Irã testa mísseis para “varrer Israel da Terra”

Inscrição nos projeteis em hebraico têm mensagem clara “Israel deve ser varrido da Terra”
Nesta terça (8) e quarta (9), o Irã fez testes de lançamento de dois mísseis balísticos. Segundo a agência de notícias Associated Press, neles havia uma ameaça escrita em hebraico. Isso deixa claro que o governo de Teerã está ignorando as ameaças de sanções feitas pelos Estados Unidos.

Os dois mísseis Qadr H atingiram seus alvos, a uma distância de 1.400 quilômetros no sudeste do país. A inscrição era: “Israel deve ser varrido da Terra”. Para efeitos de comparação, tanto Jerusalém quanto Tel Aviv ficam a cerca de mil quilômetros do local do lançamento. Além disso, essa frase foi dita em outras ocasiões pelo aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país.

Oficialmente, os testes foram realizados como parte de manobras militares. Teerã divulgou que eles visam demonstrar “a disposição permanente das forças armadas do Irã para repelir qualquer ameaça à segurança nacional”.

A Guarda Revolucionária Islâmica, responsável pelos mísseis balísticos, anunciou que seu objetivo era mostrar o “poder de dissuasão” da República Islâmica do Irã.

O vice-presidente dos EUA Joe Biden, que está em visita oficial a Israel, disse que: “Se o Irã romper os termos do acordo nuclear do ano passado, nós vamos agir.”

O porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, alegou que Washington irá analisar os testes relatados e levá-los ao Conselho de Segurança da ONU para buscar uma “resposta adequada”.

O governo de Israel não comentou oficialmente os testes iranianos, mas Benjamin Natanyahu sempre disse que o Irã era o maior inimigo do Estado judeu. Acostumado às ameaças iranianas e de grupos terroristas, Israel começou a testar na semana passada o mais sofisticado sistema de defesa antimísseis do mundo.

O projeto contou com o financiamento dos Estados Unidos, a um custo de US$ 3,3 bilhões. Batizado como “Funda de Davi”, o sistema é capaz de abater diversos tipos de mísseis e até satélites espaciais. Sua tecnologia é a mais avançada do mundo no ramo da defesa militar. 

Assista:



Com informações de USA Today e Telegraph

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...