Assembleia de Deus de Campina Grande dá inicio a comemorações de 90 anos no sábado

Hoje(18) a Igreja Evangélica Assembleia de Deus promoveu um desfile pelas principais ruas de Campina Grande em comemoração aos 90 anos de existência da denominação no município. O desfile dá abertura a uma programação especial de aniversário que segue até o dia 25.


Estima-se que mais de 10 mil pessoas participem da festividade, que contará com a presença dos cantores Jair Santos (PE), Alceu Pires (SP), Ivonaldo Albuquerque (PE), Moysés Cleyton (PR), dupla Canção e Louvor (PE) e Irmãos Viana (PR).

Também participarão dos oito dias de evento, ministrando estudos bíblicos, pastores renomados no meio evangélico como Gilvan Rodrigues (PB), Messias dos Santos (SC), Josué Brandão (BA), José Carlos de Lima (PB), Ailton José Alves (PE), Elienai Cabral (DF), Daniel Aciole (PR), Roberto José dos Santos (PE), José Alves (PR) e José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.

Fundada em 1924, a Igreja Assembleia de Deus em Campina Grande conta hoje com cerca de 40 mil integrantes, distribuídos em 105 congregações na cidade e em 107 igrejas filiadas em todo o Estado da Paraíba. A instituição também possui missionários em oito países: Paraguai, Bolívia, Equador, Argentina, Índia, Jordânia, Peru e Portugal.

Confira a programação completa

18/01:
8h - Grande desfile pelas principais ruas de Campina Grande (saída do Parque do Povo)

19/01:
19h - 64º aniversário do Templo Central da IEADCG e abertura oficial da festa dos 90 anos (no Templo Central, no bairro da Prata)

20 a 23/01:
9h - 11ª EBO - Escola Bíblica de Obreiros (no Templo Central)
9h - 2ª EBOM - Escola Bíblica de Obreiros Mirins, com participação da Tia Jô (na congregação da Liberdade)
18h30 - Culto de louvor e adoração (no Ginásio O Meninão)

24/01:
9h - 45ª AGO - Assembleia Geral Ordinária (no Templo Central)
9h - Palestra para mulheres, com a participação da missionária Judite Alves (no auditório do SENAI) 
18h30 - Aniversário do pastor Daniel Nunes - Presidente da IEADCG (no Ginásio O Meninão)

25/01:
9h - Palestras para diáconos, presbíteros, evangelistas e pastores (no Templo Central)
14h - Grande batismo nas águas (na Vila Olímpica Plínio Lemos)
18h30 - Culto de gratidão e consagração dos obreiros (no Ginásio O Meninão)

Conheça um pouco dos 90 anos de história da IEADCG
A história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande teve início com o paraibano Manoel Francisco Dubu, o primeiro homem no Brasil a ser batizado com o Espírito Santo. Em 1912, ele aceitou a fé pentecostal pregada pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, no Estado do Pará. E ao retornar à Campina Grande, em 17 de dezembro de 1914, trouxe a mensagem pentecostal aos seus conterrâneos.

Outra pessoa que contribuiu com a evangelização em solo campinense foi Felipe Nery Fernandes, natural de Recife (PE). Felipe, que era alfaiate, veio morar em Campina Grande em 1922 e começou a reunir um grupo de crentes em sua casa por um período de três anos, onde dirigiu vários cultos evangélicos. A partir de janeiro de 1924, os cultos passaram a ser realizados de forma regular, considerando-se esta data como marco inaugural da organização da Assembleia de Deus em Campina Grande, (conforme consta nos Estatutos da Igreja).

Nesse período, o missionário Joel Carson trouxe o evangelista Manoel Pessoa Leão, que deu início à construção do primeiro Templo Sede da Igreja, na Antiga Rua das Areias, atualmente Rua Presidente João Pessoa, no centro da cidade. A doação do terreno foi feita pelo irmão José Benoni e apesar dos poucos recursos financeiros, o templo foi concluído e recebido pelo Pr. Francisco Gonzaga em 1925.

O atual Templo Sede da Igreja no município foi estabelecido pelo Pr. Silvino Silvestre da Silva, que deu início à construção em 1945, na Rua Antenor Navarro, número 693, no bairro da Prata. Uma obra imensa para aqueles dias e para a quantidade de crentes da época, sendo inaugurada em 1950.

Outro líder que marcou a história da Assembleia de Deus foi o Pr. Francisco Pacheco de Brito, que assumiu a presidência da Igreja em Campina Grande no ano de 1986. Até então, havia cerca de 15 congregações na cidade, situadas em bairros como Jeremias, Santa Rosa, Liberdade, Cuités, Bodocongó e José Pinheiro. O pastor Pacheco expandiu o trabalho no município, fixando em cada bairro uma congregação e alcançando as demais cidades do Estado.

Hoje, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande tem como presidente o pastor Daniel Nunes da Silva (eleito em 2011) e conta com o seu Templo Sede e 104 congregações na cidade, além de 107 igrejas filiadas nos municípios e distritos da Paraíba. A instituição também possui missionários em oito países: Paraguai, Bolívia, Equador, Argentina, Índia, Jordânia, Peru e Portugal.

Desde sua fundação na década de 1920, a Igreja vem servindo à sociedade com ações de natureza espiritual e social, e nos últimos anos também tem se destacado na propagação da Palavra de Deus através da mídia (TV e rádio), resgatando centenas de vidas e abençoando famílias inteiras.

Fonte: Ascom IEADCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...