Quem veio para matar, roubar e destruir??
“Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
Até os dias de hoje. o povo continua sem entender o que Jesus falou...” João 10:6
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10
A Bíblia não diz que o "diabo" veio para matar, roubar e destruir. Embora podemos certamente atribuir ao diabo tais funções, não seria correto afirmar e usar esse texto e ainda dizer que foi Jesus que falou....
No versículo 8 do capítulo 10 do Evangelho de João, Jesus diz de quem ele se refere e atribui tais funções, vejamos:
"Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram” (João 10:8).
Jesus se refere ao falso pastor, Jesus se refere ao mercenário, ao mal pastor, Jesus se refere ao ladrão que deixa o lobo devorar as ovelhas. Jesus se refere ao que enganava as ovelhas, a fim de matar, roubar sua lã, comer sua carne e, enfim, destruir todo o rebanho.
Jesus é o bom pastor, Jesus é a porta onde acolhe as ovelhas e as leva aos pastos verdejantes. Jesus é o Bom pastor que cuida, sara, tosqueneja, Jesus dá a vida por suas ovelhas...
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (João 10:9).
Ao lermos todos os versículos antes e depois, certamente vemos de quem Jesus falava.
Até entendo que usar essas atribuições ao diabo, também não seja totalmente errado, mas cabe ao pregador expor, ensinar o povo a interpretação correta do texto.
Texto sem contexto gera tais confusões, que as pessoas usam as vezes por ignorância, e líderes por ganância transformam em heresias.
É possível o ladrão roubar a ovelha que está nos braços do Bom Pastor? É possível?
“Ninguém tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” João 10:18
João 10: 27,28,29.
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que me deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.”
João 10:10 também corrobora com outros textos bíblicos sobre falsos mestres. Por exemplo:
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mateus 7:15). Neste caso estamos usando outro recurso da Hermenêutica, Interpretar a Bíblia com a própria Bíblia.
Conclusão
O ladrão de João 10:10 não é o diabo, embora Satanás tenha o papel de assolador, neste texto especificamente não se refere a ele. O texto está falando de falsos pastores. Esses mercenários são comparados com Jesus, que é o pastor modelo (O Bom Pastor), que dá a vida pelas ovelhas.
Adp. Josiel Dias