade pela Unesco.

Desde o início da ofensiva em 13 de maio, a batalha de Palmira deixou 462 mortos, assinalou o OSDH, recordando que, com a tomada desta cidade, o EI controla já mais de 95 mil quilômetros quadrados na Síria, ou 50% do país.

Agências Internacionais/OGlobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...