União dos crentes e a vitória da Igreja.

 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Atos 2:44
Existe um jargão muito conhecido de todos nós, que é mais ou menos assim: “A união faz a força”. Embora essas palavras não estejam na Bíblia desta forma, mas, em outras palavras, vemos a Bíblia exaltando a união entre os irmãos e o amor fraternal. 

Entre alguns textos vemos um Salmo muito conhecido de nós onde o salmista nos encoraja sobre o tema. Salmos 133:1 “Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.

Quando estamos desunidos perdemos as forças, quando estamos desunidos descumprimos o que o Mestre Jesus nos ensinou. Quando estamos desunidos perdemos as batalhas espirituais.

Não existe arma mais poderosa nas mãos do diabo do que a desunião dos crentes, pois ele sabe que quando os crentes estão desunidos, em brigas entre si, eles abrem a guarda e doam para o inimigo legalidade de agir dentro do grupo.

Quantos ministérios foram rachado, destruídos não pelo diabo diretamente porque ele não tem autonomia pra isso, mas pela legalidade doada pelos próprios crentes ao inimigo? 

Impossível o agir de Deus em um grupo onde impera a rivalidade, divisão e falta de perdão. Não que Deus não tenha poder para isso, mas vela por sua palavra:

Uma igreja que quer ser vitoriosa deve andar como Cristo ensinou e andou, amando, se unindo e perdoando. Veja o que o Apostolo Paulo diz em 2 Coríntios 2:10-11:

Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês, a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções. 

A parte B do versículo 11 Paulo mostra de uma forma bem clara e objetiva que quando os crentes vivem se consumindo uns aos outros e não se perdoam mutuamente, dá ao diabo “vantagem” sobre eles. Vantagem de quê, perguntamos? 

Vantagem de vencê-los.  Isso mesmo, o diabo vence a peleja quando nos comportamos dessa forma.

Quantos escândalos já presenciamos por falta de misericórdia e amor entre os crentes? Eu pergunto: Como pode alguém fazer parte do chamado corpo de Cristo [Igreja] e viver em desunião dentro do próprio grupo? Como pode alguém que prega e diz que vai morar no céu e vive de mal com outros crentes?

Infelizmente nossas brigas e divisões tem afastado muitas pessoas do templo. Os de fora “desigrejados” tem observado nosso comportamento diário e ações dentro e fora do templo.

*“O ensino cristão acerca do amor é sem paralelo na história da religião. Um dos fatores chave que ajudou na rápida expansão da cristandade primitiva foi o amor praticado entre os primeiros cristãos. Tertuliano, um escritor e apologista do Século III, descreve-nos que os pagãos de seus dias tinham conhecimento do extraordinário amor dos cristãos.

Os pagãos foram forçados a dizer, "Vejam como eles se amam mutuamente e quão prontos estão a morrer uns pelos outros". * oocities.org/

Conforme o testemunho dado pela igreja primitiva deveria ser o mesmo da igreja atual. Os de fora deveriam dizer como os pagãos da época: “Vejam como eles se amam”.

O testemunho do evangelho genuíno se dá não apenas na oratória nos púlpitos, mas vivendo diariamente o que se prega, amando uns aos outros de fato e verdade. 

O texto base desta reflexão [Atos 2:44] mostra uma realidade cada vez mais distante da igreja de hoje. Manter-se unido e ter tudo em comum. Este é o segredo da igreja vencedora.

O próprio Jesus já havia instruído seus discípulos a praticarem a união e o amor fraterno. Veja: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. João 13:35.

Amados irmãos façamos uma Reflexão e nos coloquemo-nos dentro deste contexto. Como temos agido dentro e fora da igreja? O que aqueles que nos observam tem a dizer de nós? 

Amém

Por Pb. Josiel Dias

IEC Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...