Psiquiatra alerta para depressão no fim de ano

Doença pode levar até a morte
As noites de Natal e Ano Novo não são de alegria para todo mundo. Envolvidos com o consumismo e com o vazio do mundo, muitas pessoas mergulham em uma tristeza sem fim.

A psiquiatra Analice Gigliotti, do Espaço Clif, recebeu pedidos para deixar a clínica em Botafogo aberta aos dependentes de drogas e a quem sofre de depressão e ansiedade durante as festas de fim de ano.

Analice conversou com uma coluna do Jornal O Globo.

O período de festas mexe com as emoções de muita gente, não é?

Para alguns é um período fértil para a depressão. É quando voltam à mente a perda de pessoas queridas, frustrações cotidianas, e cai a ficha da ilusão das falsas expectativas. E o mundo lá fora vendendo felicidade... Há quem não suporte e se deixe abater.

Por que?

Além de todas essas lembranças, é um período maluco: na prática, entre Natal e réveillon há apenas uma semana. Mas, nesse pouco tempo, saímos de um ambiente cercado de vários excessos — comida, bebida, presentes, alegria, gastos — para outro de promessas de privações definitivas: nada de cigarro, nada de calorias, nada de preguiça. É muita pressão.

E como lidar com essa pressão?

O segredo é, no início do ano, limitar-se a escolher apenas aquilo que pode dar conta. Não adianta querer consertar a vida só porque o ano vai mudar. Priorize o que mais interessa para dar pequenos passos possíveis. No final do ano que vem, quando a fatídica música da Simone perguntar “Então é Natal, e o que você fez?”, você pode encher o peito e responder: fiz o que me prometi.

GpsGospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...