Igreja Inglesa dita os 9 mandamentos digitais

Objetivo da Diocese da Igreja da Inglaterra é estimular cristãos a ser “embaixadores” no mundo virtual

1) Não se apresse
2)Tudo é efêmero, mas você é real
3)Você é um embaixador
4)Não se esconda
5)Lembre-se das fronteiras entre a vida pública e a vida privada
6)Proteja-se
7)Fique dentro da legalidade
8)Estabeleça confidencialidade
9)Não esqueça de sua segurança

Os 10 Mandamentos foram dados a Moisés em uma tábua de pedra há mais de 3,5 mil anos atrás, mas hoje, na era digital, uma igreja inglesa decidiu ditar 9 mandamentos digitais para facilitar a vida dos fiéis mais antenados.

Segundo a Diocese de Bath e Wells, os mandamentos são “Todos baseados em princípios de bom senso”. E ressalta: "Suas ações devem ser consistentes com seus valores cristãos. Você deve assumir a responsabilidade pelas coisas que faz, diz ou escreve".

Ao comentar sobre o primeiro dos mandamentos, adverte que, na pressa de publicar alguma coisa, as pessoas podem escrever coisas sem pensar bem. "Pergunte a si mesmo, isso é realmente algo que desejo compartilhar? Está tudo bem se a minha mãe ler isso? O imediatismo é um dos benefícios da comunicação pela internet, mas responder rapidamente não significa fazê-lo sem pensar no que se escreve", disse um representante da Igreja ao Daily Mail.

Como na internet as coisas vêm e vão com muita velocidade, o usuário não precisa levar tudo demasiadamente a sério. As eventuais críticas online não devem abalar a consciência de quem você realmente é. Já foram registrados casos em que comentários e discussões online tiveram consequências trágicas na vida real.

O terceiro mandamento é uma referência a um texto bíblico que ensina que todo cristão é um embaixador de Cristo". “Goste ou não, tudo que você fizer refletirá seu papel como representante da Igreja a qual você pertence”, adverte

Isso está intimamente ligado ao quarto mandamento, pois para a diocese “o anonimato nas redes sociais é desaprovado, pois não deveria haver motivos para um cristão se esconder”.

A Igreja adverte os seus líderes que existe uma diluição das fronteiras da vida pública e da vida privada. Por isso, alerta que existem riscos quando opiniões pessoais podem ser vistas como declarações públicas.

Por isso o sétimo mandamento lembra do que é a legalidade. A diocese ressalta “Se você não diria algo em uma reunião pública ou diante dessa pessoa, é melhor não dizer online”, afinal já existem mecanismos jurídicos que responsabilizam pessoas por postagens irresponsáveis ou ofensivas.

Para a Igreja novas amizades e fortalecimentos das antigas são um aspecto importante das redes sociais, mas enquanto o oitavo mandamento estimula esse relacionamento, o nono serve para lembrar que é preciso ser muito cuidadoso ao se compartilhar informações pessoais, pois isso pode colocar em risco a sua segurança.

Com tudo isso, o importante é entender os perigos e os poderes que a internet nos dá, é preciso saber usá-la para beneficiar a nós e ao nosso próximo.

gpsgospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...