ENTRE O MEDO E A FÉ

Como saber deixar o medo de lado e dar lugar a fé? Como aprender e exercitar a fé sobrenatural? O que de fato é TER FÉ? 

Perguntas, que a maioria de nós nos fazemos diariamente, buscando respostas claras e objetivas e tentando criar a fórmula exata da Fé. E será que ela existe?
         
Na verdade, a fórmula exata da fé é exatamente a ausência do medo, afinal, ter fé é confiar plenamente em Deus, deixando todos os nossos medos e dúvidas de lado, tendo a certeza de que Ele tem um propósito para todas as coisas, e que no fim da caminhada, tudo dará certo, segundo a vontade de Deus. Mas, se você não consegue deixar seus medos totalmente de lado, não fique triste. 

Para se chegar a plenitude da confiança em Deus, é necessário passar por um grande deserto, longo e doloroso, e aí sim, ao final desse percurso, você terá aprendido a confiar plenamente em Deus, deixando seu medo de lado, pois você terá vivido situações tão complexas, que saberá que somente as superou, porque sua confiança em Deus lhe deu forças para isso. Complicado, eu sei...
         
Em Lucas 1:37 está escrito: Porque para Deus nada será impossível. Se para Deus NADA é impossível, então por que temer? Tememos porque somos seres humanos, pecadores e acreditamos que temos em nossas mãos o poder de escolher, de tomar decisões e de optar por fazer uma coisa ou outra. 

Porém, ao pensarmos (a agirmos) assim, estamos desenvolvendo o medo em nossos corações, pois a partir do momento que confiamos em nós mesmo e deixamos de entregar TUDO nas mãos de Deus, inconscientemente sabemos que somos falhos e que aquela decisão pode estar totalmente equivocada e nos trazer infelicidade. 

A forma de não nos sentirmos assim, é aprendermos a desenvolver a fé; só ela pode eliminar de vez o medo de nossos corações e nos trazer a paz que necessitamos para viver, sobreviver aos obstáculos e tentações e alcançarmos nossa vitória.

Salmos 34:4 diz: Busquei o Senhor e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. A Palavra de Deus é tão perfeita, que quanto mais a lemos, mas enxergamos que todas as coisas estão diretamente ligadas. Este versículo é um exemplo maravilhoso disso. “Busquei o Senhor e Ele me respondeu”: buscar ao Senhor e ser capaz de ouvir sua resposta é sinônimo de fé. Significa que você dedicou seu tempo a Deus, a criar intimidade com Ele, podendo assim, ser capacitado a ouvir Sua voz.

Isso é sinal de fé. Ninguém é capaz de ouvir as respostas de Deus se não confiar que Ele irá responder. Aí entra a segunda parte do versículo, “livrou-me de todos os meus temores”: a fé desenvolvida por você – e lhe concedida por Deus – te tornou capaz de não temer. Te fez capaz de enfrentar todo e qualquer problema sem medo, crendo que o mesmo Deus que você buscou e te respondeu, é capaz de resolver tudo pra você, enquanto você descansa nEle.
        
Outro versículo que nos leva aos mesmos temas – MEDO E FÉ – também se encontra em Salmos, e diz: Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em Ti (Salmos 56:3)

Confiar nada mais é do que ter fé. E essa passagem nos diz claramente que em qualquer situação em que o medo venha a tentar se instalar em nosso coração e nossa mente, devemos confiar em Deus. Ele nos livra de nossos medos e nos abençoa com a fé que precisamos para supera-los e vence-los. Se Deus está contigo, se Ele é seu amigo, seu Pai, seu guia e seu ajudador, por que temer?       
         
Exercite sua fé; deixe seus medos de lado crendo que o Senhor tem o melhor pra sua vida. Você verá o quão maravilhoso é viver na dependência de Deus. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e Ele tudo fará. Salmos 37:5

A paz de Cristo!!!

Camila Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...