Quando Deus libertou o seu povo, das garras de faraó, teve um grande cuidado com o seu povo. Foi grande a proteção, grandes maravilhas operadas através de Moisés.
Diz a Bíblia: Foram seiscentos mil homens, sem contar as crianças e mulheres. Imagine todo este povo caminhando sobre um sol escaldante, onde a temperatura durante o dia passava de 40 graus e à noite chegava a menos um grau.
Observe que nenhum ser humano sobreviveria a esta condição climática, mesmo que fosse por alguns dias.
Mas servimos a um Deus capaz de solucionar este problema, não por alguns dias, mas sim por 40 anos, dando-lhes refrigério, possibilitando que este povo não sofresse durante todo esse tempo como veremos a seguir.
Diz assim a palavra de Deus: O Senhor ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem , para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, afim de que caminhassem de dia e de noite.
Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite. Êxodo 13:21-22.
Imagine irmãos, todo este povo, mais de seiscentos mil, caminhando sobre àquele sol escaldante do deserto, se não houvesse este cuidado do nosso Deus para com o seu povo. Agora todo àquele povo podia contar com aquela nuvem protetora dando refrescante sombra para o povo de Deus enquanto caminhava neste quente deserto.
Não era diferente à noite, como falei anteriormente, a temperatura caia ficando muito frio, porém Deus providenciava uma coluna de fogo para alumiar o caminho e ao mesmo tempo aquecia todo àquele povo. Que maravilha! como Deus tem cuidado do seu povo não é mesmo?
Como àquela nuvem era benção para todo Israel! Geralmente, quando lemos estes trechos imaginamos que aquelas famílias fossem gratas a esta providencia de Deus e a todo seu cuidado. Como desejaríamos esta nuvem no dia de hoje, para nos proteger do calor e nos aquecer da noite fria deste mundo.
Amados se enganamos ao pensar e fantasiar que todo àquele povo gostava desta proteção e tinha grande aprecio pela nuvem e pela coluna de fogo.
Ao contrário, estavam exaustos, não suportavam mas ver aquela nuvem, reclamavam a todo instante com Moisés. Imagine, amados, o chefe da família quando a nuvem parava ali eles armavam suas tendas, montavam os seus utensílios até a nuvem levantar-se novamente.
Quando a nuvem se levantara de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantava.
De dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela,à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.Êxodo 40:36-37-38.
Tinham todo aquele trabalho desmontando suas bagagens quando estava toda tenda montada as panelas no fogareiro ouvia alguém gritar! Olhem a nuvem esta andando, corria aquele chefe de família e desmontava novamente a sua tenda guardava suas panelas arrumava suas malas e seguia a caminhada.
Todos eles teriam todo este trabalho, pois se não ficavam para trás e ninguém sobreviveria naquele deserto sem esta nuvem.(grifo extraído do livro:Homens de Deus em momentos de crises).
Mesmos eles reclamando de tudo e de todos Deus mantia sua promessa em guia-los em segurança através daquele deserto, conduzindo o povo até Canaã.
Amados hoje esta nuvem encontra-se no nosso meio para nos guiar e nos proteger durante a nossa caminhada aqui neste deserto, nos refrescando e nos aquecendo da noite fria, esta nuvem foi enviada por Jesus quando subiu aos céus mandando sobre nós o Espírito Santo.
O consolador o nosso guia. Mesmo que não possamos ver esta nuvem, ela existe. Creia, pois é ela que nos conduzirá à Canaã celestial.
Amém, que Deus te abençoe rica e abundantemente.
Josiel Dias
dias49dias@gmail.com
Iec Alcântara
Iec Alcântara
Nenhum comentário:
Postar um comentário