Ministério Público de SP pede a prisão preventiva de Lula


Lula foi alvo do cumprimento de uma órdem de condução coercitiva, que autorizou a entrada da Polícia Federal em diversas propriedades do ex-presidente e o levou a prestar depoimento, na delegacia do Aeroporto de Congonhas. (Foto: Correio Braziliense)


Os autores da denúncia também apontaram que foram "amplamente comprovadas", as manobras violentas de Lula e seus apoiadores, para que ele pudesse permanecer "blindado" durante as investigações da Lava Jato.

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Lula, acusando-o de crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Na denúncia apresentada contra o ex-presidente, sua mulher e seu filho Fábio Luiz Lula da Silva, protocolada na última quarta-feira (9), os promotores apontam que o decreto de prisão preventiva seja imprescindível, devido à conveniência da instrução criminal e por entender que o petista poderá atrapalhar o andamento das investigações. Segundo a defesa de Lula, "a apuração não foi isenta".

Já na sexta-feira passada, Lula foi alvo do cumprimento de uma órdem de condução coercitiva, que autorizou a entrada da Polícia Federal em diversas propriedades do ex-presidente e o levou a prestar depoimento, na delegacia do Aeroporto de Congonhas.

A possibilidade de ameaças às vítimas e testemunhas, além do prejuízo na produção de provas do caso também foram citados como justificativa do pedido pelos autores da denúncia. Mais de 100 pessoas foram ouvidas neste processo.

Os autores da denúncia também apontaram que foram "amplamente comprovadas", as manobras violentas de Lula e seus apoiadores, para que ele pudesse permanecer blindado.

Além de Lula, a denúncia apresentada pelo MP de São Paulo também pede a prisão do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, e de outros dois investigados do caso Bancoop.

No documento oficial apresentado nesta quarta-feira, são citadas 16 pessoas ao todo. Veja a lista de envolvidos abaixo:

1 – José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, da OAS
2 – Igor Ramos Pontes
3 – Fábio Hori Yonamine
4 – Luigi Petti
5 – Telmo Tonolli
6 – Roberto Moreira Ferreira
7 – Vitor Levindo Pedreira
8 – Carlos Frederico Guerra Andrade
9 – João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT e ex-dono da Bancoop (Acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e estelionato)
10 – Ana Maria Érnica
11 – Vagner de Castro
12 – Ivone Maria da Silva
13 – Letícia Achur Antonio
14 – Marisa Letícia Lula da Silva (Acusada de lavagem de dinheiro)
15 – Luiz Inácio Lula da Silva (Acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica)
16 – Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha

Acusado de participação em lavagem de dinheiro

Guiame

Um comentário:

  1. Como é mesmo aquela músca... "eu vou chorar lágrimas de crocodilo..."

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...